Mãe de uma transplantada Márcia Goldschmidt apoia campanha Gugu Vive

Por - 06/04/21

Reprodução/Instagram

Em novembro de 2020, um ano após a morte de Gugu Liberato, familiares do apresentador lançaram campanha para conscientização sobre doação de órgãos, a #Guguvive.

Em 21 de novembro de 2019, um trágico acidente doméstico em Orlando, nos Estados Unidos, tirou de cena o apresentador Gugu Liberato, aos 60 anos.

Atendendo a uma vontade dele, seus órgãos, tecidos e ossos foram doados e segundo a Our Legacy, instituição que cuidou de todos os trâmites referentes à retirada, conservação e intermediação com os pacientes necessitados, cerca de 50 pessoas foram beneficiadas com este ato.

Filhos relembram aniversário de Gugu e anunciam rede de notícias com o nome do pai

A jornalista e apresentadora Márcia Goldschmidt publicou um depoimento emocionante, citando o caso de sua filha, Yanne, que quando ainda bebê precisou de um transplante urgente de fígado.

“Estou aqui com a Yanne pra dividir momento muito especial. Faz 7 anos que Yanne fez seu transplante de fígado. Há 7 anos vivemos o momento, o dia, sem dúvida, mais difícil das nossas vidas. Yanne, quando foi finalmente diagnosticada com cirrose fulminante, que precisava de um fígado, entramos numa lista num momento de muita angústia, esperando pelo órgão que podia dar para esta criança a oportunidade de sobreviver.”

Filho de Márcia foi o doador para a irmã.

“Até o momento que o Dr. Paulo Chapchap, a Dra. Gilda Porta, maravilhosos, anjos nas nossas vidas, identificaram que meu outro filho – obrigada meu filho, nunca poderei te agradecer – era compatível para a doação do fígado, foi uma longa espera, uma dor, uma angústia, vocês não podem imaginar o que é uma pessoa à beira da morte, na espera, na fila. São muito poucos órgãos no mercado de transplante e não são todos compatíveis. Na época ela tinha 13 meses e era horrível não saber se minha filha ia sobreviver ou não.”

Márcia Goldschmidt faz apelo especial sobre doação de órgãos

Marcia fala sobre a importância de doar órgãos.

“Estamos aqui pra mostrar a importância da doação de órgãos. E obrigada Gugu, onde quer que esteja, por esse gesto lindo, essa campanha que a família está fazendo no momento. Gugu na época também participou desse processo conosco, indicou médicos. Gente é um momento muito difícil, a gente nunca sabe quando vai acontecer e o que vai acontecer. Neste momento eu sei que existem outras Yannes na fila do  transplante, esperando um órgão pra sobreviver, uma criança, um adulto.”

Sensibilidade

“Nós estamos levando conosco órgãos que não servirão pra nada. Eu queria sensibilizar vocês pela importância da doação de órgãos. Seja doador de órgãos, dê uma chance a uma criança como a Yanne de sobreviver. A vida depois do transplante é garantida¿ Não nunca está garantida, lutamos a cada dia, não tem sido fácil o processo, mas ela está viva, graças a um pedaço do fígado do irmão. Alguns órgãos podem ser doados em vida, outros não.”

Mãe de Gugu Liberato toma a segunda dose da vacina contra a covid-19

Agradecimento e pedido

“Obrigada a todos vocês que são doadores de órgãos. Eu sou doadora integral de órgãos, qualquer órgão meu que possa ser aproveitado quando eu me for dessa vida, não vou carregar comigo, pra quê? Quero deixar aí pra continuar, ajudar para que outra pessoa possa viver através de mim. Obrigada. Doe órgãos. Você sabe que você tem o poder de salvar uma vida?”

Márcia Goldschmidt afirma que recebeu convite para entrar na política: 'Se morasse no Brasil iria aceitar'

O vídeo está no Instagram @guguvive

Dona Maria do Céu, e os irmãos do apresentador Gugu Liberato, Aparecida e Amandio Liberato tiveram a iniciativa de seguir o sonho do apresentador, incentivando a doação de órgãos, com a campanha #GuguVive,realizada em parceria com as Associação Brasileira de Transplantes

Aparecida Liberato, irmã de Gugu, falou durante a coletiva de imprensa de lançamento, que ocorreu em novembro de 2020:

                             João Augusto sobre Gugu Liberato: ‘Sinto meu pai todos os dias’

"Após um ano após a perda do nosso querido, inesquecível Gugu. Estamos reverenciando o seu nome, a pessoa generosa que ele foi, reunidos para continuar este legado que ele nos deixou. Quero agradecer a ajuda de cada um. A ajuda das pessoas que fizeram esta campanha existir. Agradecer as crianças, Marina, Sofia e João, que vieram de tão longe para estarem aqui. Que eles possam levar seu legado e dar continuidade a esta campanha. Quero agradecer a minha mãe, Maria do Céu, que sempre nos deu força com sua resistência, sua alegria, sua coragem. Ela hoje está aqui apesar da dor imensa, apesar do coração apertado, neste um ano de falecimento do nosso querido Gugu. Ele que disse que queria doar os órgãos, então, a campanha surgiu a partir dele", disse.

Na época, emocionados, filhos de Gugu e a mãe do apresentador,  dona Maria do Céu, falaram sobre a importância desta campanha.

João Augusto, filho mais velho de Gugu, afirmou: "Eu fico muito orgulhoso por meu pai ser uma pessoa ser tão generosa, e o objetivo da campanha é salvar vidas e que no futuro, com essa campanha, possamos ajudar a aumentar ainda mais os transplantes e as doações. Meu pai era muito generoso. Ele sempre queria ver a felicidade. O fato de ele continuar ajudando pessoas, mesmo após a morte, isso nos conforta. Sinto meu pai, sinto a presença dele todos os dias. Esse sentimento me acalma"

Marina contou: "A morte do nosso pai foi triste, mas a campanha deu uma alegria para nosso pai. Acho que meu pai está muito feliz com tudo isso acontecendo."

Confira famosas que tiveram bebês prematuros
 

Sofia disse: "Meu pai gostava de arte e quando eu pinto quadros, eu me lembro do meu pai e sei que ele está comigo."

Dona Maria do Céu também conversou com os jornalistas e falou sobre a expectativa de, de repente, poder abraçar uma pessoa que recebeu um dos órgãos do apresentador.

"Eu acho que vendo esta pessoa, eu veria meu filho. Eu vou fazer de tudo para achar esta pessoa", disse.

Márcia Goldschmidt mostra proteção contra a Covid-19

---

Tags: