Notícias às 18:15

Natalie Portman: ‘Meus amigos negros sentem terror da polícia’

Reprodução/Instagram

Natalie Portman é uma das maiores atrizes de Hollywood, sendo muito conhecida pelo filme Cisne Negro, estando inclusive prestes a interpretar a Thor feminina Jane Foster nos longas da Marvel.

Em seu perfil oficial no Instagram, a artista se pronunciou a favor do movimento Defund The Police, que ganhou força logo após a morte de George Floyd, no último dia 25 de maio.

“Durante toda a minha vida, a polícia me fez sentir segura. Mas esse é exatamente o centro do meu privilégio branco”, afirmou ela, explicando que teve medo do movimento exatamente por causa desse privilégio.

“A polícia me faz, como uma mulher branca, me sentir segura, enquanto meus amigos negros, familiares e vizinhos sentem o oposto: a polícia os faz sentir terror”, explicou em seguida.

“A polícia é a sexta principal causa de morte de homens negros neste país. Estes não são incidentes isolados. Eles são padrões e fazem parte do sistema de policiamento excessivo dos negros americanos. As reformas não deram certo”, disse ela, antes de falar que Minneapolis (local aonde George Floyd morreu) “é uma das forças policiais mais progressistas do país, tendo passado por extenso treinamento antipreconceito”.

“Sou grata aos líderes que nos fizeram questionar o status quo. E quem nos fez imaginar como seria um mundo em que investimos em alimentar as pessoas (de educação, saúde, meio ambiente, abrigo) – em vez de colocar todo o nosso dinheiro em punição”.

“Cheguei à maioridade na minha vida, em que, se me sinto desconfortável, considero a situação errada. E esse conceito inicialmente me deixou desconfortável porque eu estava errada. Porque o sistema que me faz sentir confortável está errado”, completou.

“Uma das razões pelas quais isso está ganhando tanto impulso é porque as reformas policiais não estão funcionando, e Minneapolis era vista como um departamento policial progressivo antes do assassinato de George Floyd”, concluiu a artista, ressaltando que o Defund the Police busca “reduzir os orçamentos (e poder) da polícia em nível local e estadual e investir esse dinheiro diretamente em comunidades pobres negras por meio de serviços públicos”, e não a extinção completa da polícia.

O que você achou das declarações de Natalie Portman sobre o Defund the Police?

Natalie Portman aprende a fazer pão pita na quarentena
Famosos se unem para cantar Imagine e John Mayer comete gafe