Mãe de Gugu, Maria do Céu, fala pela 1ª vez após a morte do filho

Por - 31/01/20

Francisco Cepeda/AgNews

Depois de pouco mais de dois meses da morte de Gugu Liberato, Maria do Céu, mãe do apresentador, que está com 90 anos, fala da morte precoce do apresentador. Em entrevista à revista Veja, ela comentou sobre a saudade, Rose Miriam, mãe de seus três netos, e até como foi o momento em que ficou sabendo da notícia.

“A minha filha (Aparecida) chegou em casa quando eu estava na cozinha. Ela pediu que eu fosse até a sala, achei estranho. Quando me falou que o Toninho sofreu um acidente (choro)… Fomos direto ao aeroporto, eu embarquei com a roupa que estava vestindo. A confirmação da morte foi no hospital. Não gosto de pensar nesse exato momento. Mas parecia que algo iria acontecer”, disse.

“Eu passava metade da semana na casa dele; a outra parte, na minha. Como eu estava com gripe, fiquei mais de uma semana na casa do Gugu. No dia anterior à viagem, ele foi até o quarto e ficou horas e horas conversando comigo. Daí ele me contou que iria sair de casa às 6 da manhã para viajar, mesmo assim eu pedi para vir se despedir. Ele foi e me beijou muito. Na saída, já na porta, eu o chamei novamente, e ele voltou para me abraçar. Ele não tinha pressa, parecia estar adivinhando. Eu só não fui para lá porque estava gripada. Fiz algo a que não estava acostumada”, acrescentou Maria do Céu.

Ela ainda chegou a ficar preocupada que não teve notícias de Gugu desde que ele havia chegado em Orlando, nos Estados Unidos.

“Pedi para ele me ligar quando chegasse a Orlando. Deu a hora em que ele já teria desembarcado, e nada. Liguei para a minha filha e disse que o Toninho não tinha ligado. “Será que o avião caiu?”, perguntei. Meu filho viajou e nunca mais voltou (choro)”.

Maria do Céu ainda falou sobre o velório televisionado do apresentador e se surpreendeu com o tamanho do apresentador para a população brasileira.

“Fui de cadeira de rodas por ter um problema de artrose no joelho esquerdo, não consigo ficar de pé por muito tempo. Aliás, para onde ele viajava, trazia algo para mim: pomada, vitamina, máquina de massagem. Até o velório, não sabíamos o tamanho do meu filho. Acho que nem ele. A comoção foi muito grande. O governador de São Paulo, João Doria, se ajoelhou aos meus pés. Ganhei santos, rosários. Esse amor recebido por muitos, conhecidos e desconhecidos, me ajuda”, afirmou.

“Eu choro muito, sempre escondido dos outros filhos. Tenho muitas saudades. À casa dele, fui apenas uma vez depois do acidente porque não tive mais coragem. A sensação de chegar e não o encontrar deixa um vazio ainda maior”, disse Maria do Céu sobre a saudade de seu filho caçula.

Religiosa, a mãe do apresentador disse que Toninho, como os mais próximos chamavam Gugu, “está olhando por ela”.

“Fiquei revoltada no começo, mas sou católica e tenho de acreditar que Deus vai me dar forças. Rezo muito, o tempo todo. Quando começo a chorar, falo assim: ‘Meu filho, por favor, faça com que eu não chore mais’. Lá do céu, o Toninho está olhando por mim”.

Ela ainda relembrou da comemoração de seus 90 anos, que foi organizada por Gugu, em Portugal. “Fiz aniversário em Portugal com a família toda. O sonho dele era fazer essa festa para mim. Parece que foi se despedir dos parentes de lá. Aconteceu na região de Mirandela, no distrito de Bragança, cidade onde nasceu o meu marido. O Gugu estava muito feliz. Foram meus filhos, netos, agregados. Todos os parentes de Portugal apareceram. Ao todo, recebi 110 pessoas”.

Sobre os netos, Maria do Céu contou como que está sendo sua comunicação e ainda comentou sobre Rose Miriam.

“Nós nos falamos por vídeo pelo WhatsApp. O João veio passar o Natal comigo, já as meninas (Marina e Sofia) ficaram nos Estados Unidos por serem menores. A gente era uma família muito feliz (chora). Nunca vou perdoar a Rose por ter mentido para mim, dizendo que iria fazer um retiro religioso enquanto largou meus netos sozinhos nos Estados Unidos para vir ao Brasil armar essa briga na Justiça. Quando o Gugu estava aqui, a família almoçava inteira na casa dele aos domingos. A comida era servida às 6 da tarde, 7 da noite (chora muito). Os pratos favoritos dele eram arroz com polvo, arroz com cogumelos, nhoque com frango e caldo verde”, disse.

Uma das ausência mais sentidas no velório foi a do apresentador Silvio Santos, mas a mãe de Gugu contou que recebeu o carinho dele e de sua família.

“As filhas e neto dele apareceram e me foi explicado que o Silvio estava abalado e também com pneumonia. Dois dias depois do enterro, ele me ligou para prestar carinho”, afirmou.

Por fim, Maria do Céu falou sobre a imagem que fica do filho.

“O Toninho ajudou muita gente sem falar nada. Eu não passo um dia sem receber visitas. Conforta ouvir histórias de pessoas que sofreram por problemas parecidos. Mas a verdade é: enterrar um filho é a pior coisa do mundo. Nada fica como antes”, finalizou.

Entenda o caso!

O acidente

Gugu sofreu um acidente caseiro na quarta-feira (20). Ele teve uma queda de uma altura de cerca de quatro metros, quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local. Mãe e irmãos do apresentador, respectivamente dona Maria do Céu, Amandio e Aparecida viajaram para Orlando, chegando ao hospital por volta das 19h30 da quinta-feira (21).

Observação médica

Na admissão no hospital, Gugu deu entrada em escala de *Glasgow de 3 (usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente) e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral.

O anúncio da morte

A morte encefálica foi confirmada na sexta-feira (22), pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante da mãe do apresentador, Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.

Doação de órgãos

Atendendo a uma vontade sua, todos os órgãos do apresentador foram doados. Segundo informações da equipe médica responsável, essa doação poderá beneficiar até 50 pessoas. Filho de Gugu, João Augusto, um menino de apenas 18 anos, teve que assumir a responsabilidade de assinar toda a papelada referente aos trâmites para a repatriação do corpo do seu de assinar toda a papelada referente aos trâmites para a repatriação do corpo do seu pai. Uma missão dura, com um peso enorme a um menino tão jovem, que se despede do seu grande herói, como ele mesmo se referia ao pai. Com a morte de Gugu Liberato (60), que aconteceu em Orlando, na Flórida, na sexta-feira (22), pelas leis locais, cabe ao primogênito assinar todas as documentações necessárias para a liberação do corpo.

 

Retrospectiva

Quem nasceu em 2019

Quem morreu em 2019

Quem casou em 2019

Quem separou em 2019

O Brasil se despede de Gugu Liberato

---

Tags: