Mel Lisboa e Ivan Parente participam do projeto Viva Personas

Por - 23/09/20

Caio Gallucci/TV Globo/Divulgação/Montagem

A atriz Mel Lisboa e o ator e cantor Ivan Parente são os destaques desta semana do projeto Viva Personas, em que personalidades de várias áreas gravam vídeos contando uma história infantil para crianças e adolescentes internados em hospitais ou isolados em casa.

Eles aceitaram o convite da Associação Viva e Deixe Viver (vivaedeixeviver.org.br) para participar da ação uma vez que, com a pandemia causada pela Covid-19, foi preciso interromper a presença física de seus 1,3 mil voluntários da entidade em 86 hospitais do país.

"Marcelo, Marmelo, Martelo", de autoria da escritora Ruth Rocha, foi a história escolhida por Mel. A obra narra situações do cotidiano de crianças que vivem no espaço urbano e resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade. O vídeo, disponível a partir da quarta-feira (23), também poderá ser visto por crianças isoladas em casa no site Bisbilhoteca Viva (www.bisbilhotecaviva.org.br).

Desafios da quarentena

Desde que a pandemia do novo coronavírus congelou o mercado cultural fechando teatros e espaços culturais ao redor do mundo, a atriz tem se dedicado a explorar seu ofício por meio de uma série de lives, nas quais recitou poemas de nomes como Fernando Pessoa e Hilda Hilst.

Na última segunda-feira (21), a artista estreou sua primeira experiência cênica online na série Teatro #EmCasaComSesc. Ela interpretou Madame Blavatsky, escrita por Cláudia Barral e dirigida por Márcio Macena contando a história de Helena Petrovna Blavatsky (1831-91), escritora e médium russa do século 19, fundadora da Sociedade Teosófica, que pretendia difundir uma filosofia ligada à comprovação científica do misticismo.

E na sexta-feira (25), quem colabora com o projeto é o ator e cantor Ivan Parente, que encantará as crianças com o livro "O Guarda em Apuros", de autoria de Carla França Ferreira Rosa, Lumalva de Oliveira Mendes Silva, Iraci G. Ciritelle, Arnaldo José Pires Barbosa e Marina Fujiko Yano. A obra faz parte do acervo de livros disponíveis no site Bisbilhoteca Viva.

Ivan Parente fez parte do elenco de grandes espetáculos que são os clássicos da Broadway, como "A Ópera do Malandro", "Les Misérables", "Godspell", "Alô Dolly!" e "O Homem de La Mancha". Nesses últimos tempos, participou de diferentes projetos. Tanto como dublador em "A Bela e a Fera" e "O Rei Leão", como diretor do musical infantil "O Mágico di Ó", escrito pelo dramaturgo Vitor Rocha.

Antes da pandemia, Ivan estava em cartaz no teatro com o musical "Silvio Santos Vem Aí", que estreou no dia 13 de março, mas está com a temporada pausada. Seu último trabalho na TV foi como o personagem Lindomar na novela "As Aventuras de Poliana", do SBT. Recentemente também participou da série Home Office, com texto de Emilio Boechat e Marilia Toledo.

Sobre o projeto

A idealização do Viva Personas começou quando o grupo de 1,3 mil voluntários da entidade se viu impedido de entrar em 86 hospitais espalhados pelo país para contar histórias às crianças e jovens internados.

Essa atividade, que em agosto completa 23 anos, foi interrompida pela pandemia e as crianças, agora também isoladas em casa, ficaram ainda mais sozinhas.

Para multiplicar o alcance da ação e transmitir carinho, afeto e esperança a todas as crianças e famílias brasileiras, os vídeos ficarão disponíveis por tempo indeterminado no site Bisbilhoteca Viva (http://www.bisbilhotecaviva.org.br).

Mel Lisboa ‘recebe’ espírito de Blavatsky em apresentação online
Mel Lisboa fala de volta à Globo e ser Rita Lee em filme

---