Relembre a carreira de Tarcísio Meira, que completaria 86 anos nesta terça-feira (5)

Por - 05/10/21

Retrato Tarcísio Meira

No último dia 12 de agosto, perdemos um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira. Tarcísio Meira morreu vítima das complicações causadas pelo novo coronavírus.

O País ficou órfão de um ator extraordinário e olha que essa nem foi a primeira profissão escolhida por ele. Tarcísio queria ser Diplomata, porém desistiu da ideia ao ser reprovado na primeira prova que fez para o Instituto Rio Branco, em 1957.

No mesmo ano, estreou no teatro com a peça ‘A Hora Marcada. Em 1959, fez seu primeiro espetáculo profissional, ‘O Soldado Tanaka’, convidado por Sérgio Cardoso.

Veja+: Nora de Tarcísio Meira relata sonho que teve com o falecido sogro

Além disso, Tarcísio encantou o público com o seu casamento duradouro com Glória Menezes. Eles se casaram em 1962 e da união nasceu Tarcísio Filho.

Nesta sexta-feira, 5 de outubro, o ator completaria 86 anos. Pensando nisso, nós do OFuxico relembramos a carreira brilhante de Tarcísio Meira.

CONFIRA!

Veja+: Tarcísio Meira e Glória Menezes recebem homenagem em forma de música

Bob, em A Gata de Vison (1968)

Tarcísio Meira fez diversas novelas nas extintas TVs Tupi e Excelsior antes de brilhas na tela da Rede Globo. Em “A Gata de Vison”, de 1968, o ator interpretou Bob, um agente federal que se sente dividido entre o amor que sente pela criminosa Maggie (Yoná Magalhães) e o cumprimento da lei.

Tarcísio Meira e Yoná Magalhães, em A Gata de Vison
Tarcísio Meira e Yoná Magalhães, em A Gata de Vison – Foto: Arquivo Pessoal/Yoná Magalhães

Sandro de Aragão, em A Rosa Rebelde (1969)

Em “A Rosa Rebelde”, novela de 1969, Rosa Malena (Glória Menezes) lidera um grupo que luta contra a ocupação francesa. A rebelde se infiltra na corte, mas se apaixona pelo capitão do exército napoleônico, Sandro de Aragão (Tarcísio Meira).

Tarcísio Meira, em A Rosa Rebelde
Tarcísio Meira, em A Rosa Rebelde – Foto: Divulgação/TV Globo/CEDOC

João Coragem, em Irmãos Coragem (1970)

Em “Irmãos Coragem”, da Rede Globo, João Coragem tem seu próprio garimpo e é um dos principais opositores de Pedro Barros (Gilberto Martinho), para quem é obrigado a vender suas pedras.

O rapaz não gosta de violência, e prefere acreditar na lei. No decorrer da trama, ele se envolve com a filha do seu inimigo, Lara (Glória Menezes).

Tarcísio Meira, em Irmãos Coragem
Tarcísio Meira, em Irmãos Coragem – Foto: Divulgação/TV Globo/CEDOC

Rodrigo, em Cavalo de Aço (1973)

Em “Cavalo de Aço”, da Rede Globo, Rodrigo busca de vingança pelo assassinato dos pais e lidera uma rebelião contra o inescrupuloso latifundiário Max (Ziembinski). Ao longo da trama, ele se divide entre o amor da fazendeira Miranda (Glória Menezes) e o da filha de seu inimigo, Joana (Betty Faria).

Tarcísio Meira, em Cavalo de Aço
Tarcísio Meira, em Cavalo de Aço – Foto: Divulgação/TV Globo/CEDOC

Hugo Leonardo e Raul, em O Semideus (1973)

Na novela “O Semideus”, o industrial milionário Hugo Leonardo (Tarcísio Meira), famoso por sua personalidade excêntrica e pelo temperamento instável, desaparece depois de um misterioso acidente de lancha. O sumiço é uma cilada de seus inimigos para tomar seu império.

Eles substituem o empresário pelo sósia Raul (também Tarcísio Meira), que assume a identidade e os negócios do desaparecido.

Tarcísio Meira, em O Semideus
Tarcísio Meira, em O Semideus – Foto: Divulgação/TV Globo/CEDOC

Diogo Maia, em Espelho Mágico (1977)

Em Espelho Mágico, de 1977, Tarcísio Meira deu vida a Diogo Maia, um dos mais populares atores da televisão, que atua em novelas ao lado de Leila Lombardi (Glória Menezes), sua mulher. No final da trama, o personagem embarca sozinho para a Europa, onde participaria de um filme.

Tarcísio Meira, em Espelho Mágico
Tarcísio Meira, em Espelho Mágico – Foto: Divulgação/Nelson Di Rago/TV Globo

Felipe, em Guerra dos Sexos (1983)

Em “Guerra dos Sexos”, o ator interpretou Felipe, um rapaz machista e teimoso. Casou-se e separou-se várias vezes por conta de uma incompatibilidade natural com as mulheres, apesar do desejo que sente por elas.

