Relembre os principais papéis de Fernanda Vasconcellos na TV

Por - 15/01/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram/TV Globo/Montagem

Fernanda Vasconcellos é uma dessas artistas que enche os olhos do telespectador, sempre ávido por atuações convincentes e tocantes. Aos 36 anos, sendo 22 deles dedicados à TV, a atriz conquistou respeito e admiração do público e crítica.

Dona de uma beleza delicada, olhos vibrantes e personalidade intensa, a artista iniciou sua carreira como assistente de palco dos programas Fantasia e Domingo Legal, ambos exibidos no SBT.

Contudo, o anseio pelas artes dramáticas era latente. O ano de 2005 foi o pontapé inicial de uma nova jornada. Ao passar nos testes para interpretar a protagonista Betina de Malhação, concretizava-se ali um sonho real e o desafio de se manter no ofício, evoluindo a cada novo projeto.

Após 15 anos representando diversas crias fictícias, mulheres únicas que marcaram a história da teledramaturgia brasileira, entre elas: Nanda, Laura, Nelinha, Ana, Malu… ela se considera uma vitoriosa, sem nunca se estagnar na perigosa “zona de conforto”. Ao contrário. A famosa está sempre se desafiando, independente da linguagem ou veículo.

Desde 2019, vem emprestando sua sensibilidade à personagem Lígia na obra que já virou um clássico delicioso de se ver, Coisa Mais Linda, elogiada série da Netflix. Não bastasse isso, presenteou os fãs ao exibir toda vilania de Bruna, na reprise especial da novela Haja Coração, no horário das sete da Globo.  

Para celebrar ambos os projetos, OFuxico resgatou do fundo do baú, outros papéis marcantes de Fernanda Vasconcellos na telinha.

Veja!

 

Páginas da Vida (Nanda) 2006 

Páginas da Vida (Nanda) 2006

Filha de Marta e Alex, irmã de Sérgio. Estuda História da Arte em Amsterdã e namora Léo. Jovem inteligente e romântica sonha com a felicidade mais do que com sucesso e dinheiro. Vive com a mesada que seus pais lhe mandam. Quando se descobre grávida, sonha com o apoio do namorado e com uma vida comum, mas ele foge da responsabilidade e a deixa. Não podendo enfrentar a gravidez sozinha, volta para o Brasil. Dá à luz a um casal de gêmeos e morre em seguida. A menina nasce com síndrome de Down.

Desejo Proibido (Laura) 2007 

Desejo Proibido (Laura) 2007

Ana encontrou Laura, ainda bebê, dentro de uma canoa, à deriva no Rio Itareré, e decidiu adotá-la. Quando jovem, Laura vai para São Paulo estudar em um colégio de freiras, mas retorna a Passaperto para passar férias de verão. Começa um namoro arranjado com Henrique, mas descobre o verdadeiro amor quando conhece Miguel. É linda, corajosa e corre atrás de seus objetivos, sem perder a doçura.

Tempos Modernos (Nelinha) 2010 

Tempos Modernos (Nelinha) 2010

Filha mais nova – e preferida – de Leal, irmã de Regeane e Goretti. Por ser tão parecida com o pai, principalmente no jeito teimoso de ser, pensar e agir, a relação dos dois tem altos e baixos. As brigas camuflam um amor imenso e uma forte admiração que tem por Leal. Nelinha é simples, e esta talvez seja sua maior virtude para conquistar amigos e amores. É firme na defesa de seu ponto de vista e tem um enorme coração, o que pode ser comprovado por meio de suas atitudes. Apaixona-se por Zeca, e também se envolve com Renato. Mais tarde, descobre que não é filha legítima de Leal, o que nem ele sabia.

A Vida da Gente (Ana) 2011 

A Vida da Gente (Ana) 2011

Filha de Eva, que nunca escondeu sua predileção pela caçula em detrimento de Manuela. Apesar disso, as duas irmãs mantêm uma sólida amizade, o que as fortalece diante das tiranias da mãe. Precoce no esporte e disciplinada, Ana tem uma carreira promissora como tenista, mas, modesta, não se deslumbra com a fama. Foi criada com esmero por Eva, que a exibe como um troféu, gerenciando sua vida e carreira. Vive sob a pressão treinadora Vitória e da expectativa materna, o que a faz questionar sua carreira, principalmente após o nascimento de Júlia.

Sangue Bom (Malu) 2013 

Sangue Bom (Malu) 2013

Filha legítima de Bárbara e Plínio e irmã adotiva de Amora. Malu é formada em pedagogia e faz pós-graduação em assistência social. Não tem nada a ver com o mundo de fama e excessos em que vivem Bárbara e Amora. É capaz de defender seus princípios com grande valentia e convicção. Mas, quando o assunto é amor, Malu fica insegura. Chega a se apaixonar por Bento, amor de infância de Amora, mas termina a novela ao lado de Maurício.

Haja Coração (Bruna) 2016/2020 

Haja Coração (Bruna) 2016

Namorada de Giovanni. Trabalha como advogada no Grand Bazzar. Ao ter o relacionamento ameaçado, explode o complexo gastronômico e cultural para fazer com que Giovanni dependa dela. Morre queimada.

Coisa Mais Linda (Lígia) 2020 

Coisa Mais Linda (Lígia) 2020

Em Coisa Mais Linda, fatores importantes são levantados pela personagem Lígia, como o aborto, que tanto no século 20 quanto no século 21 ainda é visto com semelhança pela sociedade, e a violência doméstica, essa que persiste e fortalece os casos de feminicídio, morte por ser do gênero feminino. Somado a isso, a personagem ainda tem a complexidade de escolher entre a carreira almejada e o casamento, pois, para a época, o sinônimo de mulher no trabalho era um homem falido.

Fernanda Vasconcellos relembra tombo em premiação

---