Outubro Rosa: Celebridades que venceram o câncer de mama

Por - 29/10/20

Reprodução/Instagram

Outubro chegou e, junto dele, o cor-de-rosa.  Com o objetivo de estimular e conscientizar a luta contra o câncer de mama, a campanha Outubro Rosa compartilha informações, promove a conscientização sobre a doença, proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento além de contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e, no Brasil, o que mais mata mulheres. Por isso, é importante ficar atenta. Manter as consultas ginecológicas em dia e fazer o autoexame são algumas das estratégias para descobrir o diagnóstico precocemente. Quanto mais cedo descoberta a doença, maiores são as chances de cura!

E falando nisso, que tal falar sobre celebridades que venceram essa batalha?

Será que você sabia de todas elas?

Ana Furtado

Ana Furtado é uma mulher vencedora!

Ana Furtado foi diagnosticada com câncer de mama em março de 2018 e desde o começo compartilhou o seu tratamento publicamente. No ano passado, em 2019, a apresentadora comemorou, com muita emoção, o seu primeiro Outubro Rosa curada da doença.

Com um vídeo super emocionante, Furtado compartilha a sua ‘vitória rosa’ depois de um ano e sete meses de renovação e é quase impossível conter as lágrimas.

“Foi um baque que mudou a minha vida por completo, que revolucionou o meu olhar sobre ela. E mesmo tendo consciência do meu privilegiado acesso a tratamentos dignos e de qualidade, tive, como qualquer paciente oncológica, medo, fraquezas, dúvidas, questionamentos, dores, cansaços, choro.  E, no final, eu aprendi mais com a doença do que sofri. Me redescobri. Evoluí como pessoa. E, com muita fé, consegui encontrar uma força em mim que eu não sabia que existia. Pude me dar conta da mais profunda importância do amor, do apoio e do afeto.”

Elba Ramalho

Elba Ramalho venceu a batalha do câncer de mama

Elba Ramalho descobriu o câncer de mama em abril de 2010 em um exame de rotina depois de ter apalpado algo muito pequeno na mama. No caso dela, o câncer era hormonal e foi diagnosticado cedo, o que facilitou o tratamento e deu mais chances à sua eficiência. Em entrevista para a revista Vogue, a cantora falou de como a doença mudou a sua vida e da importância de falar mais sobre o tema.

“ Nódulo malígno na mama. A palavra já vem carregada de medo, susto, receio, fragilidade, revelação, aceitação e esperança acionada (…) A palavra câncer tem um fardo pesado, é quase uma sentença de morte. Isso é um tabu que tem que ser quebrado. E é claro que a cabeça precisa estar no lugar porque é um processo que exige comunhão entre corpo e mente. O medo de morrer, de sofrer, de não superar acaba sendo maior que a possibilidade de sobrevida. Enquanto há vida, há esperança. Optei pela fé, esperança, confiança em Deus e isso me ajudou muito em todos os processos que enfrentei e me ajuda até hoje. Depois de viver o câncer meu olhar está mais sereno e a certeza de que morreremos um dia é bem mais sólida. Aliás, viveremos para sempre. Me sinto vitoriosa.”

Patrícia Pillar

Patrícia Pillar descobriu a doença em 2001

Patrícia Pillar descobriu o câncer de mama no final de 2001. No ano seguinte, a atriz tornou público o seu diagnóstico. Exemplo de força e determinação, Pillar continuou trabalhando e até se envolveu em assuntos políticos de nível nacional. Na época, a artista fez questão de falar sobre o assunto com a imprensa e, em uma entrevista emocionante à revista Quem, relatou como lidou com a doença, reconhecendo que cada mulher encontra a menor maneira de lidar com ela

“Aprender a lidar com o sofrimento na vida traz tranquilidade. Eu lutei. Em nenhum momento perdi o bom astral. A tranquilidade é uma certa resignação ao fato de que a vida não é só felicidade. Ter lidado com o sofrimento, a dor e a perda me fez bem (…) Algumas coisas machucam. Por isso, compreendo quem esconde. Para mim, falar foi uma libertação. Vivi intensamente o meu sofrimento. É a minha história. Não quis fugir. Preferi enfrentar.”

Alice Bastos Neves

Alice Bastos Neves emocionou o País com sua luta

Alice foi diagnosticada com um tumor maligno na mama após um exame de rotina em janeiro. A jornalista, de 35 anos, emocionou o país no primeiro dia de outubro de 2020, quando durante a apresentação do Globo Esporte, da RBS TV, abandonou a peruca, marcando o início das ações para a conscientização do câncer de mama, repercutindo em vários portais. Em entrevista à Donna, Alice falou dos altos e baixos do tratamento, além de revelar como manteve o seu marcante alto-astral durante o período

“No tratamento, mais do que ter uma intenção, é uma decisão manter o alto-astral. Me permiti cair em vários momentos, mas as levantadas foram na base da leveza, do bom humor. Não é ‘Vou ver se vou conseguir ficar numa boa’. Foi: ‘Vou ficar numa boa’. Não é que eu seja melhor ou pior, cada pessoa passa por isso de um jeito. Cada um leva como conseguir, é o sobreviver (…) Acho que mudou completamente a minha maneira de ver as pessoas, no sentido de valorizar quem está comigo na vida (…) É clichê, é transformador, ninguém entra e sai dessa doença do mesmo jeito. Comigo a mesma coisa, saio outra Alice. Principalmente dando valor às pessoas que estão junto de mim”

Sabrina Parlatore
Sabrina Parlatore contou sua história aos fãs

Sabrina Parlatore, hoje com 45 anos, tinha 40 quando foi diagnosticada com câncer de mama. A atriz descobriu logo cedo. Em uma semana já fez a biópsia e o diagnóstico da doença. Em entrevista à revista Caras, Sabrina contou um pouco da sua trajetória e compartilhou as mudanças que o câncer a proporcionou, além de ressaltar a importância de identificar a doença precocemente.

