Maurício de Sousa ganham homenagem pelos seus 85 anos

Por - 26/10/20

Maurício de Sousa é facilmente um dos nomes mais importante da literatura brasileira, sobretudo de quadrinhos, afinal, ele é o grande criador de Turma da Mônica.

Por causa disso, ele é amado por milhares de crianças que, nessas últimas quatro gerações, aprenderam a ler com as histórias da Turma da Mônica. E também é inspiração para muitos desenhistas que almejam trabalhar e viver de quadrinhos.

A constatação do carinho que os caricaturistas têm pelo desenhista é a Expo Mauricio 85, com mais de 60 caricaturas, criada para homenagear o aniversário de 85 anos do Mauricio, que estará disponível a partir de terça-feira (27), dia de seu aniversário.

Em seus 85 anos de vida, com 61 de carreira, Mauricio se reinventou e manteve um estúdio, único na América Latina, como uma fábrica de sonhos que não para de criar ideias para seu público.

O desenhista se tornou essencial para todo o mercado de quadrinhos, por criar um público leitor que se alfabetiza pelas historinhas aos 4 ou 5 anos de idade, e que se mantém ao longo dos anos. Uma força para todos os desenhistas que batalham nessa área.

A exposição é organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil – ACB, e mostra que é preciso mesmo festejar, pois um grande desenhista brasileiro, em plenos 85 anos de idade, está atuante e cheio de energia, como em seu início de carreira.

Artes de cartunistas para a exposição de 85 anos do Mauricio de Sousa

Expo MAURICIO 85

Link: www.universohq.com/mauricio85

Estreia: 27 de outubro de 2020

Turma da Mônica Jovem ganha troféu no GP do Cinema Brasileiros
Turma da Mônica O Show é exibido virtualmente pelo Teatro Bradesco

Mauricio de Souza homenageia Quino: ‘Irmãos latino-americanos’

Mauricio de Sousa se manifestou sobre a morte do cartunista Quino, que morreu no último dia 30 de setembro, aos 88 anos, segundo a imprensa vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).  

“O amigo Quino está agora desenhando pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre fez. Criou sua Mafalda, hoje de todos nós, no mesmo ano em que eu criei a Mônica, em 1963”, iniciou ele.

O criador da Turma da Mônica prosseguiu com seu relato.

“Por isso, nos tornamos irmãos latino-americanos para desbravar o mundo dos quadrinhos. Estive com ele em 2015, em Buenos Aires, no Centro Cultural Brasil-Argentina, onde o presenteei com uma Mônica ao lado da Mafalda na comemoração dos 50 anos das duas personagens”, relembrou.

O cartunista brasileiro concluiu seu tributo ao colega de ofício.  

“Uma pessoa dócil e um dos maiores desenhistas de humor de todos os tempos. Quino vive agora mais forte dentro de nós”, disse.

Mauricio de Souza homenageia Quino em desenho