Parada do Orgulho LGBTQIA+ receberá segunda edição virtual

Por - 19/05/21

(atualizado dia 22/05, às 14h)

Em breve já estaremos no mês de junho, muito conhecido por ser voltado ao Orgulho LGBTQIA+, cuja escolha se deu simbolizando a Revolta de Stonewall em junho de 1969.

Como é comum nesta época, acontece em São Paulo a Parada do Orgulho LGBTQIA+, que antes da pandemia do coronavírus, acontecia pela Avenida Paulista com shows e desfiles.

Ano passado, por conta do isolamento social, o evento chegou a acontecer de maneira virtual, e uma segunda edição está confirmada para este ano!

O evento será realizado no dia 06 de junho, a partir das 14h, com previsão de oito horas de duração, com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube da Dia Estúdios, da APOLGBT-SP e dos apresentadores da edição.

"Há 4 anos eu tive a ideia de fazer a transmissão da Parada, porque entendi que as pessoas não tinham noção de que o que acontecia na Avenida Paulista era muito mais do que uma simples festa. Nada é aleatório, há todo um enredo, com cada trio elétrico representando uma causa. Meu objetivo é que cada transmissão reflita exatamente essa estrutura e que possamos levar para todo o mundo a mesma história na luta por reivindicação de direitos que é contada na Paulista há 25 anos”, contou Rafa Dias, diretor-geral da Dia Estúdio.

Antes de shows (cujas atrações ainda serão confirmadas), o casal do canal Diva Depressão irá mostrar os bastidores e levantar questões acerca da comunidade, que serão debatidos pelos convidados e pelos hosts Lorelay Fox, Spartakus, Nátaly Neri, Mandy Candy, Bielo, Lucas Raniel, Louie Ponto, Jean Luca e Alberto Pereira Jr.

Realizando há 25 anos, o evento sempre conta com um tema central, e em 2021 será a luta pelo respeito às pessoas com HIV/Aids, em prol de que pessoas positivas a doença não devem se esconder, envergonhar ou discriminar por causa disso.

Saiba mais sobre o tema

Os médicos infectologistas Vinícius Borges e Rico Vasconcelos, e a co-vereadora de São Paulo Carolina Iara, que vive com HIV, são algumas das pessoas que irão participar da Parada SP Ao Vivo e enriquecer ainda mais o conteúdo.

Entre as organizações presentes que apoiam o evento, realizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), estão o Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Grupo de Incentivo à Vida (Giv), Grupo Pela Vidda SP, Fórum das ONG Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), Rede de Jovens SP+, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids e o Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (Mopaids).

O tema HIV/Aids: Ame + Cuide + Viva + é um alerta para a sociedade combater os estigmas e preconceitos que cercam o vírus, mas também é um convite para celebrar a vida, a alegria e a união das pessoas LGBT+ e de toda a sociedade, principalmente neste momento em que o país ainda enfrenta, a duras penas, a pandemia do coronavírus.

Uma prova da importância do tema está no Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV/Aids de 2019, realizado pelo Unaids nas cidades de São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre e Manaus.

Cerca de 47% das pessoas entrevistadas nessas cidades revelaram terem sido alvo de comentários ou fofocas sobre sua soropositividade. A difamação também está dentro da família, como relataram 42% dessas pessoas. Enquanto cerca de 19% afirmaram terem sofrido assédio verbal pelo mesmo motivo.

Por isso, a APOLGBT-SP abraça o tema e traz essa discussão ao evento. A ideia é contribuir com a mensagem de que viver com o vírus não deve ser motivo para se esconder, se envergonhar ou discriminar.

“É importante entender que o HIV/Aids não é exclusividade de algumas pessoas ou de determinados grupos. É um tema que deve ser abordado com inteligência, empatia e boa vontade por toda a sociedade porque é transversal e perpassa por diversos recortes sociais, étnicos-raciais, religiosos e geográficos”, afirmou Cláudia Regina Garcia, presidente da APOLGBT-SP.

“Mas também é importante tratar do assunto com leveza para podermos amar mais, cuidarmos mais uns dos outros e vivermos mais e melhor. É isso que queremos trazer nessa segunda versão virtual da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo”, explicou ela.

"Vale lembrar que o tema foi, durante muito tempo, um dos maiores, se não o maior, tabu para nossa comunidade LGBT”, complementa Renato Viterbo, vice-presidente da associação.

Serviço: 25ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (2021)

Data: 6 de junho, a partir das 14h

Tema: HIV/Aids: Ame + Cuide + Viva +

Onde: No YouTube, nos canais da APOLGBT-SP, Dia Estúdio e dos apresentadores

Mais informações sobre o tema, acesse o Manifesto oficial da 25ª edição da Parada.

Canais dos apresentadores:

Diva Depressão: https://www.youtube.com/channel/UCMpWpGXG8tlWA6Xban2m6oA

Lorelay Fox: https://www.youtube.com/channel/UC-NW3bCGpuJm6fz-9DyXMjg

Spartakus: https://www.youtube.com/channel/UC34UfLmI_CZ72VW7Y4Vibww

Nátaly Neri: https://www.youtube.com/channel/UCjivwB8MrrGCMlIuoSdkrQg

Mandy Candy: https://www.youtube.com/user/mandyparamaiores

Bielo: https://www.youtube.com/channel/UCTTrv6jPUogSB2KlHMlM8Ew

Lucas Raniel: https://www.youtube.com/channel/UC5T4b6Nbe-rBRjqtOzMG7tg

Louie Ponto: https://www.youtube.com/channel/UCotvjHFuCq-wQS31N6G9S5g

Jean Luca: https://www.youtube.com/channel/UCgMuI-QIs-U8kNNjo4NCjRQ

Tags: ,