Tarcísio Meira, em Guerra dos Sexos
Tarcísio Meira, em Guerra dos Sexos – Foto: Divulgação/Nelson Di Rago/TV Globo

Renato, em Roda de Fogo (1986)

Empresário bem sucedido, Renato Villar (Tarcísio Meira) mantém um casamento de aparências com Carolina (Renata Sorrah), uma mulher fria e ambiciosa, que sonha ver o marido na Presidência da República. A novela dá uma reviravolta quando Renato descobre que tem um tumor no cérebro, que lhe causa fortes dores de cabeça.

Ao saber que só tem, no máximo, mais seis meses de vida, ele se transforma. No plano pessoal, termina o casamento com Carolina para viver seu amor por Lúcia (Bruna Lombardi). No profissional, decide destinar parte dos lucros de sua empresa a uma fundação.

Tarcísio Meira, em Roda de Fogo
Tarcísio Meira, em Roda de Fogo – Foto: Divulgação/TV Globo/CEDOC

Diogo, em De Corpo e Alma (1992)

Em “De Corpo e Alma”, Tarcísio interpretou Diogo, um juiz marcado por sua honestidade. Ele é casado com Antônia (Betty Faria), porém se apaixona perdidamente por Bettina (Bruna Lombardi), e os dois passam a viver um caso.

A moça sofre um acidente de carro fatal. Com a morte cerebral diagnosticada, seu coração é transplantado em Paloma (Cristiana Oliveira), por quem Diogo se apaixona.

Tarcísio Meira, em De Corpo e Alma
Tarcísio Meira, em De Corpo e Alma – Divulgação/TV Globo

Giuseppe Berdinazzi, em O Rei do Gado (1996)

Italiano proprietário de uma fazenda de café, Giuseppe vive em guerra com o vizinho Mezenga (Antônio Fagundes). Por causa de uma faixa de terra localizada na divisa das duas fazendas.

Encara como uma afronta imperdoável o fato de sua filha Giovanna (Letícia Spiller) amar Henrique (Leonardo Brício), filho de seu maior inimigo.

Tarcísio Meira, em O Rei do Gado
Tarcísio Meira, em O Rei do Gado – Foto: Divulgação/Jorge Baumann/TV Globo

João, em Um Anjo Caiu do Céu (2001)

João é um homem que tem uma enorme habilidade no trato com as pessoas. Ele sempre esteve ocupado demais com sua dedicação exclusiva às causas maiores da humanidade e, por isso, enfrenta inevitáveis consequências.

Em coma depois de um acidente, recebe a visita do anjo Rafael (Caio Blat), que lhe concede mais meses de existência, com a condição de consertar sua vida pessoal.

Tarcísio Meira, em Um Anjo Caiu do Céu
Tarcísio Meira, em Um Anjo Caiu do Céu – Foto: Divulgação/Cristiana Isidoro/TV Globo

Bóris, em O Beijo do Vampiro (2002)

Com 800 anos de idade, Bóris é poderoso, inteligente e experiente. Seu grande objetivo é ter um descendente, já que a raça dos vampiros está praticamente dizimada no planeta.

Tarcísio Meira, em O Beijo do Vampiro
Tarcísio Meira, em O Beijo do Vampiro – Foto: Divulgação/TV Globo/CEDOC

Frederico Copola, em A Favorita (2008)

Copola é um senhor jovial, idealista e muito querido pela vizinhança da cidade fictícia de Triunfo. Ele é casado com Iolanda (Suzana Faini), mas nunca esqueceu Irene (Glória Menezes), seu amor de juventude.

Tarcísio Meira, em A Favorita
Divulgação/João Miguel Junior/TV Globo

Lorde Williamson, em Orgulho e Paixão (2018)

Lorde Williamson é um poderoso industrial inglês. Implantou estradas de ferro no Brasil, deixou os negócios sob comando do filho e voltou para a Inglaterra com a filha, desonrada por um falso amor.

O nobre só regressa anos depois ao Vale do Café, para impedir a relação do filho Darcy (Thiago Lacerda) com uma mulher que considera indigna, Elisabeta (Nathalia Dill).

Tarcísio Meira, em Orgulho e Paixão
Tarcísio Meira, em Orgulho e Paixão – Foto: Divulgação/João Miguel Junior/TV Globo

MAIS FOTOS!

PRINCIPAIS NOTÍCIAS:
Nego do Borel foi visto de lancha em Itacuruçá, diz colunista
Noiva de Lucas Penteado tentou suicídio, afirma colunista
Nego do Borel é encontrado em hotel em Vila Isabel
‘Não estou aguentando a pressão, A Fazenda vai me pagar’, disse Nego do Borel
Mãe da ex-noiva de Lucas Penteado detona ator e o acusa de esconder pertences da filha: ‘Isso é crime’

Tags: