Paulo Vilhena financia festival de curtas

Por - 29/06/20

Reprodução/Instagram @vilhenap

Nesse tempo de pandemia por conta do novo coronavírus, os vizinhos têm sido nosso contato mais próximo com o mundo exterior (isso para quem cumpre a quarentena!). E foi atento ao som da vizinhança nesses últimos cem dias de reclusão, que Paulo Vilhena teve a ideia de fazer arte a partir dos ruídos, cores e cheiros vindos deles.

No último dia 20 de abril, o ator Paulo Vilhena e sua sobrinha, a jornalista Mari Vilhena, lançaram o desafio a profissionais e amadores do setor audiovisual: registrar em vídeos com duração de até cinco minutos o que, suposta ou realmente, acontece além e aquém de suas janelas. O resultado virou o Festival Filma em Casa.

"Eu precisava criar algo para ressignificar o momento, exercer minha criatividade. Apresentei a ideia no Instagram, e 109 criativos se inscreveram no prazo proposto. Aí, formamos trios de trabalho por meio de um sorteio virtual e demos 25 dias pra galera entregar os curtas, se organizando de maneira remota e a partir do tema sugerido pela (dramaturga e roteirista) Thelma Guedes. Tivemos 99% de engajamento", contou Paulinho ao jornal Extra.

O ator está agora envolvido nos preparativos para a cerimônia de premiação, no próximo domingo (4), quando os vencedores serão anunciados em live no perfil @festfilmaemcasa.

" Estou chamando o evento de 'Oscarito'. Pode ser que o tapete vermelho vire um lenço dessa cor e que o traje não seja tão de gala. Mas já estamos preparando a plataforma, para exibir os vídeos da disputa, e um roteiro, costurado por uma cena musical", disse.

Premiação

O primeiro e segundo colocado levam prêmios em dinheiro (R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente), desembolsados pelo próprio ator. Terceiro, quarto e quinto lugares serão honrados com artes dos acervos dos desenhistas Angeli, Glauco e Laerte (não necessariamente nessa ordem), e os destaques em outras categorias, como Fotografia, Maquiagem e Figurino, Roteiro, Direção, Atuação e Trilha Sonora, receberão vídeos com análises de experts como o diretor de TV Rogério Gomes (Papinha), os cineastas Lais Bondanzky e Daniel Rezende, o estilista Walério Araújo, e os próprios Paulo e Mari Vilhena.

"Quis contribuir tanto artística quanto financeiramente. Uma graninha como essa, de "três paus", rende "um barão" para cada um do trio vencedor. Nesse momento difícil, é uma ajuda, né?"

Famosos participam

Em meio aos concorrentes desconhecidos do grande público, nomes de destaque no cenário artístico nacional, como o ator Dudu Azevedo (o lutador Wallace Wu, de Fina Estampa) e o diretor Raoni Carneiro (marido de Fernanda Rodrigues, diretor da turnê de Sandy e Junior no ano passado e responsável pelo Só Toca Top, na Globo). Segundo Vilhena, a violência doméstica foi um dos assuntos mais recorrentes nos curtas produzidos.

"Daila Ferreira, uma das participantes, se inspirou no festival e, a partir de sua experiência pessoal, desenvolveu um projeto paralelo, chamado Lockdown Não Tem Vacina, para se comunicar com outras mulheres que já sofreram violência doméstica. Agora, são 25 cabeças produzindo um outro curta-metragem sobre o tema", orgulha-se. 

Questionado como seria se ele retratasse o som de sua vizinhança, o ator não titubeou e deu as versões Rio, onde mora de frente para o mar do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e São Paulo, onde tem uma confortável casa na Chácara Klabin.

"Quando estou em São Paulo, é barulho de obra e criança chorando. No Rio, são as ondas do mar batendo à porta. Duas realidades bem antagônicas, mas minhas."

In love

A quarentena de Vilhena tem sido compartilhada com a namorada, a estudante de Direito Maria Luiza Silveira, de 23 anos, e a cadelinha Conceição.

"Luiza mora com os pais, passamos só alguns dias juntos. Estamos nos conhecendo ainda melhor (eles namoram há oito meses). Eu sou capricorniano, gosto de tudo organizado. E me dou bem com as tarefas domésticas, já que aprendi a me virar sozinho aos 17 anos. Cozinho e faxino bem. Só não passo roupa, nunca me fez falta", brinca. 

Paulinho Vilhena passa por procedimento de implante capilar
Paulo Vilhena não suporta quarentena e vai surfar
Paulo Vilhena sobre sua ida à praia: 'Saúde mental'
 

---