Mama Cax, modelo negra transcendeu a moda, é homenageada pelo Google

Por - 08/02/23

Modelo Mama Cax com uma perna só, de biquíni, sentada na proa de um barco, de óculos escurosMama Cox lutava por inclusão de mulheres negras com deficiência - Foto: Reprodução/Instagram @mamacax

Uma das vozes mais ativas pela inclusão de mulheres negras com deficiência no mundo da moda, a modelo Mama Cax, recebe nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, uma bela homenagem do Google. O artista Lyne Lucien, do Brooklyn, fez uma ilustração bastante colorida, como ela gostava.

Leia +: Ator de ‘Mar do Sertão’ usa prótese na perna há ais de 20 anos. Saiba quem é!

Na data, há quatro anos, ela estreava nas passarelas da Semana de Moda de Nova York, motivo pelo qual aparece na página inicial do buscador de internet.

“A modelo e ativista é lembrada por expandir a imagem de como as pessoas com deficiência deveriam ser ou parecer. A vibrante arte de hoje é um reflexo da brilhante vida de Cax”, aponta o Google.

QUEM É MAMA CAX

Cacsmy Brutus, nome de batismo da modelo, nasceu no representativo dia 20 de novembro – no Brasil, o Dia da Consciência Negra – de 1989, em Nova York, nos Estados Unidos.

Ela, que passou boa parte da vida em Porto Príncipe, no Haiti, foi diagnosticada com um câncer no pulmão e nos ossos aos 14 anos. Por conta disso, aos 16 precisou ser submetida a uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril. Durante o procedimento, sua perna direita acabou amputada.

Leia +: Ator da Netflix usa perna mecatrônica após amputação

“Num primeiro momento, ela ficou deprimida e demorou a aceitar a prótese na perna, porque ela gostaria que o equipamento parecesse mais realista e estivesse mais próximo de seu tom de pele”, descreve o Google.

Expressando através da imagem, antes mesmo de cogitar a carreira que a tornaria famosa, Cax destacava-se por um estilo fashion, com roupas, maquiagens e cabelos coloridos. Nesse período, ela passou a usar próteses de perna com várias estampas artísticas.

SEM PARAR

Muito ativa, Cax passou a se dedicar também à atividade física, chegando a completar uma maratona em Nova York com uma handbike (bike na qual os pedais são movidos com as mãos).

“Conforme o movimento da positividade corporal cresceu, Cax percebeu que mulheres negras e com deficiência eram pouco representadas nas mídias sociais”, enfatiza o Google.

Em 2017, Mama Cax ela estreou sua primeira campanha de moda. Um ano depois, foi capa da revista Teen Vogue. Nesse período, ela  se tornou modelo de grandes marcas, como Sephora, Asos e Tommy Hilfiger.

Leia +: Anitta já brilhou na Semana de Moda de Nova Iorque

Em 8 de fevereiro de 2019, Cax desfilou na Semana de Moda de Nova York. No mesmo ano, o câncer da modelo se agravou e ela morreu aos 30 anos, no dia 16 de dezembro.

“Como uma sobrevivente do câncer, ela se acostumou a enfrentar de frente e com sucesso os vários desafios da vida. É com essa mesma coragem que lutou em seus últimos dias”, escreveu à época a família de Cax nas redes sociais a modelo.

Arte do Google em homenagem a modelo Mama Cax
O Google presta uma merecida homenagem à falecida modelo – Foto: Reprodução/ Google

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino