Messi aproveita 200 milhões de seguidores para protestar contra racismo

Por - 01/05/21

Reprodução/Instagram

Lionel Messi é facilmente um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, fazendo uma bela carreira no Barcelona e na seleção Argentina.

Neste sábado (1º), o atleta chegou à marca de 200 milhões de seguidores no Instagram, mas aproveitou os holofotes para criticar abusos e atos racistas sofridos por anônimos e famosos.

Tal debate teve início na sexta-feira (30) no meio do esporte, quando o futebol inglês propôs um ato de silêncio no final de semana em protesto aos abusos e racismos nas plataformas online.

O foco do boicote serão as plataformas de redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, tendo como objetivo expor as mensagens de discriminação que atletas e fãs têm recebido na web.

Os jogos dos times europeusManchester United x Liverpool e Newcastle United x Arsenal, que acontecerão durante o final de semana, não terão divulgação nem repercussão nas mídias sociais por conta do protesto.

Lionel Messi pode estar com um pé no Paris Saint-Germain
Lionel Messi se despede de Maradona: ‘Guardo belos momentos com ele’

Confira o pronunciamento de Messi!

"Vejo que acabei de chegar aos 200 milhões depessoas que me seguem nesta rede hoje, mas pelo que está acontecendo hoje, não vou tomar como motivo de comemoração. Claro que agradeço todo carinho e apoio que sempre recebo da parte de vocês, mas acredito que chegou a hora de dar importância a todas as pessoas que estão por trás de cada perfil.

Que percebamos que por trás de cada conta existe uma pessoa de carne e osso, que ri, chora, desfruta e sofre. Seres humanos com sentimentos. Vamos elevar nossa voz para parar o abuso nas redes sociais. Não importa se somos anônimos, famosos, atletas, árbitros ou seguidores de um jogo, ou mesmo alguém alheio a tudo isso. Não importa a raça, religião, ideologia ou gênero… ninguém merece ser maltratado nem insultado.

Convivemos assistindo e vivenciando abusos, cada vez mais e piores em cada uma das redes, sem que ninguém faça nada para evitá-lo. Devemos condenar com toda a firmeza essas atitudes tão hostis e exigir que as empresas que manuseiam as redes tomem medidas urgentes contra esses comportamentos.

Gostaria que vocês, as 200 milhões de pessoas que me acompanham, pudessem ser convertidas nos 200 milhões de motivos que existem para fazer das redes um lugar seguro e de respeito, onde possamos compartilhar o que quisermos sem medo de ser insultado… e que fiquem para sempre fora delas insultos, racismo, abusos e discriminações.

Para vocês que fazem parte dessas redes e que estão sempre junto a mim, espero que me acompanhem e me apoiem nessa cruzada. Grande abraço a todos e parabenizo a toda a galera do futebol no Reino Unido pela sua ideia de montar a campanha contra o abuso e a discriminação nas redes".

---