Notícias às 08:00

Príncipe Andrew fica de fora da festa do centenário do pai

Reprodução/Instagram

Príncipe Philip vai comemorar 100 anos dia 10 de junho do ano que vem e o Palácio de Buckingham já prepara várias comemorações para celebrar seu centenário. É possível que os duques de Sussex, Príncipe Harry e Meghan Markle, estejam presentes nas celebrações, junto ao filho Archie, que já terá dois aninhos nessa ocasião. 

Se por um lado, o marido da Rainha Elizabeth II ficará feliz de ver novamente toda a família reunida para celebrar sua vida, ele está sofrendo muito, segundo o autor e especialista em assuntos da realeza, Nigel Cawthorne, que escreveu o livro Prince Andrew: Epstein and the Palace, lançado em abril passado. 

Segundo Nigel, minimizar a presença de seu filho Andrew nas comemorações de seu 100º aniversário é um grande esforço que Philip está fazendo. Ele continua apoiando o filho em meio às acusações e investigação de pedofilia e abuso sexual, que manchou o nome do ex-marido da Duquesa de York Sarah Ferguson. 

"Príncipe Philip ficou chateado de ter que minimizar a participação de Andrew… Ele é extremamente amoroso e orgulhoso de seu filho, mas sabe que seu nome atualmente é como veneno, e ele terá de abrir mão pelo bem da realeza", disse Cawthorne em entrevista ao jornal Express. 

"A decisão de reduzir o papel do Príncipe Andrew nas celebrações planejadas para seu 100º aniversário é uma das decisões mais difíceis que o Príncipe Philip já teve de tomar. Ele gosta muito do filho, e vai ceder com grande desgosto, à pressão da mídia.", justifica Nigel. "Mas ele sabe que a sobrevivência da monarquia exige que o Palácio de Buckingham fique longe de seu filho", afirmou. 

"Terá sido um golpe enorme e certamente tirará um pouco do brilho das comemorações quando acontecerem no próximo ano, para que Philip não tenha Andrew ao seu lado. Este é um momento comovente e a perda do título de HRH [Sua Alteza Real, do inglês His/Her Royal Highness] provavelmente é simplesmente uma questão de tempo.", assegurou. 

Segundo a imprensa inglesa, devido ao seu envolvimento com o falecido pederasta e depredador sexual Jeffrey Epstein, a participação de Andrew no evento em junho de 2021 será 'a mínimo possível'. 

Entre os eventos que acontecem para marcar o aniversário do Príncipe Philip está uma exposição que está sendo organizada pela The Royal Collection Trust. 

Meghan Markle não pretende voltar a atuar
Filho de Meghan Markle e Príncipe Harry ainda pode ser rei
Príncipe Harry faz homenagem para Princesa Diana

Andrew e o caso Epstein

 

O príncipe Andrew se aposentou do cargo público em novembro do ano passado, poucos dias depois de sua desastrosa entrevista com a apresentadora Emily Maitlis sobre as acusações contra ele no caso Epstein. 

O duque de York queria esclarecer seu relacionamento com o criminoso sexual, no entanto, depois que a entrevista foi ao ar, ele foi criticado por dizer que 'geralmente não se arrependia' de sua associação com o ex-financista. 

O príncipe Andrew também foi acusado de não expressar empatia pelas vítimas do empresário. 

O duque, que nega totalmente qualquer delito, anunciou em 20 de novembro em um comunicado pessoal que se retiraria temporariamente de seus deveres reais.

Notícias Relacionadas