No Dia do Psicólogo relembre atores que migraram para o ofício

Por - 27/08/20

Enquanto muitos fazem de tudo para se tornarem conhecidos no universo da fama, outros desistiram dos holofotes e buscaram novos horizontes. Nesta quinta-feira (27), celebra-se no calendário nacional o Dia do Psicólogo.

Nesta mesma data no ano de 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de Psicólogo.

Contudo, o decreto com a regulamentação da lei só foi publicado dois anos mais tarde, em 21 de janeiro de 1964, sob o nº 53.464. A orientação e fiscalização do exercício da atividade está a cargo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

Curiosidades sobre a data

Esta data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises.

Para exercer a função de psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em Psicologia numa instituição de ensino atestada pelo Ministério da Educação e Cultura.

O OFuxico reuniu cinco atores que tem algo em comum: todos trocaram os estúdios dos folhetins pelos consultórios de psicologia.

Sã eles: Lídia Brondi, Paulo Castelli, Susy Camacho, Cecília Dassi e David Lucas.

1.Lídia Brondi

1.Lídia Brondi

Um dos casos mais emblemáticos do meio artístico foi o de Lídia Brondi. No auge do sucesso em novelas como Vale Tudo (1988), Tieta (1989), a esposa do ator Cássio Gabus Mendes se despediu, definitivamente, do ofício de atuar na novela Meu Bem Meu Mal, em 1990. A Tânia de Roque Santeiro é mais uma atriz que trocou a atuação pela psicologia, e vive feliz longe das luzes dos estúdios de TV, há mais de três décadas.

2.Paulo Castelli

2.Paulo Castelli

Paulo Castelli foi um dos galãs da teledramaturgia brasileira na década de 1980. Com mais 20 trabalhos em novelas, entre elas Os Imigrantes, A Força do Amor, A Leoa, Tititi, Roda de Fogo, Bambolé, Kananga do Japão. Apesar do sucesso como ator na época, ele abandonou a carreira e migrou para a área de Psicologia. Em 1998, Paulo abriu um hotel para idosos no bairro de Alphaville (Grande São Paulo) para cuidar de pacientes com problemas psicológicos.

3.Susy Camacho

3.Susy Camacho

A ex-artista foi uma das estrelas da Rede Tupi e SBT nas décadas de 1970 e 1980, passando por emissoras como Bandeirantes e Globo. Susy Camacho iniciou carreira ainda na infância. Fez parte de novelas como O Machão (1975), O Profeta (1977), O Direito de Nascer (1978), Os Imigrantes (1982), Jerônimo (1984), Brega & Chique (1987). Ela já estava há 20 anos sem atuar, quando em 2018, fez uma participação especial em um papel da vida real: Dra. Susy Camacho, na trama infantil As Aventuras de Poliana. Sim, a ex-atriz trocou os estúdios pelos consultórios, na função de psicóloga, trilhando um caminho de sucesso, sempre interagindo nos programas de televisão.

4.Cecília Dassi

4.Cecília Dassi

Cecília Dassi explodiu na TV, no folhetim Por Amor, interpretando a doce Sandrinha. Ela fez outros projetos na Rede Globo: Suave Veneno (1999), O Beijo do Vampiro (2002), Sete Pecados (2007), abandonando de vez a teledramaturgia em 2012, na série Gonzaga: de pai pra Filho. A ex-atriz mirim que optou trilhar o caminho da psicologia, fez um desabafo sincero em seu Instagram, sobre cobranças do público para que retorne às artes cênicas. “’Você tinha que voltar a fazer novela’, ‘Poxa você era tão talentosa, sinto sua falta na telinha’. Não quero ser indelicada com quem fala isso, mas acho que precisamos falar sobre as expectativas que os outros criam pra nós. Sou muito mais feliz com meu trabalho hoje, na clínica e na internet, sou realizada e orgulhosa, enxergo com brilho nos olhos meu futuro profissional e tudo que quero realizar…”, explicou ela.

5.David Lucas

5.David Lucas

Atualmente no ar em duas reprises da Rede Globo: Fina Estampa (2011) e Êta Mundo Bom (2016), David Lucas Paz se despediu das novelas justamente com o término das gravações do folhetim de Walcy Carrasco, reexibida no Vale A Pena Ver De Novo. Formado em psicologia, o jovem preferiu dizer até logo à fama, revelando em rede social que sentiu vontade de conhecer outras formas de comunicação. O ex-ator integrou o elenco de trabalhos como Alma Gêmea (2005), Minha Nada Mole Vida (2006), Ti Ti Ti (2010).

Famosos dormem mais tarde para ver Vale Tudo, no Canal Viva

Longe da TV, Cecília Dassi diz que optar pela psicologia foi melhor escolha