Louise Cardoso traz peça ‘O Que é Que Ele Tem’ para São Paulo

Por - 05/07/19

Escrito por Olivia Byington a partir de suas memórias, ‘O Que é Que Ele Tem’ foi lançado em 2016 e comoveu uma série de leitores, impactados com a história de amor incondicional entre uma mãe e seu filho nascido com a síndrome de Apert. Já prestes a começar um outro projeto teatral, Louise Cardoso foi atravessada pela obra de tal modo que mudou seus planos e se dedicou inteiramente a levar a saga de Olivia aos palcos.

Com o texto do livro adaptado pela dramaturga Renata Mizrahi e direção de Fernando Philbert, Louise leva seu monólogo para São Paulo a partir de 6 de julho, para curta temporada no Teatro Eva Herz.

“Eu já estava planejando fazer outro espetáculo e comecei a ler o livro da Olivia por indicação do Flávio Marinho. Antes mesmo de terminar, já tinha mudado de ideia e queria encenar aquela história. Mais do que uma história de superação, é uma história de amor, que nos faz refletir sobre conviver em sociedade e lidar com as diferenças”, contou a atriz, que completa 42 anos de carreira e finaliza uma trilogia acidental sobre a maternidade, depois de encenar o épico Mãe Coragem e Seus Filhos (2007), de Bertolt Brecht, e a comédia Velha é a Mãe (2010), de Fábio Porchat.

Assim como na maioria de seus trabalhos no teatro, Louise assumiu também a produção da peça, que conta com o patrocínio da Vivo.

Sinopse

Logo que nasceu, em 1981, João foi diagnosticado com a raríssima síndrome de Apert, causada por uma mutação genética que gera acrocefalia (desenvolvimento do crânio anormal) e sindactilia (pés e mãos fundidos total ou parcialmente). Aos 22 anos e mãe de primeira viagem, Olivia Byington viu seu filho sair diretamente da maternidade para o centro cirúrgico, quando iniciou uma verdadeira odisseia, com dezenas de cirurgias, alguns erros médicos e viagens para tratamento em outros países.

Ela precisou interromper a bem-sucedida carreira de cantora que iniciava para se lançar ao enorme desafio que vinha pela frente. Após todo o período inicial, ainda que os problemas de saúde volta e meia voltassem a aparecer, Olivia começou uma outra batalha, ainda mais complexa: a luta pela inclusão de seu filho em um mundo que não está preparado para conviver com a diferença.

Louise Cardoso

Sobre a peça

À primeira vista, O Que é Que Ele Tem pode parecer um drama – e existem, de fato, passagens dramáticas – mas não é somente isso. “É uma história de muitas vitórias. Olivia não se faz de coitada em momento algum. Ela vai à luta, enfrenta os problemas com absoluta leveza, coragem e muita determinação. Ela e João são exemplos de otimismo e amor à vida. A adaptação para o teatro privilegia muito a essência desse comportamento e dessa visão de mundo tão importante”, celebra Louise Cardoso.

Desde que foi procurada por Louise, Olivia embarcou de imediato na ideia de transformar seu livro em uma peça. Um dos principais nomes da nova geração de autores teatrais, Renata Mizrahi, vencedora do Prêmio Shell em 2014 por Galápagos, foi convocada para a missão de transformar o material em teatro. Sempre fiel ao livro de origem, a peça procura aproximar ainda mais o espectador da história que é contada em cena.

Em cena, Louise está cercada de um cenário essencial, assinado por Natália Lana, com poucos objetos e algumas projeções de desenhos feitos por Olivia para o livro. A presença da autora se estende para a trilha sonora, toda feita com registros de canções gravadas por Olivia ao longo de sua trajetória como cantora, também citada em algumas cenas do espetáculo. A iluminação é assinada por Vilmar Olos.

A direção de Fernando Philbert procura valorizar ainda mais a intimidade do relato. Ele vem da direção de outro monólogo, o bem-sucedido solo de Marcos Caruso em ‘O Escândalo de Felippe Dussaert’, ainda em cartaz, além de ter codirigido com Lázaro Ramos ‘O Topo da Montanha’, outra montagem que fala sobre tolerância e diversidade. Ao longo da carreira, ele ainda esteve presente em uma série de trabalhos com Aderbal Freire-Filho, como nas montagens emblemáticas de ‘Hamlet’ (2008) e ‘Incêndios’ (2012).

FICHA TÉCNICA

Peça O Que é Que Ele Tem

De Renata Mizrahi

Inspirado no livro ‘O Que É Que Ele Tem’, de Olivia Byington

Direção: Fernando Philbert

Cenário – Natália Lana

Figurino – Rita Murtinho

Iluminação – Vilmar Olos

Trilha Sonora – Marcelo Alonso Neves

Direção de movimento – Marcia Rubin

Projeções Cênicas e Videografismo – Rico Vilarouca e Renato Vilarouca

Preparação vocal – Luciana Oliveira

Visagismo – Rose Verçosa

 

Projeto Gráfico: Redondo Estratégia + Design

Ilustrações: Olivia Byington

Assessoria de comunicação: Factoria Comunicação

Mídias sociais: Theodora  Duvivier

Fotos: Lenise Pinheiro

Assistente de direção: Luiz Octavio Moraes

 

Produção executiva e administração: Cristina Leite

Direção de produção: Alessandra Reis

Idealização: Flavio Marinho

 

SERVIÇO

 Teatro Eva Herz – Av. Paulista, 2073.

De 6 de julho a 25 de agosto

Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h.

Ingressos a R$ 70 e R$ 35 (meia)

Para comprar seu ingresso on-line, clique aqui!

Bilheteria:

Terça a Sábado, de 14h às 21h

Domingos e feriados, de 13h às 19h (feriados sujeito a alterações)

---