Notícias às 12:11

Música de Jorge Ben Jor é a única brasileira na lista das melhores de todos os tempos

Jorge Ben Jor
Foto: Divulgação

Após quase duas décadas de lançar a lista das “500 Melhores Músicas de Todos os Tempos”, a revista “Rolling Stone” atualizou o famoso ranking. Das 500 novas músicas selecionadas, há apenas uma brasileira: “Ponta de lança africano (Umbabarauma)”, lançada em 1976 por Jorge Ben Jor (que na época era apenas Jorge Ben).

Para fazer a nova seleção, a publicação americana convocou mais de 250 artistas, músicos e produtores, além de críticos e jornalistas da indústria musical.

“Cada um enviou uma lista com um ranking de suas 50 músicas favoritas de todos os tempos, e tabulamos os resultados”, destacou a publicação.

A canção de Ben Jor aparece como a 351ª colocada. A música é a primeira faixa do álbum “África Brasil” (1976), a revista classifica cantor como “um artista versátil combinou sem esforço bossa nova e samba com rock e funk”.

Veja +: Na pandemia, Jorge Benjor foi o único morador do Copacabana Palace

DE UMA SELEÇÃO DE 4 MIL MÚSICAS, SAIRAM AS 500 MELHORES

No total, eles votaram em cerca de 4 mil músicas e destas saiu a lista das 500 melhores. De acordo com a revista, a primeira versão da lista destacava canções de rock e soul, enquanto na nova edição predominam os gêneros hip hop, country moderno, indie, pop latino, reggae e R&B.

A maior parte das canções são em inglês, sendo a maioria delas lançadas nos Estados Unidos. De acordo com a revista, mais da metade — 254 ao todo —não estavam presentes na lista original, publicada em 2004, incluindo um terço das 100 primeiras.

“O resultado é uma visão mais ampla e inclusiva do pop, música que continua a reescrever sua história a cada batida”, diz a revista.

A grande campeã do ranking é Respect, composição de Otis Redding na voz de Aretha Franklin. A canção foi cantada no funeral de Martin Luther King e adotada como hino por feministas e representantes do movimento a favor das liberdades civis.

“Em suas memórias de 1999, Franklin escreveu que a música refletia ‘a necessidade do homem e da mulher comuns na rua, do homem de negócios, da mãe, do bombeiro, do professor; todos eles queriam respeito’. Ainda queremos.”

CONFIRA AS DEZ PRIMEIRAS COLOCADAS: 

Das 10 músicas eleitas as melhores de todos os tempos, oito são clássicos do século passado.

Respect – Aretha Franklin (1967)
Fight the power – Public Enemy (1989)
A change is gonna come – Sam Cooke (1964)
Like a rolling stone – Bob Dylan (1965)
Smells like teen spirit – Nirvana (1991)
What’s going on – Marvin Gaye (1971)
Strawberry fields forever – The Beatles (1967)
Get ur freak on – Missy Elliott (2001)
Dreams – Fleetwood Mac (1977)
Hey ya! – Outkast (2003)

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

A Fazenda 13: MC Gui admite que está no reality para limpar a imagem
Andressa Urach e o marido voltam para a igreja
A Fazenda 13: Record censura desabafo de Rico sobre homofobia
Atriz pede divórcio a Sean Penn
A Fazenda 13: Gui Araújo e Dynho Alves debocham de Rico e o chamam de gay