Rafa Brites dá voz ao livro ‘Síndrome da Impostora’

Por - 12/02/22

Rafa Brites

O livro “Síndrome da Impostora”, escrito pela apresentadora Rafa Brites e publicado pelo selo Academia da Editora Planeta, acaba de ganhar uma versão em audiobook. Disponível no aplicativo Skeelo, o audiolivro mantém uma das características mais marcantes da obra: o tom de conversa. Agora, literalmente com voz, os leitores podem acompanhar os relatos pessoais da autora sobre perfeccionismo e baixa autoestima.

A obra fala muito bem sobre a sensação comum, principalmente entre as mulheres, de não se ver boa o suficiente ou de se sentir uma fraude. Rafa detalha esses sentimentos e aponta como a síndrome pode realmente afetar a vida das pessoas. O livro ainda traz dois pontos curiosos, sendo um deles a citação da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que sofria com a síndrome, e o outro relacionado ao que a autora chama de Sociedade Secreta de Impostoras Anônimas, já que mesmo sendo comum, muitas pessoas não expressam esse sentimento.

A escritora lembra que a proposta da obra é de trazer reflexões a partir de situações que aconteceram com ela ao longo da vida e da carreira e o audiobook reforça ainda mais a linguagem adotada por ela na escrita. “Parecia que eu estava conversando comigo. E foi assim que eu escrevi mesmo, em tom de conversa. Agora que gravei falando, senti isso mais forte ainda. Foi uma bela conversa”, relata ela.

Rafa ainda lembra que mesmo se conhecendo e percebendo esse processo, a síndrome insiste e é preciso buscar técnicas para lidar com ela. “Como eu falo no livro, a Síndrome da Impostora é uma sensação interna com reflexo de um cenário externo. Então, enquanto os problemas forem estruturais, dificilmente uma mulher não vai se deparar com essa sensação na vida. Mas sim, existem várias técnicas para não deixarmos ela nos empacar”.

Atualmente, Rafa Brites, que é formada em administração de empresas e pós-graduada em neurociência e comportamento, desenvolve o projeto Transformando Sonhos em Realidade com foco em atividades motivacionais, de liderança e desenvolvimento pessoal direcionado às mulheres.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.