Rafael Portugal sobre carreira musical: ‘Eu componho desde os 16 anos’

Por - 24/05/21

Divulgação/TV Globo/Reinaldo Marques

Rafael Portugal é um homem de poucas palavras, tímido, o rapaz que conquistou o público com sua espontaneidade diante das câmeras, vem construindo sua própria história, e está se dedicando a um sonho antigo, a carreira de cantor. 

Nesta entrevista exclusiva ao OFuxico, o humorista falou sobre o lançamento de duas canções: “Te dar a Flor” e “Dona da Pista”, que fazem parte do projeto “RP Feat”, e ainda sobre: “No Limite”, “5X Comédia”, série exibida no Amazon Prime e “Porta dos Fundos”.

Um sonho musical

“Eu componho desde os 16 anos, mas nunca pensei que um dia poderia gravar, a vida foi me apresentando cantores que viraram meus amigos, e outros são fãs do trabalho que agradeço e trocamos elogios", afirmou.

"Com isso fui conhecendo pessoas do meio musical como por exemplo, Umberto Tavares, que é um dos maiores do mundo em produção musical, e convidei amigos para gravar composições minhas. Estou muito feliz! O nome do projeto é “RP Feat” e as músicas são “Te dar a Flor” e “Dona da Pista”, disse empolgado.

Série “5X Comédia”

Com histórias que têm como ponto de partida o isolamento social, Rafael interpreta em um dos episódios da série, “5X Comédia”, um porteiro de um prédio de luxo. Com críticas sociais a respeito das diferenças de classe durante a pandemia, o ator acredita que é possível entender a mensagem mesmo sendo entretenimento.

“Eu acho que sim, o humor tem esse poder”, reforçou o ator que comentou sobre a experiência de gravar uma série, mesmo com suas limitações. “Eu gravei com um câmera apenas, fazíamos testes toda semana de PCR. É muito diferente porque a gente se envolve em tudo de alguma maneira, os figurinos são enviados e a gente mesmo separa, pelo computador o diretor vai direcionando, e etc. Mudança radial, mas uma alegria poder fazer e assim chegar nas pessoas que precisam e desejam assistir algo novo e de humor”, disse. 

Bem resolvido com a profissão, Rafael se acha um cara engraçado.

“Eu amo fazer as pessoas rirem, faço piada o tempo todo em casa, às vezes preciso até dar uma segurada”, confidenciou o humorista, que faz parte de um dos maiores canais de humor atual, “Porta dos Fundos”, que vez ou outra, são críticos por suas piadas.

“Tem piadas que vai fazer você rir e outras não. A piada tem disso, e que bom que é assim”, admitiu. 

“Porta dos Fundos”

Sobre a nova rotina de trabalho e as adaptações das piadas que conversam com a realidade atual, perguntamos para o humorista se é mais difícil manter a criatividade em tempos de pandemia.

“Eu não criei nenhuma piada com história sobre a pandemia. Fiz alguns vídeos com roteiros do “Porta dos Fundos”, mostrando a realidade de se estar em quarentena. Mas todas criadas pelos roteiristas do canal”. Sobre o humor amenizar o sofrimento, ele disse: “No “Porta” estamos falando de uma realidade que estamos vivendo, mas eu acredito que logo vamos sair disso tudo”, explicou ele, se é possível rir em meio a tragédia.  

Apesar de pertencer a um universo predominantemente masculino, Rafael entende a importância de se abrir mais espaço para as mulheres que representam a comédia no Brasil. 

“A Bruna Luise é uma comediante incrível, e acabou de ganhar um prêmio na comédia, tem muitas mulheres incríveis. O meu programa “A Culpa é do Cabral” desde o início a diretora, a roteirista, a diretora de produção, a figurinista, são mulheres. Eu trabalho com mulheres incríveis e acredito que vai crescer ainda mais”.

Frutos do "BBB"

Ainda em clima de “BBB21”, os fãs do programa pediram para que o ator também fosse escalado para um quadro de humor no reality “No Limite”, questionado sobre o que poderia acontecer, ele disse que ainda não sabe, e completou:

“Eu amei ver o público me convocando para o “No Limite”, mas meu projeto com a Rede Globo é sempre para o BBB. Eu amo fazer o CAT. Sou grato por essa oportunidade de estar às terças de paredão e ter a resposta gigante do público”, comemorou. 

Mas se tem algo que ajudou essa visibilidade, foram as redes sociais, e apesar de ser um pouco tímido em suas respostas, Rafael sabe fazer um bom uso das ferramentas.

“Eu gosto de usar as minhas redes sociais para fazer as pessoas rirem. Falo muito pouco do meu dia a dia, mas uso de fato com uma continuação do meu trabalho”, disse o ator que é reservado quando o assunto é vida pessoal.

Rafael Portugal conquistou o País com o CAT do BBB

---