Mês do desgosto? Esquece! Veja quantas coisas boas vão acontecer em agosto

Por - 01/08/22 - Última Atualização: 29 julho 2022

Jão, Demi Lovato e SandyShows mais do que esperados pelo público vão acontecer em agosto - Foto: Reprodução/ Instagram @jao @ddlovato @sandyoficial

Quem nunca escutou que “agosto é o mês do desgosto”, que atire a primeira pedra! Mas cuidado onde vai cair, vai que…Mas, contrariando o dito popular, ao menos esse ano o oitavo mês de 2022 promete ser repleto de coisas boas. Apesar de ser tradicionalmente associado ao azar, o que faz com que as pessoas se inclinem a pensar nos fatos negativos – mesmo que tenha vivido o mês anterior todo no casos e haja apenas um ou outro episódio em agosto – é o póbi que leva mesmo a fama.

Leia +: Veja o que famosos falam sobre a fama do mês de agosto

Segundo historiadores, esta superstição começou com os romanos, durante a Idade Antiga. Uma crendice da época dizia que no mês de agosto um grande dragão cruzava o céu de Roma expelindo fogo pelas ventas.

Já uma lenda cristã diz que 24 de agosto é o “Dia do Diabo”, data em que as portas do inferno estariam abertas. Tá amarrado! Existe a questão religiosa que destaca que o orixá Omolu seria responsável pelas mazelas da lepra, varíola e febres diversas, embora o seu culto também estivesse ligado à cura, já que o orixá, segundo a crença yorubá, tem o poder de livrar os seres humanos de todo tipo de doenças. As senzalas faziam danças e batuques para essa divindade, para se livrar das mazelas. Por isso a cultura de que o mês de agosto traz coisas e energias negativas avançou ao longo do tempo. 

E isso não acontece só entre nós, brasileiros! Na Argentina não é recomendável lavar a cabeça em agosto, sob o risco de estar chamando a morte. Lá, por causa do frio e das intensas ventanias, o oitavo mês é associado à aparições de assombrações que arrastam correntes.

Na França, na Noite de São Bartolomeu, em 23 de agosto de 1572 o rei Carlos IX da França ordenou o assassinato de líderes protestantes huguenotes em Paris, desencadeando uma onda de matanças, que resultou no massacre de dezenas de milhares de huguenotes em todo território francês. Lá houve ainda em 27 de agosto de 1883 a erupção do vulcão Krakatoa e em 24 de agosto de 1979, a erupção do vulcão Vesúvio. Ambos com mortes de milhares de pessoas.

Sem falar no lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki ocorreram no mês de agosto. O mês tem também a lenda de ter a maior incidência de raiva entre cães e outros animais. Daí ser o “mês do cachorro louco”… 

CASAR EM AGOSTO, EIS A QUESTÃO!

Segundo uma tradição portuguesa, não era aconselhável que as mulheres casassem no oitavo mês do calendário porque nesse período os navios das expedições colonizadoras saíam à procura de novas terras. Desta forma, casar em agosto poderia significar solidão ou ser um sinal de que a pessoa iria ficar viúva. Na dúvida…

Tem, claro, quem não dê a mínima pra essa crendice. Que o diga Mirella Santos, uma das “Gêmeas Lacração”. A ex-Ilha Record casou no dia 31 de agosto do ano passado e o relacionamento vai bem, obrigada!

Os ex-BBBs Andressa Ganacin e Nasser Rodrigues, que se conheceram ao participar do BBB13, oficializaram a união no dia 19 de agosto do ano passado, após oito anos de relacionamento. Em dezembro, eles renovaram os votos da união.

Andressa Ganacin e Nasser comemoraram muito o recém casamento
Andressa Ganacin e Nasser já viviam juntos há 8 anos e resolveram casar em agosto de 2021 – Foto: Marcos Ribas/Brazil News

POLÍTICOS TÊM PAVOR DE AGOSTO

Temos ainda a lista de famosos que passaram dessa pra melhor no mês de agosto: Marilyn Monroe (1962), Elvis Presley (1977) e Raul Seixas (1989) são alguns deles. 

A política é um setor que tem pavor de Agosto! Por motivos digamos, explícitos… O então presidente da república Getúlio Vargas cometeu suicídio em 24 de agosto de 1954. Em 25 de agosto de 1961, “forças ocultas” fizeram Jânio Quadros renunciar à presidência e, em 1976, Juscelino Kubitschek, que havia sido presidente de 1956 a 1961, morreu em um acidente de carro. 

Mas vamos falar de coisas boas, porque elas existem e não é de hoje! Temos do dia dos pais, todo segundo domingo de agosto. Tem ainda o Dia da Televisão, 11 de agosto. O que seria de nós sem ela, gente?

Historicamente falando, foi em 26 de agosto de 1789 que deputados votaram o texto final da Declaração dos Direitos Humanos, durante a Revolução Francesa. No dia 08 de agosto de 1853, foi criada a Cruz Vermelha.

Em 28 de agosto de 1963, houve a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade, um marco na luta pelos direitos civis dos negros estadunidenses. E por aí vai!

Pra ajudar a ”limpar a barra de agosto” e atrair coisas boas, preparamos uma listinha de opções pra lá de positivas que poderão dar um upgrade no seu mês!

MILTON NASCIMENTO EM TURNÊ

O “Bituca” se despede dos palcos (sim, ele disse que não fará mais shows…) ao completar 60 anos de carreira e oitenta de vida. Ele avisou que a turnê, que passou pela Europa e terá apresentações por aqui, será uma última homenagem aos fãs.

Leia +: Milton Nascimento deixará os palcos, mas não a música

“Eu jamais poderia encerrar essa parte da minha vida de tantos anos na estrada sem homenagear aqueles que me acompanham esse tempo todo: os fãs. E essa turnê foi pensada especialmente pra vocês!”, declarou Milton Nascimento.

O artista cantará no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de agosto; Porto Alegre, dia 21; São Paulo 26 e 27.

Depois ele segue para Salvador, Recife e Belo Horizonte, entre setembro e novembro.

Milton Nascimento
Milton Nascimento se despede dos palcos – Foto: @marcoshermes

80 ANOS DE CAETANO VELOSO

O filho de Dona Canô completa 80 anos no dia 7 de agosto – data em que se celebra o Dia de São Caetano – e na ocasião ele vai subir ao palco da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, para gravar o “Especial Caetano Veloso 80 anos”, que terá transmissão ao vivo e simultânea no Globoplay, disponível para não assinantes, e no Multishow.

Leia +: Caetano Veloso canta com a mãe de Paulo Gustavo

A apresentação de Caetano terá um trecho ao vivo durante o Fantástico. No palco, ele contará com a presença da família, sob comando de IZA, a partir das 20h30.

Caetano Veloso sorrindo
Caetano Veloso ganhará um especial de TV – Foto: Aline Fonseca/Divulgação

REI DA VOZ E REI DA BOEMIA

Roberto Carlos e Zeca Pagodinho juntos? Não necessariamente, mas no mesmo local. Robertão – rei também da superstição – vai subir ao palco do Espaço Unimed, na Zona Norte de São Paulo, nos dias 05 e 06 de agosto. Já sabe que não é pra correr no desespero pra pegar rosa antes do tempo, gente…  Esperem o momento!

Já Zeca levará seu pagodinho malemolente ao mesmo lugar nos dias 12 e 13. E tem mais, hein!

Sandy se apresenta no Espaço Unimed nos dias 18 e 19 de agosto. O cantor Jão estará lá também, dias 14 e 20 do oitavo mês do ano.

Roberto Carlos em São Paulo
Roberto Carlos vai cantar em duas datas no Espaço Unimed – Foto: Leo Franco / AgNews

PARA TUDO, TEMOS DEMI LOVATO

Antes de cantar no Rock in Rio (onde vai cantar dia 4 de setembro, mesmo dia em que se apresentam Justin Bieber, Iza e Migos, no Palco Mundo) , Demi Lovato é presença garantida dias 30 e 31 de agosto, também no Espaço Unimed, na Barra Funda, em São Paulo.

Demi vem ao Brasil com a turnê “Holy Fvck”, novo álbum que será lançado no dia 19 de agosto. Ela também canta em Belo Horizonte no dia 2 de setembro, na Esplanada do Mineirão. As informações estão disponíveis no site oficial da cantora.

Demi Lovato
Foto: Reprodução/Instagram/@ddlovato

AGOSTO DOURADO

Você sabe o que significa? Simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico.Ao longo de todo o mês de agosto, são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.

Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Atualmente, é considerada um veículo que promove o aleitamento em 120 países.

Viviane Araújo faz treinamento de amamentação
Viviane Araújo está no oitavo mês de gravidez – Foto: Reprodução/ Instagram @araujovivianne

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999,sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e pela elaboração e distribuição de cartazes e folders.

Este ano, o logotipo da Semana Mundial de Aleitamento Materno representa uma “tríade” de dois adultos e uma criança, o que reforça a importância do apoio social à amamentação.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino