Quem é Xamã, o rapper que é crush de famosas e tem passado de falas machistas

Por - 04/01/22

XamãFoto: Reprodução/ Twitter @xamaoficial

O propósito inicial da vida de Jason Fernandes era ser advogado. Depois de cursar a faculdade de direito, trabalhar em lojas e dar expediente até como ambulante, vendendo amendoim no trem, em 2017 o rapper natural de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, se tornou o Xamã e hoje é o dono da música mais ouvida do Brasil, “Malvadão 3”.

Aos 32 anos, ele alcançou o topo. Xamã, que participou de coletivos de rap como 1kilo e Cartel MCs, ocupa atualmente o 1º lugar no Spotify brasileiro e português, e 38º no mundial; é número 1 no YouTube de Portugal e 4 no Brasil; está na primeira posição no Brasil no iTunes, Shazam e Deezer. Além disso “Malvadão 3” foi um dos hits da virada de ano, levando o rap a uma lista dominada por piseiros de artistas como Marcinho e Danny.

A letra de “Malvadão 3” fala sobre a bunda. Ela seria uma cura para quase todos os problemas do cantor, exceto para o preço do transporte público no Rio: “Oh, governador, baixa a passagem, que meu bolso não aguenta”.

“Com todo respeito, mina. Um marimbondo te mordeu ou nessa bunda tem fermento?”, pergunta ele em determinado trecho.

FEATS DE RESPEITO E MUITO CONCEITO

Xamã começou sua carreira como rapper tarde, aos 27 anos, em batalhas de rimas, onde se destacou e ganhou notoriedade. Ele não tinha dinheiro para comprar beats, então dedicou-se à poesia, chegando a ser um dos primeiros colocados em grandes concursos de literatura. Além do rap, o rock foi muito presente em sua vida, além do cinema. Tanto que ele lançou um curta-metragem inspirado em filmes de terror.

Na carreira solo, Xamã já lançou três álbuns e o mais recente é “Zodíaco”, de dezembro de 2020. As músicas fazem menção aos signos e é um trabalho cheio de parcerias.

Marília Mendonça, Gloria Groove, Luísa Sonza e Agnes Nunes participam do disco de rap. A saudosa Rainha da Sofrência solta o vozeirão em “Leão”, música composta por Xamã. Além de mostrar sua conhecida potência vocal, a falecida cantora se arrisca na poesia falada do rap. “Foi uma das maiores parcerias que fiz na vida”, disse Xamã.

No clipe, Marília e Xamã mostram o clima descontraído dos bastidores. “Foi a primeira vez que tomei vinho na vida. Foi bem divertido esse dia, bem engraçado”, lembrou ele, 

Foto: Reprodução/ Facebook Xamã

REI DELAS

GKay já foi apontada como affair de Xamã. E não foi a única. O rapper namorou Thaís Braz, logo que a ex-sister deixou o “BBB21”. E ele contou ao participar do quadro Pego, Penso ou Passo, do canal de Matheus Mazzafera no YouTube que ficaria com Jojo Todynho, Grazi Massafera, Anitta e Aline Campos (ex-Riscado).

O cantor contou ainda que se envolveu com Luísa Sonza. “Ah, mas você já ficou com a Luisa, que ela falou aqui”, disparou Mazzafera. Sem graça, o rapper foi questionado quanto daria para o beijo da ex-namorada de Vitão. Em resposta, ele alegou que vai beijá-la toda vez que a encontrasse, dando a entender que foi nota 10.

Xamã tem uma filha, Akasha, de 04 anos, fruto do relacionamento do cantor com a modelo e atriz Natasha Hoffemann. Ela vive coma mãe em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo.

O rapper já foi até alvo de uma falsa paternidade. Em pleno dia dos pais, em 2021, o cantor foi acordado com uma notícia mais do que surpreendente: ele seria pai! Segundo o jornalista Leo Dias, uma estudante de direito, Nicole Junqueira, disse ter descoberto a sua gravidez somente no dia do parto e revelou que o bebê seria, supostamente, filho do artista.

Segundo o colunista, Nicole contou que ela e Xamã se conheceram há nove meses, em um camarim de uma boate no Rio de Janeiro. Na ocasião, os dois teriam tido uma relação sexual e nunca mais tido contato um com o outro. A estudante ainda alegou que não teria se relacionado com mais ninguém pois, segundo ela, “estava estudando demais”. Quanto à menstruação, tudo teria seguido regularmente ao longo dos últimos meses.

