Musicais para soltar a voz enquanto espera Mamma Mia 2

Por - 01/07/18

Divulgação/Universal Pictures/Mamma Mia

Em 19 julho estreará nos cinemas brasileiros a sequência de um musical popular, talvez um dos mais conhecido, Mamma Mia! Quem é fã de musicais esteve esperando por essa notícia desde que o primeiro saiu do cinema, dez anos atrás.

Se descreve como musical, um filme onde cada momento importante acontece durante uma música, ou é seguido por uma canção. Os longas dessa categoria são extremamente populares, independente da faixa etária.

Musicais são tão populares quanto sci-fis, romances, dramas, etc. Alguns dos filmes são populares entre todas as faixas etárias, outros fizeram parte de uma fase da vida de determinada geração, mas não toca corações dos mais novos, ou vice e versa.

 

Confira alguns musicais para assistir enquanto espera por Mamma Mia 2: Lá vamos nós de novo.

Mamma Mia (2008)

Óbvio que numa lista falando de musicais NUNCA poderia faltar Mamma Mia, principalmente quando estamos falando de uma preparação para a continuação.

O filme se passa na ilha grega de Kalokairi, onde Sophie (Amanda Seyfried) irá se casar, mas sem saber quem é o pai. Ela descobre três dos ex-namorados da mãe, Donna Sheridan (Meryl Streep) e decide descobrir qual dos três seria sua figura paterna, convidando para seu casamento Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgård).

Donna Sheridan é a ex-vocalista da banda Donna and the Dynamos, para o casamento da filha ela convida suas ex-backing vocals, e melhores amigas, Tanya (Christine Baranski) e Rosie (Julie Walters). Ela não quer dizer quem é o pai de Sophie, por isso conta com suas amigas para distraí-la e ajudá-la a fugir de situações onde a informação pode acabar escapando.

Mamma Mia foi inspirado na peça de teatro homônima, escrita por Björn Ulvaeus e Benny Anderson, ambos integrantes do ABBA, banda intérprete das canções no filme.

Moulin Rouge (2001)

O longa se passa na Paris de 1899, onde um jovem escritor chamado Christian (Ewan McGregor) se deixa levar pela revolução boêmia que tomou as ruas parisienses com drogas, prostitutas, etc. Ele segue até o lugar onde tudo de mais proibido e excitante acontece, Moulin Rouge, um clube noturno onde homens ricos e pobres encontram entretenimento, seja por prostitutas, dançarinas de cancan ou opiáceos.

Assim que chega ao Moulin Rouge, Christian acaba criando uma certa afeição pela principal estrela e cortesã do clube, Satine (Nicole Kidman). Eles se sentem atraídos um pelo outro, e acabam entrando num perigoso jogo de amor, onde existe uma terceira pessoa competindo pelo coração, e corpo, da dançarina. O Duque de Monroth (Richard Roxburgh) fará tudo que tem a seu alcance para impedir que os pombinhos fiquem juntos.

Os Miseráveis (2012)

A história se passa no século XIX, entre a Batalha de Waterloo e os motins que aconteceram em junho de 1832. O longa se inicia quando Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para dar ao sobrinho, mas acaba sendo preso. Ele cumpre 19 anos de prisão e ganha liberdade condicional, tendo como obrigação de se apresentar ao exército regularmente.

Enquanto isso, Fantine (Anne Hathaway) está lutando para manter Cosette (Amanda Seyfried) viva em meio a pobreza. Ela então deixa a filha com o casal Thénardier (Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen), eles maltratam e fazem a garota de escrava, além de roubarem o dinheiro enviado pela mãe.

Fantine vai ao interior da França para conseguir emprego e enviar o dinheiro para Cosette se manter, além de pagar o casal Thénardier para cuidar dela. As cobranças pelo favor se tornam cada vez mais altas, então a moça acaba perdendo o emprego, após os funcionários da fábrica descobrirem a existência de uma filha fora de qualquer casamento.

Desempregada, Fantine passa a vender os cabelos, dentes, chegando até a se prostituir para continuar mantendo Cosette sã e salva. Ela está morrendo de tuberculose, quando conhece Jean Valjean, que promete cuidar de sua filha como se fosse a própria.

Burlesque (2010)

O filme conta a história de Ali Rose (Christina Aguilera) sai de sua pequena cidade no interior para Los Angeles, onde pretende concretizar todos os seus sonhos, principalmente o de ser cantora.

Entre suas andanças atrás de emprego, Ali encontra uma boate em péssimo estado, mas com seus encantos, o The Burlesque Lounge. Ela é contratada como garçonete pela administradora, Tess (Cher).

A jovem se encanta pelos figurinos e danças. Logo em seus primeiros dias, faz amizade com Georgia (Julianne Hough), uma das dançarinas. Além de provocar ciúmes em Nikki (Kristen Bell). Ela se envolve romanticamente com o barman Jack (Cam Gigandet).

Com ajuda dos funcionários do The Burlesque Lounge, Ali acaba deixando seu avental de garçonete de lado e consegue subir ao palco da boate, mostrando seu talento a todos, recuperando parte da glória antes perdida do estabelecimento.