“No início, eu me resguardei, pois não sabia como seria o processo, não sabia quem eu era, tudo estava sendo muito dolorido e eu não tinha condições de dizer nada, aliás, nem sabia o que dizer. Aos poucos fui trocando experiências com outras mulheres e aquilo me fortaleceu. Após o tratamento, criei consciência e personalidade para falar do assunto (…) Acho que eu me divido entre antes e depois do câncer. Passei a dar mais valor ao que me faz bem, deixei meus pudores e vergonhas de lado e parei de ter preconceitos comigo mesma. Por exemplo, mergulhei no mundo da música, algo que sempre gostei e não tinha coragem de me expor, com medo dos julgamentos”

Antonia Frering

Antonia Frering foi diagnosticada em 2011

A atriz foi diagnosticada com câncer de mama em 2011 e começou o tratamento três dias depois do diagnóstico. Em uma entrevista para Glamurama, Antonia falou de como foi a descoberta e contou que vê a doença como algo que a fez enxergar a vida de uma maneira diferente, além de ressaltar a importância da família.

“Não tenho palavras pra dizer o susto que foi ir buscar o resultado dos exames com meu marido e minha filha e descobrir que estava com câncer. Você precisa da sua família. A gente dá, e tem horas que a gente precisa receber. Tenham essa humildade. A fé também me ajudou muito a passar por quimio e radioterapia (…) Os pesos e valores mudaram completamente. Hoje muito pouca coisa importa e é tudo mais simples do que parece. Passei a focar só no que vale a pena, o resto é supérfluo. E a gente costuma se aborrecer justamente por supérfluo”

Fernanda Motta

Fernanda Motta emocionou a todos com sua luta

Fernanda Motta descobriu o câncer de mama por meio de um exame de toque, mais precisamente tomando banho. A artista recebeu o diagnóstico em julho de 2019 e terminou o tratamento recentemente. No Encontro com Fátima Bernardes, a modelo falou um pouco de como foi todo o processo e ressaltou que trabalhar a sua autoestima foi essencial para que ela se mantivesse bem durante todo o tratamento, chegando a se emocionar enquanto falava.

“Acredito muito que a cabeça da gente é nosso guia. A cura vem da nossa cabeça. Se não forem 50%, no mínimo, 40% vêm da nossa cabeça. Se sua cabeça está mais positiva, as células do seu corpo vão te ajudar. O otimismo faz com que a gente tenha mais força. Eu não deixei de trabalhar, sempre mantive minha cabeça muito ocupada. Nunca pensei que seria o fim.”

A artista também postou um vídeo no IGTV falando sobre o câncer de mama, confira aqui!

Arlete Salles

Arlete Salles descobriu a doença em 2014

Foi em um exame de rotina, em 2014, que Arlete Salles descobriu que estava com câncer de mama, quando tinha 72 anos. Hoje, depois de uma linda vitória, a atriz reforça que tudo é passageiro, e que se manter firme é essencial.

“Enfrentar a quimioterapia e a radioterapia não são simples. O estigma da doença é o que mais entristece as mulheres, mas isso fica tão pequeno quando a gente compara com a vida. Quero avisar as companheiras que o cabelo volta mais forte e farto. Eles renasceram mais bonitos”, disse a atriz ao GShow.

Maggie Smith

Maggie Smith lutou contra a doença

Mais conhecida como professora Minerva em Harry Potter, Maggie descobriu que tinha um nódulo no seu seio em 2007 e durante as quimioterapias, não deixou de gravar o sexto filme da série do famoso bruxinho. Sem deixar o bom-humor para trás, a atriz comentou sobre o momento difícil, que felizmente passou, e até brincou com a situação, ao falar com o site The Star. 

“Há vantagens no câncer, você sabe. Minha quimioterapia animou o departamento de maquiagem de Harry Potter porque a peruca fixava muito mais fácil sem um único fio de cabelo na minha cabeça.”

Kylie Minogue 

Kylie Minogue lutou contra o câncer de mama

Em 2005, Kyle se viu diante de um câncer de mama com o qual teve que lutar arduamente. Foram quimio e radioterapias, além da mastectomia, que fizeram parte da sua luta difícil, mas eficaz para vencer a batalha. Apesar de carregar algumas cicatrizes, a cantora se vê como uma vitoriosa além de ser grata por ter tido por perto pessoas especiais.

“Me sinto um gato de várias vidas (…) Tinham dias em que sentia muita raiva e tristeza. Em outros, eu me sentia sortuda…Tive sorte de estar cercada por pessoas que realmente me amavam”, disse a famosa ao Daily Mail.

Christina Applegate

Christina Applegate venceu o câncer de mama

Após uma biópsia em 2007, Christina descobriu que estava com câncer de mama. Em entrevista à revista Women’s Health, a atriz contou como encarou a doença, revelando inclusive que deixava mensagens positivas no seu espelho.

“Eu ri mais no hospital do que nunca, tirando sarro de todas as coisas esquisitas que estavam acontecendo comigo. Meus amigos entravam no quarto com um olhar triste, eu jogava alguma coisa neles e dizia ‘Qual é! Não é o fim do mundo!”

---

Tags: