Relembre todos os especiais de Roberto Carlos na Globo

Por - 22/12/22

Roberto Carlos EspecialDivulgação Globo

Chegou o tão esperado momento de comemorar o Natal em companhia do Rei. Programado para ser exibido nesta sexta-feira, 23 de dezembro, o especial de Roberto Carlos brilhar pelo 46º. ano consecutivo nas telas dos televisores de todo o Brasil.

Atração cativa na programação de fim de ano da emissora, o Especial de Roberto Carlos só não foi exibido em 1999, devido ao estado de saúde de Maria Rita, esposa de Roberto que morreu em 19 de dezembro daquele ano, e em 2020, por conta do lockdown decretado por conta da pandemia de COVID-19.

Batizado este ano como “Como é grande meu amor por você”,  o programa especial de 2022 mostrará Roberto em duetos inéditos que passam por ritmos variados como o sertanejo, forró, samba e, é claro, o romantismo de sempre, marca registrada do cantor.

Maiara & Maraisa, Raça Negra e Lucy Alves foram escalados para dividir o palco com o cantor que não deixará de cantar seus grandes sucessos.

QUANDO E ONDE ASSISTIR O ESPECIAL DE ROBERTO CARLOS

O Especial Roberto Carlos – “Como é grande meu amor por você”,  vai ao ar na Rede Globo nesta sexta-feira, dia 23 de dezembro às 22h25, logo após a novela “Travessia”. A produção é de Samantha Abel, direção geral de Angélica Campos, direção artística de LP Simonetti e direção de gênero de Boninho.

RELEMBRE TODOS OS ESPECIAIS DE NATAL ROBERTO CARLOS NA GLOBO

Qual outro cantor realizou o feito de estar no ar por 46 anos como uma das atrações especiais da programação de Natal? Esse feito pertence a Roberto Carlos e certamente não irá se repetir com outro astro da música.

Além do programa anual da semana do Natal, Roberto Carlos contabiliza também outros sete especiais: “Roberto Carlos In Concert”(1988), “Pavarotti e Roberto Carlos”(1998), “Bossa Nova 50 Anos” (2008), “Elas Cantam Roberto Carlos” (2009), “Especial Roberto Carlos 50 Anos” (2009), “Emoções Sertanejas” (2010) e “Roberto Carlos em Jerusalém”(2011).

OFuxico relembra todos os especiais de Natal do Rei, com informações e fotos relacionados ano a ano. Confira!

1974 – ROBERTO CARLOS PELA PRIMEIRA VEZ

Em seu primeiro programa especial da Globo Roberto contou um pouco de sua história mostrando cenas da pequena cidade de Cachoeiro de Itapemirim, município no interior do Espírito Santo onde nasceu; dirigiu pelas curvas da estrada de Santos e cantou ao lado de seus grandes amigos como Erasmo Carlos, Antônio Marcos, o ator Paulo Gracindo, o artista plástico Juarez Machado e os personagens do programa infantil “Vila Sésamo” (1972).

Entre os 22 sucessos cantados por ele estavam “Proposta”, “Eu Quero Apenas”, “Não Quero Ver Você Triste” e “O Calhambeque” que contou com a participação de Dudu Braga, filho Roberto, na época mais conhecido como Roberto Carlos Segundo ou Segundinho.

Exibido no 25 de dezembro. A direção foi de Augusto César Vanucci        

1975 – A VIDA LOUCA DO REI

Neste segundo ano de especial, o Rei mostrou sua vida agitada, com shows no exterior, fãs enlouquecidos se esgoelando para ver o seu ídolo e cenas do cantor  durante uma viagem de avião.

Desta vez Roberto não se limitou a cantar seus sucessos. Ele abriu o leque e deu espaço para grandes nomes como Sílvio Caldas, Dorival Caymmi, Caetano Veloso, além dos super amigos Erasmo Carlos e Wanderléa que se apresentaram em um cenário colorido, com fantasias de contos infanto-juvenis.

1976 – NO TOM DA MPB

Exibido na véspera do Natal, neste ano o especial de Roberto decidiu prestar um tributo aos grandes nomes da música brasileira. Assim, as primeiras cenas mostraram o Rei cantando “O Calhambeque” acompanhado pela flauta de Altamiro Carrilho. Na sequência o telespectador pôde ver o Rei interpretando alguns de seus sucessos na companhia de músicos consagrados, como Maurício Einhorn, Zé Menezes, Hamilton, Paulo Moura e Nilson, Norival e Chiquinho de Moraes.

Uma ceia de Natal reuniu Roberto aos bambas da MPB representados por Aracy de Almeida, Carlos Galhardo, Linda Batista, Moreira da Silva, Isaurinha Garcia e Orlando Silva. O ponto alto da noite foi presença de Tom Jobim cantando ao lado de Roberto sua canção “Lígia”.

1977 – ROBERTO EM RITMO DE COPA e ROCK “N”ROLL

Gravado na Concha Acústica da UERJ o show do ei reuniu mais de 12 mil pessoas.

Exibido em 24 de dezembro, o esperado show anual da Globo focou na Copa do Mundo que se realizaria no ano seguinte. As cenas do cantor  apareceram intercaladas com imagens da Seleção brasileira. A genialidade de Garrincha e Pelé foi lembrada e os craques apareceram conversando com o cantor. Rivelino, que ainda representava uma promessa para a seleção canarinho também teve seu momento de glória.

Entre os sucessos mostrados de Roberto e Erasmo Carlos estavam “Se Você Pensa” e “Amada Amante”. Roberto decidiu fazer uma surpresa para seu amigo Tremendão e apareceu cantando “Amigo” para Erasmo. Na sequência, vestidos com macacões que marcaram a última fase artística de Elvis Presley, os dois grandes parceiros prestaram um tributo ao astro do rock cantando “Tutti Frutti”, “Long Tall Sally”, “Hound Dog”, “Blue Suede Shoe” e “Love Me Tender”.

Outros compositores também ganharam destaque na atração, entre eles “Ponteio” (Edu Lobo e Capinam), “Wave”(Tom Jobim) e “Travessia” (Milton Nascimento e Fernando Brant).

1978 – DIREITOS DAS CRIANÇAS E BANCO DA PRAÇA  

Neste ano Roberto brilhou na tela logo no início de dezembro. Exibido em 28 de dezembro de 1978, o especial “Um Milhão de Amigos” mostrou os melhores momentos da participação do artista no lançamento da campanha Ano Internacional da Criança, comemorado no ano seguinte. A campanha, desenvolvida pela TV Globo em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), representou o primeiro passo para o “Criança Esperança”, criado em 1986.

Foi lindo ver Roberto Carlos lendo trechos da Declaração dos Direitos da Criança e, cantando sucessos como “Eu Quero Apenas”, mais conhecida como “Um Milhão de Amigos”.

Ao lado de Os Trapalhões e As Patotinhas o Rei cantou “Noite Feliz”, em um dueto com Freddy Cole ele interpretou “For Once In My Life”. Para completar dois momentos inesquecíveis: Roberto no banco da “Praça da Alegria” contracenando com a Velha Surda (Roni Rios); e homenageando as crianças ao lado do ator Lima Duarte .

1979 – TODO MUNDO VAI AO CIRCO


“Circo Eletrônico” foi o tema deste especial que marcou os 15 anos do artista na TV Globo. Na abertura Roberto convidou o público dizendo: “São 15 anos de vida, venha conhecer o nosso circo eletrônico. Ele é feito de gente como você. Venha comigo!”.

Roberto já era apaixonado por novelas e apareceu visitando os estúdios da emissora. Neste ano Rei  também brincou de ser ator e brilhou em esquetes de humor. Os Trapalhões fizeram uma paródia, e a música “Amanhã de Manhã” virou “A Mamãe de Mamãe”. O cantor também dividiu a cena com o Dr. Sardinha, de Jô Soares; a Salomé, de Chico Anysio; e o professor de mitologia Arquiles Arquelau,  de Agildo Ribeiro.

Os atores Paulo Gracindo, Francisco Cuoco, Dina Sfat e Vera Fischer também marcaram presença recitando poemas de Vinicius de Moraes e Manoel Bandeira ao lado do Rei. Formando um casal com Christiane Torloni, Roberto interpretou um texto sobre os problemas de um casal. Maria Bethânia participou pela primeira vez do especial do Rei cantando “Desabafo”.

Exibido em 21 de dezembro de 1979.         

1980 – UM GRANDE SHOW GRAVADO EM SÃO PAULO

Por conta do lançamento do Ano Internacional do Deficiente (em 1981), neste a no o “Roberto Carlos Especial” mostrou na íntegra o show do cantor no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.


Pela primeira vez na história dos especiais, não houve quadros, nem participações especiais. Roberto cantou 23 músicas e apenas “Guerra dos Meninos” foi gravada fora do palco do Anhembi. O vídeo foi gravado em Nova York, diante do prédio da ONU, ao lado de um coro de 40 crianças da United Nations International School


Exibido em 23 de dezembro de 1980.         

1981 – TOM JOBIM, VINÍCIUS, BEATLES E JOVEM GUARDA

Para marcar os 40 anos do cantor, a atração  contou com momentos de muita emoção de Roberto Carlos ao lado dos três amigos da Jovem Guarda. Cenas emocionantes mostraram Wanderléa, que acabara de dar à luz o primeiro filho, Leonardo, recebendo a visita de Roberto e Erasmo na maternidade. No palco a Ternurinha cantou “Facho de Luz”.

Outros grandes momentos: o Rei entrevistando Maria Bethânia, que recitou “Soneto da Fidelidade”. Ela também cantou “Se Todos Fossem Iguais a Você”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes e na sequência Raul Cortez e Paulo Gracindo interpretaram sonetos de Vinicius.

Roberto relembrou o programa do Chacrinha, onde apareceu como o Cantor Mascarado.  Os Beatles, outra fonte de inspiração do cantor, também teve seu momento de glória na festa do mais novo quarentão. John Lennon, que morreu no ano anterior, foi lembrado pela Orquestra da TV Globo e pelos convidados Paulo Moura, Radamés Gnatalli, Peter Dauelsberg e Ed Maciel. Roberto Carlos tocou “Imagine” no piano.

O especial terminou com Roberto, Tom e Bethânia cantando “Eu Sei Que Vou Te Amar”. Exibido em 24 de dezembro de 1981        

1982 – CHARLES CHAPLIN E A NAMORADA DO REI

Para prestar um tributo aos cinco anos da morte de Charlie Chaplin, Roberto Carlos se vestiu de Carlitos e, ao som de “Smile”, relembrou o gênio do cinema, que com “seu amor pelas crianças, seu esperança no jovens, seu carinho à velhice , nos ensinou que o caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza”. Ainda na pele do icônico personagem do cinema mudo, com a participação de sua então namorada Myrian Rios, Roberto Carlos tocou no piano a canção “Cama e Mesa”.

Em um cenário retratando um saloon de filme de faroeste, o Rei se juntou a Erasmo Carlos vestidos de cowboys, cantarem “Meus Amores da Televisão” e “Mesmo Que Seja Eu”. As atrizes Bruna Lombardi, Carla Camurati, Christiane Torloni, Irene Ravache, Regina Duarte, Lídia Brondi e Debora Bloch fizeram uma deliciosa participação especial nesse momento.

Também participaram do programa as cantoras Jane Duboc, Joanna, Joyce, Maria Bethânia e Zizi Possi e o ator Reginaldo Faria.

Exibido em 24 de dezembro de 1982 e dirigido por Carlos Augusto Oliveira (Guga Oliveira).      

1983 –  DIRETO DO GINÁSIO DO IBIRAPUERA

Neste ano um grande show foi transmitido ao vivo, diretamente do Ginásio do Ibirapuera que estava lotado. Apenas algumas músicas foram pré-gravadas. Participações de Erasmo Carlos, Djavan e Gal Costa.

No intervalo de algumas canções, Roberto apareceu respondendo perguntas  feitas por  moradores de diversas cidades brasileiras.

Dirigido por Maurício Tavares, foi exibido em 23 de dezembro de 1983.  

1984 – NA BOLEIA DO CAMINHÃO

Foi o ano do lançamento de “Caminhoneiro”, canção que  se transformou rapidamente na mais tocada do ano. Durante a gravação do especial Roberto aprendeu a dirigir uma carreta e apareceu logo na abertura dirigindo um caminhão pela estrada.

No meio do caminho o Rei encontrou o amigo Erasmo Carlos e Simony, na época integrante do grupo “Balão Mágico”. Em um cenário de desenho animado, os três cantaram “É Tão Lindo”.

O especial teve ainda participação da Blitz, banda revelação que representou o maior sucesso do ano.

Dirigido por Aloysio Legey e Walter Lacet, foi exibido em 28 de dezembro de 1984.       

1985 – 20 ANOS DE JOVEM GUARDA

Vestindo terno branco e blusa amarela, Roberto Carlos comemorou os 20 anos da Jovem Guarda e da TV Globo. Neste ano o especial retomou os esquetes de humor com participações de Jô Soares e Chico Anysio, além dos atores Lima Duarte e Regina Duarte e do apresentador Cid Moreira.

Os convidados do Rei foram Erasmo Carlos, Wanderléia, Rosemery, Martinha, Cleyde Alves, Valdirene, Ed Wilson, Ed Carlos, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Jorge Ricardo, Ary Sanches e Márcio e Ronaldo do grupo Vips, grandes nomes da Jovem Guarda. Tim Maia, Milton Nascimento e Ultraje a Rigor dividiram o palco com o cantor.

Myrian Rios, namorada do Rei, foi e estrela do videoclipe da música “A Atriz”, lançada naquele ano por Roberto.

Dirigido por Augusto César Vanucci e exibido em 27 de dezembro de 1985.

1986 – O ANO DO PALHAÇO

Roberto Carlos se vestiu de palhaço para abrir  o especial batizado de “Um Circo Chamado Brasil”. Gal Costa cantou “Aquarela do Brasil” , de Ary Barroso, com o Rei, que também homenageou o samba e a música sertaneja.

O samba foi representado por Jovelina Pérola Negra, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, o conjunto Fundo de Quintal. Os sertanejos Chrystian e Ralf, Chitãozinho e Xororó e Ranchinho também estiveram presentes.

 Além da presença cativa de Erasmo Carlos, as atrizes Patrícia Pillar, Gloria Pires e Cassia Kis participaram declamando textos de Ronaldo Bôscoli, Rubem Braga e Artur da Távola.

Sempre preocupado com a ecologia, Roberto dividiu o palco com Tom Jobim e os dois cantaram “Estrada do Sol”. Exibido em 30 de dezembro de 1986.  

1987 – CONSTITUINTE EM PAUTA

Foi o ano de Roberto debater política e seu especial. Num bate papo com Fafá de Belém , a Constituinte e o futuro do Brasil foram discutidos. A cantora também cantou com o Rei os sucessos “Dilema” e “Como Vai Você”.

Gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, o palco da atração recebeu Jairzinho e Simony, a menina Gabriela e Erasmo Carlos .

Exibido em 29 de dezembro de 1987 e dirigido por Walter Lacet.

1988 –  DOBRADINHA COM CARLOS GARDEL

Entre os destaques desse ano estava o show de Roberto Carlos em Atlantic City, suas andanças por Nova York, uma entrevista com Ayrton Senna e um show gravado no teatro Fênix, no Rio de Janeiro.

Participações de Isabela Garcia no clipe da música “Se Você Disser Que Não Me Ama” e da cantora Rosana cantando “Custe o Que Custar” e “Vício.

Maior ícone do tango, Carlos Gardel foi homenageado com a canção “Volver”.

1989 – O REI NA AMAZÔNIA

O cantor abriu o “Roberto Carlos Especial – Amazônia” com uma declaração de amor e fé no Brasil. Ele interpretou a música “Amazônia” com uma pena de harpia no cabelo. Um clip mostrou cenas de destruição se mesclando às de árvores, bichos da mata atlântica e do Rei, dentro de um barco, às margens do rio Negro.

O programa teve gravações na Amazônia, em São Paulo e no Rio de Janeiro. No Rio, foram gravados dois shows: um na Quinta da Boa Vista, durante o Auto de Natal, e outro no Teatro Municipal. A modelo Luiza Brunet participou da gravação da canção O tempo e o vento e Simone foi a convidada especial e cantou Outra Vez.

Exibido em 27 de dezembro de 1989 e dirigido por Augusto César Vanucci.