A Escolha Perfeita (2012)

Com uma pegada mais teen, o longa conta a história de Beca Mitchell (Anna Kendrick), que começa o ano letivo na faculdade completamente obrigada pelo pai, um dos professores na universidade. O sonho da jovem é ser DJ, logo todo aquele antro parecia bobo.

Entre os momentos sendo rebelde e matando aula, Beca conhece o grupo de acapella só de garotas The Barden Bellas, liderado por Aubrey Posen (Anna Camp), que após a perda desastrosa das regionais no ano anterior, procuram novas integrantes. O grupo, diversificado, selecionado no início parece pouco provável, mas funciona.

Obstinadas a ganhar do outro grupo de acapella da faculdade, Treblemakers, elas competem até as regionais, tentando derrotá-los a todo custo.

Flashdance (1983)

O longa conta a história de Alex Owens, uma mulher que de dia trabalha como operária, mas de noite é dançarina num clube onde mulheres fazem danças sexy, mas sem se despir. O sonho da moça é entrar para uma companhia de dança profissional.

Para conquistar seu sonho, Alex trabalha exaustivas horas, mas sempre treina (protagonizando algumas das cenas mais icônicas da cinedramaturgia). Uma das cenas mais marcantes é onde ela está no depósito que sua de estúdio de dança, preparando para o teste que diria se ela teria seu sonho realizado ou não.

Algumas cenas de Flashdance foram reproduzidas diversas vezes na cultura pop, seja em clipes musicais (vide Jennifer Lopez em I’m Glad), ou desenhos animados.

The Rocky Horror Picture Show (1975)

O filme começa com Brad Majors (Barry Bostwick) e Janet Weiss (Susan Sarandon), um casal que ficou noivo e decide visitar o Dr.Everett Scott (Jonathan Adams), um dos professores do rapaz na faculdade, e convidá-lo para o casamento.

Quando estavam na cidade de Denton, o pneu do carro de Brad e Janet fura e eles são obrigados a pedir ajuda num castelo. O que eles encontram lá dentro passa do limite do excêntrico: um cientista insano chamado Dr. Frank ‘N’ Furter (Tim Curry), o casal de faz-tudo Riff Raff (Richard O’Brien) e Magenta (Patricia Quinn) e a assistente, Colúmbia (Nell Campbell), todos fazendo uma dança que denominaram como Dobra Temporal.

O longa conta como foi a noite insana do casal dentro desse castelo, comandado pelo Dr. Frank ‘N’ Furter, que diz ter vindo da Transilvânia Transexual. Além de desenvolver com maestria todo o drama e explica o que realmente é a tal Dobra Temporal.

Hairspray (2007)

O filme se passa em 1962, na cidade de Baltimore, onde vive uma garota gordinha chamada Tracy Turnblad (Nikki Blonsky), que é apaixonada por dança e seu maior sonho é integrar o elenco do The Corny Collins Show.

Essa paixão pela dança acaba a levando para um teste no programa, Tracy encanta os juízes, conquistando um lugar no programa e o sucesso, além da empatia com o público, e de quebra, ameaçando o reinado de Amber Von Tussle (Brittany Snow).

A disputa entre elas se torna mais acirrada ao se apaixonarem por Link Larkin (Zac Efron), tudo isso enquanto competem pela simpatia do povo e pela coroa de Miss Auto Show.

Tracy muda seu foco quando percebe que existe muita injustiça na televisão, principalmente com questões raciais. Ela decide usar sua influência e popularidade para melhorar a diversidade dos dançarinos, fazendo negros e brancos se misturarem e dançarem juntos, sem preconceitos bobos.

Grease – Nos Tempos da Brilhantina (1978)

Na década de 50, na Califórnia Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John) se apaixonam e fazem juras de continuarem juntos, mas acabam se separando quando a garota anuncia que estava indo para a Austrália.

Os planos não continuam os mesmo, e por coincidência, Sandy vai parar na mesma escola que Danny. Por influência dos amigos, o casal não continua junto, se esnobam e fingem não se gostar, mesmo sabendo que a paixão era a mesma.

Chicago (2002)

O filme conta a história de Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones), uma dançarina que é destaque na boate onde trabalha. Ela mata o marido e irmã após pegar os dois na cama, e acaba entrando para a lista de assassinas de Chicago, a qual é controlada pelo advogado Billy Flynn, que fez o sucesso da moça crescer mais ainda com as notícias do assassinato correndo pela cidade.

A segunda personagem principal do filme é Roxie Hart (Renée Zellweger), uma dona de casa, aspirante a cantora, que matou o namorado durante uma briga. Billy Flynn fica sabendo desse caso e adia o máximo que consegue o julgamento de Velma, visando colocar ambas as assassinas num palco para atrair mais público.

Billy Flynn consegue explorar os dois assassinatos de forma gloriosa, tornando as moças um sucesso. Porém, Velma e Roxie acabam competindo para definir quem é a maior celebridade.

---

Tags: ,