O que é síndrome sensorial que afeta Bless, filho de Ewbank e Gagliasso?

Por - 27/01/23 às 17:20

Bruno Gagliasso e filhosReprodução/Instagram

Conforme OFuxico contou, dias atrás, Giovanna Ewbank, atriz, influenciadora e mulher de Bruno Gagliasso, fez um relato até então inédito a respeito do filho, Bless, de oito anos, durante o podcast que comanda em conjunto com Fernanda Paes Leme no YouTube.

Ela chorou ao contar que o menino é portador da síndrome sensorial, uma condição em que os sentidos ficam mais aguçados. “Durante a pandemia, o Bless começou a ficar muito aéreo, [fazendo] algumas coisas que eu achava um pouco estranhas. Comecei a achar que ele poderia ter um grau de autismo, até que uma médica em São Paulo o diagnosticou com uma síndrome sensorial. Ele ouve mais do que nós todos, ele sente mais, sente mais cheiro.”

Giovanna então deu alguns exemplos. “Diversas vezes ele passava, por exemplo, pela cozinha, e falava: ‘ai, que cheiro forte!’. E eu falava: ‘Bless, para com isso. É frescura, filho! É o cheiro da cebola’. Quando ele pisava na grama e falava: ‘me tira daqui!’. E eu falava: ‘filho, para de frescura, é só grama’. Queria muito colo, não gostava de ir para o meio do mato – onde a gente vai muito – porque o barulho das moscas incomodava ele”, contou.

Em um determinado momento, Giovanna então falou do seu arrependimento. “Quando eu tive o diagnóstico, foi uma culpa absurda. A gente teve que entender, observar, se adaptar. E hoje, o Bless vive com essa síndrome sensorial muito bem. Mas foi preciso o meu olhar, o olhar do Bruno, o olhar de vários médicos para que a gente entendesse a condição do Bless. Eu poderia pensar que era frescura pelo resto da vida.”

O QUE É O TRANSTORNO DE PROCESSAMENTO SENSORIAL (TPS)?

O Transtorno de Processamento Sensorial é uma condição onde existe uma dificuldade no processamento das informações e estímulos recebidos pelo sistema nervoso no cérebro.

Essa dificuldade pode ser vista quando a criança costuma reclamar da luz, de odores, sons, da sensação da própria roupa no corpo (em casos de hipersensibilidade). Ou até mesmo quando apresenta um comportamento muito inquieto e está constantemente pulando, correndo ou se balançando alto demais no parquinho (em casos de hiposensibilidade).

Apesar de ser comumente confundido com Autismo, o TPS é um transtorno distinto, ou seja, ele pode ou não, estar presente em pacientes dentro do Espectro Autista. As informações são do site do Instituto NeuroSaber.

A causa exata do distúrbio não é conhecida.

SINTOMAS

Portanto, crianças com maior sensibilidade (hipersensibilidade), podem reagir da seguinte forma:

Sentirem que o tecido da roupa causa coceira ou ardência;
Se incomodarem com a claridade da luz;
Acharem que sons são muito altos;
Reagirem a toques delicados como se fossem abruptos;
Ânsia ao experimentarem comidas com texturas diferentes;
Apresentarem pouca habilidade motora e serem desastrados;
Terem medo de brincar em balanços;
Possuírem problemas comportamentais.

Crianças com hiposensibilidade, ou seja, com pouca sensibilidade, apresentam os seguintes sintomas:

São inquietas;
Procuram estímulos intensos (gostam de pular, girar e se aventurar por lugares altos).
Conseguem ficar rodando sem ficarem com tontura.
Mastigam coisas (incluindo as próprias mãos e roupas).
Procuram estimulação visual (como aparelhos eletrônicos).
Possuem problemas para dormir.
Não percebem quando estão com o rosto sujo ou o nariz escorrendo, por exemplo.

TRATAMENTO

Existem diferentes formas de tratar o Transtorno do Processamento Sensorial. Terapeutas Ocupacionais com experiência em transtornos sensoriais podem contribuir significativamente para o tratamento da criança.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.


×