Notícias às 07:00

Morando nos EUA, Daniela Escobar investe em cursos de medicina

Reprodução/Instagram

Morando há mais de 15 anos nos EUA, Daniela Escobar é sempre lembrada pelo público com muito carinho por conta de Maysa, de O Clone. Ao OFuxico, Escobar falou de sua vida fora do país, e que tem investido num sonho antigo, a medicina. Durante o isolamento, fez cursos e se formou em Health Coach e seguindo os ensinamentos indianos sobre bem-estar, alimentação com a medicina Ayurveda.  

Confira!

OFuxico: Você vem numa sequência de trabalhos marcantes em reprise e também inéditos na TV. Como é rever esses personagens? É saudosista?
Daniela Escobar:
Eu não sou saudosista. Vivo o momento, o hoje, o agora. Não revi esses personagens, mas só porque não moro no Brasil e não tenho TV brasileira aqui. Mas recebo elogios lindos diariamente pelas redes sociais e fico feliz em saber que as pessoas estão assistindo e se emocionando novamente, que gostam de rever o meu trabalho. 

OFuxico: Flor do Caribe trouxe um amor entre uma mulher mais madura e um rapaz. A trama foi exibida em 2013 e reprisada agora. Consegue fazer um paralelo na história? Como o amor entre pessoas de idades diferentes era visto há quase dez anos e hoje? Evoluímos? Como foi o retorno do público naquela época e agora em 2021?
Daniela Escobar:
O que eu soube durante o período em fiquei aí no Brasil gravando Flor do Caribe foi que o público amava muito a dupla Natalia e Juliano. As pesquisas da TV Globo apontaram “Nataliano” como éramos carinhosamente chamados, como o casal mais amado e mais votado de todos os horários da época, 2013. Isso falando do retorno de público. Já sobre como é visto o amor entre pessoas de idades diferentes, te confesso que eu pelo menos, evoluí muito de lá pra cá. Eu já morava há oito anos aqui quando fiz Flor do Caribe e a realidade americana me parecia bastante diferente da brasileira. 

O americano das grandes cidades não se incomoda com as escolhas pessoais ou a idade do outro, se importam mais com o pagar as contas em dia, com a segurança pública, com seus direitos de cidadão. Idade é só um número. E eu evoluí nessa cultura. Eu não acreditava que relações com muita diferença de idade pudessem funcionar, até conviver com amigos casados e felizes por mais de 15 anos com bastante diferença de idade. Aprendi que cada caso é único e que não se pode generalizar. Nem as diferenças culturais se podem generalizar. A ignorância e a sabedoria existem tanto aí como aqui, tudo varia de acordo com a nossa evolução pessoal. 

Flor do Caribe, da TV Globo, fez um enorme sucesso

OFuxico: A Vida da Gente é um drama que provoca inúmeras reflexões. Suzana é estéril. Optou pela adoção. Como foi a sua compreensão em relação ao tema? Naquela época, como foi a repercussão? E hoje como imagina a recepção do público dez anos depois?

Suzana adotou uma filha só, e trabalhava com landscapes. Tinha sua própria empresa de jardinagem. E ainda assim encontrava tempo para apoiar a filha e o marido. Recebi muitos elogios sobre a qualidade geral do trabalho. E hoje os tenho recebido novamente. Então acho que fizemos um bom trabalho. 

OFuxico: O mundo mudou muito a forma como as mulheres, a sociedade como um todo, passou a cobrar menos das mulheres, no caso a formação de uma família, filhos e outros. Concorda, o que pensa sobre? Como Suzana pode promover reflexões sobre esse assunto?
Daniela Escobar:
Penso que qualquer cobrança começa de dentro pra fora. Se a gente se cobra, acaba permitindo a cobrança alheia. Se a gente se sente segura e tranquila em relação às nossas escolhas, a sociedade não terá poder de cobrança sobre nós. 

Reflexões sobre amor e respeito. É o que Suzana deu à filha, e é do que se trata a trama da personagem. O quanto é importante respeitar os sentimentos dos nossos filhos, e não desmerecer suas dúvidas, seus medos ou suas angústias e inseguranças. O quanto o diálogo deve ser carinhoso e acolhedor para que os conflitos se resolvam da maneira mais suave possível. 

OFuxico: Trilha sonora é algo que te ajuda a embarcar na história? Da Maysa era bem especial.
Daniela Escobar:
A música sempre foi meu link mais direto com a emoção. E usei em todas as personagens para estabelecer a conexão entre a personagem e as situações vividas por elas. Me ajudava a concentrar na cena e entrar no estado emocional da personagem em segundos. 

OFuxico: Em Apocalipse você deu vida a Ângela, uma fofoqueira. Podemos dizer que existe fofoca do bem e fofoca do mal?
Daniela Escobar:
Penso que fofoca do bem não existe. Fofoca é falta de vida pessoal interessante. É viver olhando a vida do outro ao invés de investir na própria. É triste e perda de tempo.

OFuxico: O que aprendeu com as histórias da personagem? E o público? Esse foi um trabalho voltado pra comédia? Ou você acha que no fundo era bem dramático por conta das inseguranças da Ângela?
Daniela Escobar:
Um pouco dos dois. Tragicômico o universo da Ângela. E ela era às vezes até engraçada no seu modo de ver a vida. Era um peixe fora d'água dentro da própria família e por isso infeliz. E como todo o infeliz… fofoqueira. 

OFuxico: O contrato por obra é uma modalidade bem atual por aqui, e muito comum nos EUA. Como analisa esse formato de trabalho?
Daniela Escobar:
Acho bom. Se ambos os lados ficarem satisfeitos, a parceria pode acontecer novamente, caso não seja bom ninguém fica preso. 

OFuxico: Como a pandemia te afetou? Como usou seu tempo de isolamento?


 Depois do susto inicial, de entrar em supermercados vazios nas primeiras duas semanas, esse tempo de isolamento me trouxe muita paz. Foi como se o mundo me tivesse dado permissão para desacelerar. Cuidei da minha saúde, da minha alimentação, fiz exercícios físicos todos os dias, aprendi a cozinhar pratos mais saudáveis, li bastante, estudei bastante também, fiz cursos de medicina integrativa e me formei como "Health Coach”, coaching de saúde. 

OFuxico: Como é sua vida por lá?
Daniela Escobar:
Minha vida por aqui é tranquila. Em geral sem sustos. Nesses 16 anos o primeiro susto que tive foi exatamente nas primeiras semanas da pandemia. Por conta da escassez de alimentos nos mercados, o que logo se regularizou e a vida seguiu organizada, redimensionada e com mais cuidados.  

OFuxico: Pretende morar por mais tempo?
Daniela Escobar:
Sim, provavelmente pelo resto da minha vida. Mas isso é como me sinto hoje. Se daqui algum tempo o mundo virar de cabeça pra baixo de novo, pode ser que eu mude, mas por enquanto minha casa é aqui. 

OFuxico: Tem estudado?

Muito. Estudo medicina preventiva desde os meus 20 anos, há 3 resolvi aprofundar mais e me profissionalizar. Descobri a medicina Ayurveda e estou encantada como tudo faz sentido.

Notícias Relacionadas