Protagonista de Chaves tenta vencer doença grave

Por - 24/09/06

Reprodução

Famíliares do protagonista e criador do Chaves, Roberto Gómez Bolaños, 77 anos, está bastante preocupada com a sua saúde. A mulher do ator, Florinda Meza, mais conhecida como Dona Florinda, contou que o artista sofre de uma doença grave que ameaça fechar a sua traquéia e asfixiá-lo.

"Trata-se de uma alergia que, quando surge, deixa seu corpo cheio de manchas e protuberâncias, inclusive no interior da garganta", comenta a publicação.

A doença surgiu há dois meses e Bolaños trata-se com medicamentos de última geração, na tentativa de vencer o sério problema.

"Ele toma diariamente uma injeção para controlar essa perigosa alergia. É preocupante porque sempre que o problema aparece, sua traquéia vai fechando e não o deixa respirar", revelou Florinda.

As informações são do site mexicano La Botana.

 

Trajetória do pai de Chaves e Chapolin

 

Escritor, publicitário, desenhista, compositor de músicas e letras de canções populares, ator, diretor, produtor, Roberto Gómez Bolaños nasceu em 21 de fevereiro de 1929, na Cidade do México. É pai de 6 filhos.

O criador e protagonista dos seriados Chaves e Chapolin estudou engenharia, mas nunca exerceu. Ele se iniciou como publicitário para a empresa D’Arcy, aos 22 anos.

Na metade da década de 50, a atividade de Gómez Bolaños como roteirista foi muito intensa. Escreveu para rádios, programas de TV e cinema. Durante 10 anos alimentou com seus roteiros o programa semanal Cómicos y canciones, que fez muito sucesso.

Entre 1960 e 1965, dois programas disputavam o primeiro e segundo lugar da TV mexicana, e ele escrevia ambos. Eles eram: "Estudio de Pedro Vargas" e o já mencionado "Cómicos y canciones".

Em 1966, o ator Mario Moreno elegeu os roteiros de Gómez Bolaños para uma série que deveria se chamar El estudio de Cantinflas. Porém, o patrocinador cancelou o projeto.

No final de 1968, Gomes Bolaños foi contratado pela emissora TIM para que usasse em sua programação um espaço de meia hora em cada sábado. Assim, nasceram séries como Los supergenios de la mesa cuadrada e El ciudadano Gómez. Simultaneamente, nascia a carreira de ator Bolaños.

Em 1970, a TV aumentou o tempo de transmissão para uma hora e o horário utilizado passou a ser às segundas-feiras, às 20h. Então, a série passou a se chamar Chespirito, onde se incluíam diferentes quadros. E, deles, nasceu o personagem Chapolin Colorado e, um ano depois, o Chaves do Oito. Ambos personagens tiveram tamanha aceitação, que a emissora decidiu dar-lhes características de seriado, com um dia da semana para cada um, com meia hora de transmissão e em horário nobre.

Chapolin Colorado e Chaves abriram as portas do mercado internacional à TV mexicana. Em 1973, ambos os programas eram transmitidos para quase toda a América Latina, e em todos os países sua popularidade, ficando em primeiro lugar na audiência.

A partir de 1984, o programa voltou a ter uma hora de duração às segundas-feiras, às 20h, com o nome de Chespirito. Nessa época, Chespirito já era um sucesso, e assim seguiu sendo. Por 25 anos sem parar, todas as segundas-feiras, às 20h, Chespirito estava em quase todos os lares mexicanos.

Atualmente, a série segue sendo transmitida em toda a América Latina e na Espanha, com seu áudio original, mas também é dublado em outros idiomas, em mais de dez países: os programas de Bolaños podem ser vistos, tanto no Brasil, como em Angola.

Fonte: site chespiritobr.com

---