Mãe de Armando Babaioff fica em pânico com notícia falsa. Lembre mais casos do site que fatura plantando fake news sobre famosos

Por - 14/08/22

Retrato de Armando Babaioff, com olhar sérioRetrato de Armando Babaioff, com olhar sério - Foto: Reprodução Instagram/@babaioff

A fake news parece que virou alvo para ganhar cliques. Existem veículos, sites que fazem um jornalismo sério, buscando apurar as informações antes de noticiares, enquanto outros simplesmente postam notícias inverídicas e acabam ganhando espaço em mecanismos de busca, batendo recordes de audiência.

Isso gera receita, mas também gera situações dolorosas aos artistas envolvidos, impiedosamente, em tais notícias. É a famosa prática do clicl bait, ou caça-cliques.

No sábado, 13 de agosto, quem viveu na pele momentos de tensão foi Armando Babaioff. Em uma chamada nada fiel à verdade, o site TV Foco divulgou “Armando Babaioff sofre grave acidente e cirurgião confirma”, depois apagando a matéria, deixando a família do ator em pânico. Em especial, sua mãe, de 76 anos, que passou mal e tentou, de todas as formas, entrar em contato com o filho.

O ator manifestou toda sua revolta em suas redes sociais, repudiando o acontecimento:

“Numa boa. Isso aqui não se faz. Alguém da minha família viu essa por.. e ligou para a minha mãe, que tentou me ligar e não conseguiu porque eu estava filmando. Vocês deixaram um senhora de 76 em pânico. Isso não se faz cara…. Isso é irresponsável, seus merdas. Isso é nojento”, escreveu Armando.

https://twitter.com/babaioff/status/1558605350810669058?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1558605350810669058%7Ctwgr%5E901e47af5f8aca66a66b64600b9c88672d5ed395%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fcontigo.uol.com.br%2Fnoticias%2Ffamosos%2Fmae-de-armando-babaioff-entra-em-panico-com-fake-news-e-ator-detona-nojento.phtml

A notícia citada pelo site em questão era de quando o ator perdeu um dente após um acidente em uma peça de teatro.

Esse tipo de matéria sensacionalista, vira e mexe está em destaque no Discover do Google, uma das ferramentas que mais gera cliques para os sites de notícias.

NÃO É A PRIMEIRA VEZ

Esta não é a primeira vez que o site citado causa transtornos com fake news. Em um doa comentários na página de Babaioff, um leitor relembrou o caso onde foi divulgada uma notícia sobre Isis Valverde, amamentando o filho.
No título, o TV Foco chamou como “Ísis Valverde Mostra os peitos em foto íntima e anuncia: ‘hoje tem’”. Era apenas um momento bonito de uma mãe amamentando o filho e tornaram a imagem bastante sexualizada.

Pabllo Vittar

Outra citada foi Pabllo Vittar. em 2021, a cantora foi noticiada no site com a chamada “Pabllo Vittar sofre acidente em festa, perde parte do corpo e sai sangrando do local: ‘Doeu muito’“. Tratava-se, na verdade, de uma unha quebrada pela cantora.

Fake news de Pabllo Vittar publicada em 2021 por TV Foco
Fake news de Pabllo Vittar publicada em 2021 por TV Foco- Foto: Reprodução Twitter

Marília Mendonça

A falecida e saudosa cantora Marília Mendonça também foi alvo do site, que afirmou que ela anunciava ‘doença que deixou fãs desesperados e estado de saúde era preocupante.” Na época, Marília escreveu: “Não houve reparação aqui. Tô aguardando… eu e o Brasil inteiro que foi lesado com o sensacionalismo de vocês…”, escreveu a cantora.

Giovanna Antonelli

Giovanna Antonelli também foi vítima de fake news do site. A matéria com título “Sede de Vida, Giovanna Antonelli relata experiência com o diabo, vai ao fundo do poço e escancara: Mãos de Ferro”. Fez a atriz notificar, extrajudicialmente o site de celebridades TV Foco. A advogada da atriz condenou a matéria como “criação de manchetes ofensivas para obter cliques”.

Maisa Silva

A atriz Maisa Silva também virou chamada fake, onde afirmavam que a menina estava grávida, que o namorado dela na época era gay, entre outras histórias. Ela postou mensagem quando foi noticiado o cancelamento do site de famosos.

Gugu Liberato

Em 2019, mais uma prática de click bait, quando anunciaram “Roberto Cabrini faz descoberta avassaladora na morte de Gugu e é ameaçado pela família: ‘A verdade vai aparecer’”. A assessora de Gugu Liberato, Esther Rocha, enviou vários áudios para o TV Foco, relatando que ninguém do site a procurou para saber o posicionamento da família.

DANOS

Os danos não atingem apenas aos famosos, mas também ao jornalismo sério, que acaba sendo desacreditado por conta de notícias caluniosas, sensacionalistas e pesadas que geram cliques. É vergonhoso ver colegas de profissão que seguem a linha das fake news para lucrarem cliques.

Toda essa manobra de notícias falsas causa a dificuldade das pessoas se aprofundarem em matérias checadas, grandes entrevistas com conteúdo checado nas plataformas digitais, que dependem da publicidade feita pelo Google para se manter no ar.

Em abril deste ano, o Carta Capital fez uma matéria cintando sobre o rebuliço que as fake news fazem, captando para quem não checa ou quem cria títulos sensacionalistas, cliques e rendendo muito além.

“O Google tem gastado bastante dinheiro e energia para combater o Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como Lei das Fake News. Ironicamente, a postura da gigante de tecnologia em relação às notícias nos últimos anos ajuda a explicar o apoio dos grandes grupos de mídia à medida, que de forma geral é ruim e traz riscos”, diz parte da reportagem.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: