Notícias às 13:03

Marcio Ballas conta histórias de sua família imigrante com humor e poesia em Bagagem

Divulgação

O ator Marcio Ballas, que pesquisa há 20 anos as linguagens do palhaço e da improvisação teatral, conta ao público alguns episódios que marcaram a sua infância no espetáculo Bagagem, com direção de Rhena de Faria.

A peça estreou no dia 18 de maio no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, onde segue em cartaz na sua terceira temporada até 7 de dezembro, com sessões às sextas-feiras, às 21h.

Nos anos de 1950, o militar Gamal Abdel Nasser tornou-se presidente do Egito e implantou várias medidas para limitar a presença de estrangeiros no país, o que gerou uma guerra responsável pela expulsão de milhares judeus da região. Os pais de Ballas foram obrigados a abandonar sua terra natal nessa circunstância e embarcaram em um navio com destino ao Brasil.

Segundo o ator, a ideia de contar ao público as histórias de sua família surgiu em um jantar. "Em uma sexta feira, fui comer na casa da minha mãe. Na sobremesa, tinham vários doces incríveis e um pequeno cacho de bananas. Brinquei dizendo que ninguém escolheria a fruta. Ela disse: 'Não fale assim. Um dia, isso foi o meu almoço'. Eu achei que ela estava brincando, mas ela contou que quando chegaram refugiados do Egito, não tinham dinheiro para comida. Então, por várias vezes, almoçaram bananas! Nesse dia, pensei: quero compartilhar as histórias da minha família em um espetáculo", explica Ballas.

Em cena, Ballas apresenta uma visão bem-humorada e poética sobre as histórias de sua família e a Cultura Judaica em forma de pequenas crônicas, com os temas infância, melhor amigo, pai, mãe e férias. As técnicas de improviso teatral são usadas quando o ator convida a plateia para entrar na cena e a participar da peça.

"Em 2010, eu organizei um Festival de Improviso no Brasil e trouxe convidados internacionais. Um deles era o mestre Omar Argentino, que apresentou um solo de improviso. Eu fiquei maravilhado. Eu não sabia que dava para improvisar sozinho, não sabia que era possível! Essa ideia ficou na minha cabeça durante 7 anos, até que eu tomei coragem e decidi: está na hora de fazer o meu solo. Misturei o improviso com textos escritos e surgiu o espetáculo", conta o improvisador.

Sobre Marcio Ballas (texto e atuação)

Ator, palhaço e improvisador, Marcos Ballas viveu por três anos em Paris, na França, onde estudou na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Apresentou-se com os Palhaços Sem Fronteiras franceses em expedições na África e em campos de refugiados na guerra do Kosovo.

Ballas foi apresentador de diversos programas de televisão: "É Tudo Improviso" (Band), "Cante se Puder" (SBT) em parceria com Patricia Abravanel; e "Esse Artista Sou eu" (SBT). Durante quatro anos atuou nos Doutores da Alegria, levando a arte do palhaço para crianças hospitalizadas.

Dirigiu e atuou nos espetáculos: "Jogando no Quintal", "Caleidoscópio", "O Eterno Retorno" e "Los Kamaradas", realizando apresentações na Espanha, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México e Uruguai. É criador da escola "Casa do Humor" e está em cartaz com o espetáculo "Noite de Improviso" no Comedians Club, desde 2011.

Sobre Rhena de Faria (direção)

A atriz-improvisadora, palhaça e diretora teatral Rhena de Faria integrou por treze anos o elenco da Cia. do Quintal, com a qual atuou nos espetáculos "Jogando no Quintal – jogos de improvisação de palhaços" e "A Rainha Procura…", dirigido por César Gouvêa, que lhe redeu o Prêmio Femsa de Melhor Atriz de 2013. Com Marcio Ballas, trabalhou nos espetáculos "Caleidoscópio- um espetáculo de Improvisação Teatral" e "O Eterno Retorno".

Ela assinou a direção das peças "Relicário" (2017), com A Musa heroica Companhia de Teatro; "Rompante!" (2016), exclusivo para o festival Improvisorama; "O Pavão Misterioso" (2015), com o Grupo Namakaca; "Sobre Tomates tamancos e Tesouras" (2009), solo da Palhaça Mafalda Mafalda (Andrea Macera); "Tomaraquidê" (2012), com Claudio Thebas, Chris Belluomini e Alvaro lages; "Escalafobética" (2013), com a Palhaça Rubra (Lu Lopes); e "Forasteiros" (2014), com o Grupo Impronozes.

FICHA TÉCNICA

Texto e atuação: Marcio Ballas

Dramaturgia e direção: Rhena de Faria

Cenografia: Julio Dojcsar

Desenho de luz: Lica barros

Figurino: Marcio Ballas

Trilha Sonora: Rhena de Faria

Produção: Nicole Marangoni

Realização: Ballas Produções

SERVIÇO

Bagagem, de Marcio Ballas

Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073, Bela Vista.

Em cartaz até 7 de dezembro

Às sextas-feiras, às 21h. No feriado dos dias 12/10 e 2/11 sessão será apresentada às 19h.

Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada). Venda pelo site Ingresso Rápido (https://www.ingressorapido.com.br/).

Telefone: (11) 3170-4059

Classificação: 12 anos

Duração 60 minutos

Capacidade: 168 lugares

Notícias Relacionadas