Mundo em guerra: Conheça os famosos com ascendência russa ou ucraniana

Por - 24/02/22

Famosos brasileiros com ascendência russaMontagem: AgNews e Instagram

Parte do mundo está em guerra. A Rússia invadiu e bombardeou a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira, 24 de fevereiro. Sob comando de Vladimir Putin, a potência euro-asiática reclama parte do território ucraniano. Os bombardeios começaram na região leste do país, de acordo com a imprensa local. Contudo, já chegaram à capital, Kiev.

A tensão entre os dois países vem se estendendo ao longo dos últimos meses, com ênfase na última semana, quando Estados Unidos saiu em defesa do país eslavo. Sob comando de um ex-comediante ‘antipolítica’, o país à margem do Mar Negro conta com ajuda internacional para evitar os ataques de Vladimir Putin. O frágil tato político de Volodymyr Zelensky impediu que ele conseguisse entrar num acordo com o líder russo.

O invasor afirmou que qualquer nação que interfira na região vai sofrer ‘consequências nunca antes vivenciadas’. Enquanto isso, Joe Biden, presidente dos Estados unidos, afirmou que Moscou escolheu uma guerra que vai representar uma ‘perda catastrófica de vidas’.

Leia+: Luciano Huck e Angélica curtem viagem romântica sem destino revelado

Pode parecer que o Brasil não tem muito a ver com essa realidade, mas temos – e muito. Nosso presidente acabou de voltar de uma viagem à Rússia, que causou um clima de se estranhar com os Estados Unidos. Além disso, a população de imigrantes do leste europeu por aqui não é pequena. Entre os famosos, nomes populares como Eliana, Sandra Annenberg, Luciano Huck e outras personalidades. Veja as raízes dessas personalidades:

LUCIANO HUCK E ANGÉLICA

Luciano Huck e Angélica retrato
Foto: AgNews

Luciano Huck é neto de um ucraniano. O avô dele veio de Dnipro, quarta maior cidade do país. Esta é a capital administrativa de uma das regiões da Ucrânia e está localizada no sudeste do país. Numa infeliz coincidência, está próxima a uma das regiões mais atacadas pelos russos.

Enquanto o apresentador do Domingão tem raízes na Ucrânia, Angélica mistura origens dos dois países, ainda com lituanos, poloneses, italianos, austríacos e até dos índios Piquerobi, do Brasil. O sobrenome da loira tem uma pronúncia difícil, mas não vem nem da Rússia ou da Ucrânia. Kšivickis tem origem lituana.

Leia+: Angélica posa estilosa na neve: ‘Let it go’

ELIANA

Eliana tem ascendência russa
Foto: AgNews

A mãe de Eliana, Dona Eva, tem ascendência russa e ucraniana, os dois países envolvidos na guerra. Vale destacar que parte das cidades ucranianas declaram se identificar com a cultura e os comportamentos russos.

Leia+: Eliana comemora 30 anos como apresentadora

A mãe de Eliana nasceu no Paraná e o pai dela é descendente de portugueses, mas nasceu no Ceará. Os dois se conheceram em São Paulo e passaram a trabalhar num prédio residencial por lá, onde a apresentadora nasceu. Sendo assim, a apresentadora do SBT tem raízes russas e ucranianas, os dois países envolvidos na guerra.

SANDRA ANNENBERG

Sandra Annenberg retrato
Foto: Leo Franco/AgNews

A história da família de Sandra Annenberg está fortemente vinculada à história da Rússia. Seus avós eram russos e romenos. A família veio para o Brasil no final da década de 1930, fugindo das guerras que assolavam a Europa.

Na época, a tensão pré-Segunda Guerra Mundial já era uma realidade e a perseguição a diferentes populações se tornava cada vez mais real com os movimentos de extrema direita, como o nazismo e o fascismo.

Leia+: Sandra Annenberg é cotada para apresentar o ‘Encontro’

DANIELLE WINITS

Foto: Reprodução/Instagram @lawinits

Danielle Winits tem ascendência russa da sua família materna. Quando se trata de seu pai, a família é portuguesa. É curioso destacar que o sobrenome da atriz não é Winits. Esta é uma abreviação de Winitskowski.

Diferente do que aconteceu com Eliana, por exemplo, Danielle nasceu em uma família de classe média alta da zona sul carioca.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---