Notícias às 02:00

Relembre as atrizes que viveram as Helenas de Manoel Carlos

TV Globo/Divulgação/Montagem

Com o recente retorno de duas tramas de sucesso, Mulheres Apaixonadas no canal Viva e Laços de Família, no Vale a Pena Ver de Novo, ambas escritas pelo autor Manoel Carlos, foi o gancho que OFuxico precisava para fazer uma viagem ao túnel do tempo, e resgatar as demais atrizes que viveram algumas das Helenas do dramaturgo brasileiro.

Atualmente podemos ver nas reprises Vera Fisher e Christiane Torloni. Mas, veteranas como Maitê Proença e Julia Lemmertz também já viveram o papel na teledramaturgia. Contudo, há uma única artista que viveu não somente uma, duas… Mas TRÊS vezes a icônica personagem.

Lembrou-se de quem estamos falando? Uma dica: recentemente ela se enveredou pelo viés político… Já sabe? Senão, vem com a gente que vamos revisitar as intérpretes que foram selecionadas para protagonizar as respectivas tramas de Maneco.

1. Lilian Lemmertz – Baila Comigo (1981)

1.Lilian Lemmertz – Baila Comigo (1981)

A primeira Helena de Manoel Carlos foi a saudosa Lilian Lemmertz – mãe de Julia Lemmertz. A história de Baila Comigo mostra Quinzinho e João Victor gêmeos idênticos que não sabem da existência um do outro. Eles foram separados quando bebês. João Victor foi criado pelo pai, Joaquim Gama, e Quinzinho ficou com a mãe, Helena (Lilian Lemmertz). Joaquim e Helena se conheceram em Porto Alegre e se apaixonaram.

Julia Lemmertz lança livro sobre a mãe, no Rio

2. Maitê Proença – Felicidade (1991)   

2.Maitê Proença – Felicidade (1991)

A novela que conta a história de Helena (Maitê Proença). Os primeiros capítulos se passam na fictícia Vila Feliz, cidade no interior de Minas Gerais. Lá, durante um jogo do Brasil na Copa do Mundo, o carioca Álvaro conhece Helena e os dois se apaixonam. No entanto, ela acaba se casando com Mário. O casamento fracassa, e os dois se separam. Algum tempo depois, Helena e Álvaro se reencontram, mas, dessa vez, ele é quem está comprometido.

Maitê Proença estreia peça de sua autoria: O Pior de Mim

3. Regina Duarte – História de Amor (1995)

3.Regina Duarte – História de Amor (1995)

Quem falou Regina Duarte acertou! A atriz e ex-Secretária Especial da Cultura foi Helena em três diferentes novelas de Manoel Carlos. A primeira foi em História de Amor. Helena é mãe de Joyce, com quem vive uma relação de muito amor e amizade. Não chegou a se casar com Edgar Assunção, pai da jovem, mas morou com ele muitos anos. Fez dois anos de faculdade, sonhou formar-se em Letras, mas, ao conhecer Assunção, um desportista de sucesso, foi ficando cada vez mais dona de casa. Sente-se atraída pelo médico Carlos, mas, para viver seu amor, terá que enfrentar a rivalidade de Paula e Sheila.

Regina Duarte sofre acidente e quebra três dentes

4.Regina Duarte – Por Amor (1997)     

4.Regina Duarte – Por Amor (1997)

Helena é divorciada de Orestes com quem teve uma única filha, Maria Eduarda. Com parte da herança que recebeu pela morte do pai, comprou um apartamento no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, viajou, educou primorosamente a filha e investiu em um estúdio de decoração, em sociedade com uma amiga, Flávia.

Regina Duarte quer voltar a atuar na TV Globo, diz colunista

5.Vera Fischer – Laços de Família (2000)        

5.Vera Fischer – Laços de Família (2000)

Helena é uma empresária bem-sucedida, bonita, livre e independente, que se apaixona por Edu, um rapaz mais novo. É mãe de Camila e Fred, e tem uma neta, Nina. Ao longo da trama, abre mão do namorado para a filha, já que ambas se apaixonam, e envolve-se com Miguel.

Vera Fisher dá dica cultural na web: ‘Indo para a noventena'

6. Christiane Torloni – Mulheres Apaixonadas (2003)

6.Christiane Torloni – Mulheres Apaixonadas (2003)

Helena é professora de História e diretora de uma grande escola de segundo grau no Rio de Janeiro, a Escola Ribeiro Alves (ERA), que pertence ao marido, Téo, e à cunhada, Lorena. É casada com Téo, há mais de 15 anos, e com ele adotou Lucas. Mesmo sendo uma mulher confiante e segura, Helena passa por uma fase de incertezas e dúvidas quanto à sua felicidade.

Christiane Torloni sobre críticas à Fina Estampa: ‘Na ficção você pode e deve ser livre’

7.Regina Duarte – Páginas da Vida (2006)   

6.Christiane Torloni – Mulheres Apaixonadas (2003)

Helena é médica obstetra que, quando a novela começa, vive uma crise no casamento com Greg. Não se realizou como mãe, já que a única filha que gerou morreu ainda criança. Com ela moram a fiel empregada Lídia e o filho de uma ex-empregada, o jovem Salvador, que ela praticamente adotou após a morte da mãe. No hospital onde trabalha, mantém uma relação tumultuada com o médico Diogo, de quem foi namorada quando estava na faculdade. Helena se defronta com um dilema grave quando Nanda dá à luz uma criança com síndrome de Down, rejeitada pela avó. Apegada ao bebê, ela adota a menina.

Globo exclui Regina Duarte na divulgação de reprise de Vale Tudo

8.Tais Araújo – Viver a Vida (2009)   

8.Tais Araújo – Viver a Vida (2009)

Helena é top model de renome internacional. Está no auge da carreira, aos quase 30 anos. Criada em Búzios, balneário do Rio de Janeiro, foi para a capital ainda na adolescência, onde iniciou sua carreira. Mora em um simpático apartamento com a amiga Ellen. Como modelo, viajou o mundo, morou em vários países e conquistou estabilidade financeira. A maturidade precoce a colocou no centro da família. Teve dois romances marcantes, mas sempre colocou a carreira em primeiro plano. Durante um desfile em Búzios, conhece Marcos e se encanta com seu cavalheirismo. Ao longo da trama, envolve-se também com Bruno.

Taís Araujo e Lázaro Ramos sobre série: 'Mudou o clima em casa'

9.Julia Lemmertz – Em Família (2014) 

Duas vidas unidas pelo amor e pela família, mas também por ciúme, culpa e inveja. Em Família gira em torno da história dos primos Laerte e Helena. Com três fases, indo dos anos 1980 até 2014, a trama começa em Goiás e se desenrola vinte anos depois no Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, passando por Viena, na Áustria.9.Julia Lemmertz – Em Família (2014)

Duas vidas unidas pelo amor e pela família, mas também por ciúme, culpa e inveja. Em Família gira em torno da história dos primos Laerte e Helena. Com três fases, indo dos anos 1980 até 2014, a trama começa em Goiás e se desenrola vinte anos depois no Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, passando por Viena, na Áustria.

Julia Lemmertz aparece em fotos raras com o filho e o neto. Veja!

Notícias Relacionadas