Notícias às 06:00

Mauricio de Sousa faz 84 anos! Veja principais personagens

Reprodução/Instagram/@turmadamonica

É dia de festa! Mauricio de Sousa está completando 84 anos de idade neste domingo (27), e esperamos que venham ainda mais aniversários, não é mesmo?

Marcado como um dos maiores escritos e cartunistas brasileiros, seu portfólio é marcado por diversos personagens e turmas icônicas, com muitos deles sendo inspirados em seus próprios filhos e fortemente presentes no imaginário popular brasileiro.

Por conta disso, nós do OFuxico separamos algumas de suas maiores criações para comemorar o aniversário deste grande profissional. Confira:

Turma da Mônica

Turma da Mônica

Não podíamos começar uma lista de personagens mais famosos de Mauricio de Sousa sem ser pela turminha mais queridas do Brasil, não é mesmo?

Composta principalmente por Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, é a grande criação de Mauricio, e a responsável por todas as outras que foram criadas depois.

Mônica é uma menina dentuça e dotada de uma força descomunal, que nunca larga seu coelho de pelúcia sansão, objeto-alvo de Cebolinha, um garoto que troca o “R” pelo “L” e deseja se tornar o dono da rua com a ajuda de Cascão, um menino que não gosta de tomar banho.

Unidos de Magali, a melhor amiga comilona de Mônica, essa turminha vive aventuras inimagináveis, desde impedir os planos infalíveis de Cebolinha a até mesmo salvar o mundo do ordinário Capitão Feio.

Lembrando que recentemente vieram a ganhar uma versão live-action, que adaptava a novela gráfica Turma da Mônica: Laços.

Confira um trailer do longa!

Turma do Chico Bento

Chico Bento

Uma espécie de versão interiorana da Turma da Mônica, a Turma do Chico Bento não fica muito atrás no quesito reconhecimento, com o personagem título tendo o mesmo status nas revistas que os quatro originais.

Vivendo no interior, um contato maior com a natureza e com os animais é bem frequente, gerando até debates sobre as questões ambientais em algumas histórias.

Uma curiosidade fica por conta de que as histórias eram protagonizadas por Zé da Roça e Hiro até a chegada de Chico, que veio a se tornar um grande amigo deles e de Zé Lelé, seu primo, além da namorada Rosinha.

Turma do Penadinho

Penadinho

Aqui vemos personagens clássicos das histórias de terror e halloween, com o personagem título sendo um fantasma que vive em um cemitério habitado também por um vampiro/drácula, um lobisomem, um frankstein, uma múmia, um crânio de caveira e uma morte.

Porém, para uma maior acessibilidade para todos os públicos, a veia humorística predomina a do terror, gerando uma maior simpatia com os monstros.

Milena

Milena com a Turma da Mônica

Personagem que surgiu em 2017, Milena se tornou marcante por ser a primeira protagonista negra da Turma da Mônica.

Sendo parte da Família Sustenido, ela vive em um ambiente que envolve música e futebol, e veio com uma forma de empoderamento feminino e negro, mostrando que Maurício é extremamente favorável à diversidade.

Papa-Capim

Papa-Capim

Um personagem que simboliza os indígenas brasileiros, e provavelmente vive em uma aldeia na Amazônia.

A cultura indígena também é bem visível nas suas histórias, como o hábito da caça e a devoção a tupã.

Turma do Bidu

Bidu

Bidu foi a primeira grande criação do cartunista, sendo inclusive atualmente o símbolo da empresa dele, a Mauricio de Sousa Produções.

O cachorrinho azul é tão importante dentro deste universo que ele aparece tanto em histórias ao lado do seu dono, Franjinha, como em enredos próprios, composto por animais de estimação.

Dois dos personagens mais frequentes nas tramas de Bidu são Bugu, um outro cachorro amarelo que inferniza sua vida, e Dona Pedra, que muitos imaginam nem falar, mas constantemente conversa com o cão.

Qual seu personagem criado por Mauricio de Sousa é o seu favorito?

Mauricio de Sousa vira nome de biblioteca em São Paulo