Notícias às 09:00

Nem tão heróicos! Veja produções que desconstroem os super-heróis

Reprodução/Instagram/@theboystvbrasil/@primevideobr/@cinestats/Montagem

Nos últimos anos, é inegável que os filmes de super-heróis se tornaram um dos principais lançamentos dos cinemas e da televisão, principalmente por conta dos personagens das editoras Marvel e DC.

Porém, também não é de hoje que se fala em uma saturação do gênero, então novas abordagens e estilos começaram a pipocar recentemente, descontruindo o que estamos acostumados nestas produções e até mesmo invertendo alguns papéis.

Pensando nisso, nós do OFuxico separamos algumas séries e filmes que abordam os super-heróis de maneira descontruída e até mesmo visceral.

Confira!

The Boys

Um dos maiores fenômenos do Amazon Pirme Video, The Boys ficou extremamente popular exatamente pelos conceitos citados acima, colocando os heróis no papel de antagonistas de forma bem clara e civis com índoles questionáveis como os protagonistas .

Ainda, a série aproveita para criticar o mundo real, como o marketing e a criação de símbolos por meio de manipulação e propagandas bem planejadas, que buscam apenas lucrar em cima dos ícones que deveriam apenas proteger a Terra.

Já a segunda temporada, trabalhou muitos itens anteriores, mas inseriu discussões raciais e sobre imigração, deixando a série ainda mais importante para o mundo atualmente.

Invincible

Se tem uma série que está fazendo sucesso na Amazon Prime Video no momento é Invincible, considerado por muitos como uma espécie de “The Boys em série animada”.

O forte aqui, porém, não são as sátiras em forma de crítica como no item anterior, mas sim o enredo, que vai ganhando camadas a cada episódio, além de gerar reviravoltas de cair o queixo, principalmente a do final do primeiro episódio (passada após o logo da produção), que fez a série de ir de um enredo mais comum a uma abordagem diferente.

Vale lembrar que Invincible estreou seu sétimo episódio nessa sexta-feira (23), e na próxima sexta (30), será o episódio que encerra esta primeira temporada. Nos resta torcer logo por uma confirmação da Amazon, não é mesmo?

Watchmen

Quando falamos em desconstrução dos super-heróis, é fácil que Watchmen venha em nossas mentes, sejam os quadrinhos ou o filme de 2009 dirigido por Zack Snyder.

Na HQ, escrita por Alan Moore, os personagens enfrentam problemas bastante humanos, ética e psicologicamente, trazendo discussões sobre diversos assuntos e questionamentos bastante prudentes, além de brincar muito com metáforas, uso de simbolismos e diálogos repletos de camadas e filosofias.

Aqui, vamos também indicar fortemente a série baseada nesse universo, produzida pela HBO e cuja trama se passa após os eventos dos quadrinhos, trazendo todas as discussões para os dias atuais e complementando-os ainda mais.

O Legado de Júpiter

Após o sucesso de The Boys, a Netflix terá como resposta a série O Legado de Júpiter, que vai estrear no catálogo do serviço de streaming no dia 07 de maio, sendo baseada na história de mesmo nome escrita por Mark Millar e que terá uma roupagem mais madura também.

A história acompanha uma primeira geração de super-heróis, que receberam poderes nos anos 1930, passando o manto para os seus filhos, que devem honrar ou até mesmo superar o legado dos pais.

Ainda, O Legado de Júpiter deve lembrar Watchmen no quesito reflexão das percepções culturas dos super-heróis, que também sofreram queda de status e popularidade.

Kick-Ass

Enquanto as produções anteriores são mais dramáticas e bastante séries, em Kick-Ass vemos uma desconstrução de forma mais divertida (apesar do humor ácido) e tradicionalmente mais tranquila sem tirar a violência, que é tão gráfica quanto o restante.

Na história, também baseada em um quadrinho escrito por Mark Millar, acompanhamos Dave Lizewski, um jovem do ensino médio aficionado por HQs decide vestir uma máscara e combater o crime, mesmo não tendo preparo algum.

Conforme vamos conhecendo mais desse universo, vigilantes e vilões são revelados, de uma maneira bastante satirizada, deixando a obra super única nos quadrinhos e em seus dois filmes lançados.

Esquadrão Trovão

Já que estamos falando de desconstruções mais bem-humorada e que estão amis próximas de sátiras, não podemos deixar de falar de Esquadrão Trovão, que chegou na Netflix no último dia 09 de abril.

Em um mundo aterrorizado por supervilões, a cientista Emily Stanton (Octavia Spencer) desenvolveu o processo para dar superpoderes a pessoas normais, mas acaba acidentalmente empoderando sua distante melhor amiga Lydia (Melissa McCarthy) com habilidades incríveis, levando as duas mulheres a criar a primeira equipe de super-heróis deste universo, o esquadrão Trovão.

O longa chegou a ficar em alta na Netflix na semana de lançamento, e apesar das atrizes principais terem mostrado seu potencial no Drama, elas sempre foram ótimas na comédia, muito escrachada por aqui e mergulhada em humor físico.

Hancock

Vamos fechar este especial com um longa que chegou aos cinemas no mesmo ano de Homem de Ferro, que seria o pontapé inicial do Universo Cinematográfico da Marvel.

Dotado de poderes incríveis, John Hancock (Will Smith) pode até utilizá-los para o bem, mas ele vive sem teto em Los Angeles, dormindo nos bancos de praça da cidade, além de sofrer sério problemas com o álcool e drogas, além de ser bem desastrado em suas missões, gerando diversos prejuízos públicos.

Os problemas e dramas pessoais vividos por Hancock podem até comumente serem abordados nas histórias em quadrinhos, mas dificilmente vemos nos longas de uma forma tão forte e impactante, tornando a produção um prato cheio para quem busca uma abordagem realmente diferente do tema.

E você, curte obras que desconstroem o gênero de super-heróis?

Notícias Relacionadas