Até que Nicole passou a sentir fortes dores abdominais e ido para o hospital. Após ser atendida, a jovem teria sido surpreendida com a notícia de que estava em  trabalho de parto. O garoto teria nascido saudável, com 3,7 quilos, e toda a família teria ficado espantada com a situação. “Quando eu olhei para o meu filho, vi que era a cara do Xamã. Já avisei a ele que ele é pai. E já falei pra ele marcar o DNA. Eu não tenho dúvida alguma de que o filho é dele”, disse a jovem.

A assessoria de Xamã afirmou que o cantor não foi procurado por Nicole, mas reforçou que o artista estaria à disposição para assumir a responsabilidade como pai. Em alguns áudios enviados a Leo Dias, Xamã ainda afirmou que não estava conseguindo conversar com a estudante e que as únicas informações que ele tinha sobre ela eram as da própria matéria.

Mais tarde, porém, com toda a repercussão do caso, Nicole desmentiu a notícia e afirmou que tudo não passou de uma invenção. Em uma conversa divulgada pelo próprio Xamã, a jovem afirmou que o filho não era dele. “Não sei como vou desfazer isso, eu não estava nada bem. O filho não é seu”, disse.

Veja+: Uau! Saiba tudo sobre a parceria de Dennis, Ludmilla e Xamã

No Instagram, Leo Dias se pronunciou sobre o ocorrido e afirmou que processará a estudante por ter inventado a história.

“As medidas judiciais contra Nicole Junqueira por explanar e sustentar uma informação de cunho falacioso, fake news, já estão sendo tomadas. Afinal a fake news inventada por ela prejudica tanto o cantor quanto a credibilidade da Coluna Leo Dias.

O Instagram já foi acionado para que as mensagens enviadas por ela sejam resgatadas no sentido de reaver as provas enviadas pela estudante”, escreveu o colunista.

Foto: Reprodução/ Instagram @thaisbraz

FALAS MACHISTAS E HOMOFÓBICAS

Internautas resgataram postagens antigas de Xamã no Twitter, em que o artista foi homofóbico e machista. No domingo, 02 de janeiro, ele usou a rede social para falar sobre o acontecido, e disse se arrepender de ter essa postura no passado. O gatilho para as pesquisas do público foi o comentário “ninguém vai querer ter filho contigo”, feito pelo rapper, na postagem de um rapaz supostamente homossexual.

“Fui criado ouvindo várias falas homofóbicas e machistas, assim como todo cidadão de subúrbio. A falta de educação no Brasil gera isso. Tive, sim, falas homofóbicas e machistas no passado. Me arrependo de cada uma delas”, começou ele. “Com o tempo, meu amadurecimento me fez perceber que todos precisamos de reeducação. Não se permita pensar pequeno pra sempre, quebre suas convicções ignorantes… ame incondicionalmente”, completou.

ACLAMADO NO ROCK IN RIO

Em 2019, ano em que lançou o segundo álbum, “Iluminado”, repleto de feats do hip hop com parceiros como Orochi, Filipe Ret e Major RD.

No mesmo ano, em setembro, o rapper carioca se apresentou no Rock in Rio. Aclamado pelo público, ele levou ao palco uma batalha de rap da qual participaram fãs.

Em um dos momentos inesquecíveis da apresentação, Xamã entoou trechos de músicas da banda Charlie Brown Jr., pedindo que os fãs cantassem o mais alto possível, para que Chorão – vocalista do Charlie Brown Jr. morreu em 2013 – ouvisse. O público, em grande parte composto por adolescentes, se aglomerou (na época ainda era possível, sem medo) e ovacionou Xamã.

Antes do festival, resumiu o som que ele faz: “Toco na boate mais playboy da cidade, toco na favela, a senhora que está arrumando a casa me escuta. É assim que eu tento capturar as pessoas, com a linguagem popular mesmo. A rua é como eu tenho de inspiração. Não sei tirar inspiração de outra coisa a não ser da rua.”

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Xanddy fará show para ajudar vítimas das chuvas na Bahia
Após boatos de separação, Sabrina Sato e Duda Nagle se reencontram
Tadeu Schmidt revela tensão às vésperas da estreia do ‘BBB’

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino