Parabéns! Stephen King completa 71 anos neste sábado

Por - 21/09/19 - Última Atualização: 1 junho 2022

Reprodução/Instagram

Um dos maiores escritores de todos os tempos, principalmente no gênero do terror e do suspense, Stephen King está completando 71 anos de idade neste sábado (21). Para não deixarmos passar em branco, nós do OFuxico separamos cinco das melhores obras do autor para vocês conferirem:

Carrie, a Estranha

Para abrirmos a lista, temos o primeiro romance de Stephen King a ser publicado: Carrie, a Estranha, de 1974. Na história, acompanhamos Carrie, uma estranha adolescente que manifesta poderes sobrenaturais à sua volta de acordo com suas emoções, sofrendo bullying na escola e repressão de sua mãe, que é uma cristã fundamentalista.

Após sofrer uma repressão de todos os lados de sua vida, Carrie decide planejar uma vingança contra todos a sua volta.

Com um enredo cru e carregado de emoções pesadas, Stephen King já afirmou que escreveu o livro em uma época difícil de sua vida, na qual passava por uma instabilidade emocional.

O alcance da obra é tão grande que já teve diversas adaptações para outras mídias, como uma peça na Broadway em 1988 e um filme em 1976, dirigido por Brian de Palma.

Confira uma cena do filme!

 

O Iluminado

Responsável por consolidar King na carreira de escritor em 1977, O Iluminado faz parte da lista dos maiores clássicos do autor. Personagens e cenários foram inspirados em vivências dele, como sua visita ao Hotel Stanley em 1974 e sua reabilitação do alcoolismo.

No enredo, temos Jack Torrance, que se torna zelador de um velho hotel, esperançoso ser a resolução dos seus problemas e de sua família. Entretanto, forças malignas rodeiam os corredores do local, e os problemas estão prestes a começar.

O impacto de O Iluminado é tamanho que sua adaptação cinematográfica configura para alguns não só como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, mas um dos melhores filmes no geral.

O Iluminado recebeu uma sequência em 2013, intitulada Doutor Sono, cujo filme estreará em 7 de novembro.

Confira uma cena do filme!

 

A Torre Negra

A Torre Negra se trata de uma série de livros de Stephen King, tendo o primeiro, O Pistoleiro, sido publicado em 1982 e o mais recente, O Vento pela Fechadura, em 2012.

Inspirado no universo mágico de J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis, O Hobbit), é considerado por muitos a obra-prima de Stephen King, e carrega diversas referências à cultura pop, às lendas Arturianas e ao cinema faroeste.

Aqui, acompanhamos um pistoleiro que busca encontrar uma torre, a Torre Negra, cujo nome é tanto por seus aspectos físicos quanto psicológicos, e é considerada o eixo de todo o tempo e espaço.

A Torre Negra já chegou a ser adaptada para outras mídias, com uma sendo uma série de quadrinhos publicada pela Marvel em 2007 e outra um filme protagonizado por Idris Elba em 2017.

Confira o trailer do filme de 2017!

 

À Espera de um Milagre

À Espera de um Milagre é a prova perfeita de que Stephen sabe abordar vários gêneros em uma mesma obra (Humor negro, fantasia, sentimentalismo, terror, violência, entre outros).

A história é narrada em primeira pessoa, pelo Paul Edgecombe, um antigo carcereiro da prisão Cold Mountain que se relacionava com os presos do chamado corredor verde durante o período da Grande Depressão, e sua vida mudou completamente ao encontrar o prisioneiro John Coffey, que possui poderes misteriosos e milagrosos.

O talento de King na obra é tamanho que conseguiu fazer um rato ser um importante elemento do enredo sem que ficasse bizarro.

O sucesso do livro foi tão garnde que em 1999 foi lançado um filme baseado nele, estrelado por Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, e recebeu quatro indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado.

Confira uma cena do filme!

 

It – A Coisa

Nome que atualmente colocou Stephen na boca do povo, It – A Coisa não poderia faltar em nossa lista.

Provando o porquê de termos medo de palhaços, It mostra as desventuras de Pennyswise, o palhaço dançarino, entidade que se alimenta de crianças a cada 27 anos.

Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly, o Clube dos Perdedores, acabam se unindo para enfrentar “a coisa”, e encontram o verdadeiro significado da amizade.

Porém, o ser retorna para se vingar quando os garotos se tornam adultos, e todos precisam se reunir para terminar a batalha de uma vez por todas.

A obra ganhou notoriedade pro se passar em dois períodos de tempo distintos sem causar confusão aos leitores, além de trabalhar bem seus personagens.

It – A Coisa está extremamente popular nos dias de hoje, graças à adaptação cinematográfica dividida em duas parte, com uma lançada em 2017 e a outra presente nos cinemas até a data de escrita da matéria.

Confira o trailer da primeira parte de It!

Qual sua obra favorita de Stephen King?

IT 2: Entrevista com o diretor Andy Muschietti e a produtora, Barbara Muschietti

---