Regina Duarte faz desabafo sobre saída do governo Bolsonaro

Por - 06/06/20

Reprodução/Instagram

Após passagem bastante criticada pela classe artística e que durou apenas dois meses e meio à frente da Secretaria de Cultura de Jair Bolsonaro (sem partido), a atriz Regina Duarte resolveu desabafar no Instagram, onde é seguida por quase 2,5 milhões de pessoas.

Ao retirar Regina do cargo, Bolsonaro havia prometido em vídeo que ela comandaria a Cinemateca Brasileira, mas depois o presidente não cumpriu a promessa feita à atriz diante das câmeras.

O desabafo de Regina acontece 15 dias depois de ela deixar o cargo. A atriz que interpretou a Viúva Porcina, a que foi sem ter sido, na novela Roque Santeiro, afirmou que foi "enredada num universo muito mais preocupado com Ideologias do que com Cultura".

Regina começou assim seu texto: “E por falar em Cultura… … aceitei assustada o convite para a Missão. Aceitei por amor ao meu País, por paixão irrefreável por Arte e Cultura, por confiança no governo Bolsonaro”, disse a atriz que abandonou 50 anos de TV Globo para se tornar parte do time de Bolsonaro.

“Aceitei porque muita gente, muita gente mesmo, quando cruzava comigo, em qualquer lugar, com o olho brilhando de esperança, dizia: 'Aceita, Regina!' Minha inexperiência em gestão pública foi crucial para que eu descobrisse, até com certo atraso, que o Projeto de Cultura com que sempre sonhei era inviável, porque eu estava enredada num universo muito mais preocupado com Ideologias do que com Cultura”, pontou a veterana atriz.

Atriz diz ter sofrido 'pressões cotidianas'

Ela ainda falou que foi muito pressionada no cargo. “As pressões cotidianas de gente que desconhece a máquina da administração pública foram companheiras constantes”, disse a atriz deu chilique em uma entrevista ao vivo na CNN Brasil e não quis ouvir reinvindicações da atriz Maitê Proença, dizendo que a emissora estava “desenterrando mortos” e que “não foi combinado”.

Em seu desabafo, Regina continua: “Sempre me pareceu nítido que havia uma torcida nas mídias, nas redes sociais para que a minha gestão não se consolidasse. E sigo Secretária”, avisou.

“Não me permito sair deixando incompletas lutas e conquistas para o Setor Cultural. Um exemplo? A Convocação pelo Ministério do Turismo, da reunião do Conselho Gestor da ANCINE para que o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) seja liberado. Editais que darão novo fôlego à Cultura Brasileira serão novamente possíveis", escreveu Regina.
 

Regina diz que mostrará 'legado'

Ela ainda disse que edita um vídeo para mostrar o que fez pela cultura durante sua passagem relâmpago por Brasília.

“Trabalho ainda na edição de um vídeo com textos e imagens que falam do Projeto de Cultura que pude construir com minha Equipe. Não foi pouca coisa. Em breve vou ter a alegria de comunicar as ações que minha passagem pela Secretaria Especial da Cultura deixa como legado a quem me suceder”, avisou.

Durante sua gestão, Regina Duarte chegou a dizer à Unesco que os artistas e técnicos de seu país estavam assistidos na pandemia do novo coronavírus, mas foi desmentida pela cantora Anitta, que informou à Unesco que os artistas e técnicos não havia recebido nenhum tipo de ajuda do governo federal na pandemia e estavam passando por sérias dificuldades.

 

Regina Duarte não ocupará cargo na Cinemateca, em São Paulo


Lima Duarte alfineta Regina Duarte após deixar cargo


Regina Duarte deixa cargo no governo e web repercute


Regina Duarte rebate críticas: ‘Estou sendo vítima’

---