Morre Mike Henry, ator que viveu o Tarzan nos anos 60

Por - 04/02/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução

Ator e ex-jogador de futebol americano, Mike Henry morreu aos 84 anos e, embora confirmada pela viúva do ator, Cheryl, à Variety, somente nesta quinta-feira (04), o óbito foi atestado no último dia 08 de janeiro. Ele lutava contra o Parkinson e encefalopatia traumática crônica.

De acordo com a Variety, os problemas de saúde de Mike eram decorrentes de traumas sofridos na cabeça durante sua atuação na NFL como linebacker (defesa) pelos times Pittsburgh Steelers e Los Angeles Rams, entre 1958 e 1964.

Foi durante um jogo dos Rams que Henry foi abordado por um produtor para o papel de Tarzan e se popularizou como o herói da selva. Ele atuou nos filmes Tarzan e o Vale do Ouro (1966), Tarzan e o Grande Rio (1967) e Tarzan e o Menino da Selva (1968).

Ele também participou de outras dezenas de filmes, incluindo os três longas da saga Desta Vez te Agarro e o faroeste Rio Lobo (1970)

Ao receber o diagnóstico de Parkinson, nos anos 1980, Henry  se aposentou. Além da viúva, Cheryl, ele deixa a filha única do casal, Shannon.

Adotado por macacos

Criado em 1912 pelo escritor Edgar Rice Burroghs, para a revista All-Story Magazine e publicado em livro, dois anos depois, Tarzan é filho de aristocratas ingleses que desembarcam em uma selva africana após um motim. Com a morte de seus pais, ele foi criado por macacos. Seu verdadeiro nome é John Clayton III, Lorde Greystoke. Tarzan foi o nome dado a ele pelos macacos e significa "Pele Branca".

Por ter sobrevivido na selva desde sua infância, Tarzan mostra habilidades físicas superiores às de atletas do "mundo civilizado", além de poder se comunicar com os animais.

---

Tags: ,,