Mais uma vítima! Patrícia Pillar é alvo de golpe nas redes sociais

Por - 30/10/20

De políticos a artistas, ninguém tem escapado dos golpes na internet. Patricia Pillar é a mais recente vítima. A atriz de 56 anos contou na quinta-feira (29) que virou alvo dos estelionatários.

Ela usou as redes sociais para alertar que seu nome está sendo usado por criminosos virtuais em um golpe de WhatsApp. Bandidos estão entrando em contato com seus conhecidos em busca de dinheiro.

Patrícia Pillar sobre Bolsonaro: 'Estupidez e destruição'

“Conseguiram o telefone de alguns de meus contatos e estão se fazendo passar por mim pelo WhatsApp, pedindo dinheiro para as pessoas", explicou.

A artista alertou a seus amigos, familiares e seguidores, que ignorem caso recebam pedido de dinheiro.

"Não sou eu, o número não é meu e fica o alerta: se pedirem dinheiro para você via WhatsApp, desconfie", indicou.

Ana Beatriz Nogueira revelou que também passou por isso.

“O mesmo essa semana”, escreveu.

“Que horror”, comentou o ator Ivam Cabral.

Sarah Oliveira se solidarizou.

"Que chato isso".

Pai de Patricia Pillar morre após dez dias internado

Entenda o golpe

Os golpistas conseguem uma cópia da agenda de contatos e enviam mensagens — a partir de outro número de celular— se passando pela pessoa, com a foto do perfil dela no aplicativo.

Com tudo convincente, os estelionatários pedem dinheiro, dando desculpas diversas. Quem tem o perfil clonado não fica sabendo que os criminosos estão usando sua identidade para aplicar a extorsão, a menos que algum contato comunique.

Especialistas em ciber segurança explicam que os golpistas compram banco de dados com muitas informações pessoais, como endereços, telefone, local de trabalho, preferência de lazer e afiliação e indicações de pessoas próximas.