1990 – DEFENSOR DA NATUREZA

“Verde é Vida” foi o título do especial que, mais lima vez, mostrou a preocupação de Roberto com a defesa da natureza. O programa misturou música com reportagens e ações ecológicas realizadas em diferentes cidades brasileiras.

Atores da Globo distribuíram 400 mil mudas de árvores em diferentes cidades do país.

Entre os artistas convidados estavam Eva Wilma, Carlos Zara, Raul Cortez e Lolita Rodrigues além da participação de Claudia Raia como apresentadora.

O especial teve duas partes: a primeira, das 14h30 às 17h30, foi transmitida ao vivo do Teatro Fênix, no Rio de Janeiro. A segunda parte foi exibida entre 22h15 e 24h e mostrou um show do cantor realizado dias antes, no estádio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Exibido em 25 de dezembro de 1990.

1991 – DEDICADO ÀS CRIANÇAS E IDOSOS

Empolgada com o novo modelo do ano anterior, a TV Globo voltou a exibir o especial de Natal do Rei dividido em duas partes: uma exibida à tarde e outra à noite, com direito a uma grande show de gala para convidados.

O título da atração foi “Roberto Carlos Especial: Viva Luz” e, na primeira parte o cantor dividiu a apresentação com a atriz Claudia Raia e a repórter Glória Maria.

O lado social ficou por conta da veiculação da campanha “Teste do Pezinho”, que se tornou obrigatório no ano seguinte. O exame, realizado até hoje, ajuda a detectar precocemente doenças graves em recém-nascidos.

Artistas do elenco da Globo participaram da ação gravada em diferentes cidades para ajudar no esclarecimento da população. Roberto Carlos também mandou seu recado para os políticos e chamou a atenção para o descaso com os mais velhos. A atriz Henriqueta Brieba falou sobre o abandono de instituições que cuidam de idosos.

No palco do teatro Fênix, no Rio de Janeiro, Roberto interpretou grandes sucessos ao lado de Chitãozinho e Xororó, Fagner, Fafá de Belém e Erasmo Carlos.          

Exibido em 25 de dezembro de 1991.

1992 –  NOITE PARA CELEBRAR OS AMIGOS

Neste ano o especial ganhou o título “Amigos”, em homenagem ao diretor Augusto Cesar Vannucci, que morreu no dia 30 de novembro do mesmo ano.

Roberto cantou ao lado de  Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Xuxa, Kátia e Chitãozinho e Xororó. A música “Um Milhão de Amigos” foi cantada por vários artistas da Globo.

Participações de França, Cassia Kis, Daniel Herz, Daniela Perez, Herson Capri e Gulu Monteiro num Auto de Natal relembrando a vida e a morte de Jesus.

Exibido em 25 de dezembro de 1992.

1993 –  CADILLAC VERMELHO NO PALCO

Gravado no Theatro Municipal de São Paulo, o especial mostrou o cantor entrando no palco em um Cadillac vermelho. Com os amigos Wanderléa e Erasmo Carlos, Roberto cantou um pout-pourri com sucessos da época da Jovem Guarda.

Participações da dupla Sandy e Junior cantando “Splish Splash”, e da atriz Regina Casé interpretando uma fã apaixonada que interrompeu o show em vários momentos.

Chico Buarque, Maria Bethânia e Leandro e Leonardo também estiveram presentes.

1994 – romantico, pop, rock e sertanejo

Gravado no estádio do Mineirinho, em Belo Horizonte, teve como convidados Fábio Jr., Cássia Eller, Barão Vermelho, Skank e Zezé Di Camargo e Luciano.

Exibido em 20 de dezembro de 1994.

1995 –  30 ANOS DA JOVEM GUARDA

Os 30 anos da Jovem Guarda foram comemorados com entrevista exclusiva com o cantor e um grande show com participações de Wanderléa, Erasmo Carlos, Silvinha, Deno e Dino, Martinha, Os Incríveis, Waldirene, Eduardo Araújo, Lilian, Ed Wilson, Jerry Adriani, The Fevers e Vips. Ângela Maria e Daniela Mercury também cantaram com o Rei.

Glória Maria entrevistou Roberto e falou sobre sucesso, carreira e o novo disco.

Exibido em 21 de dezembro de 1995 e dirigido por Jorge Fernando.        

1996 – PAIZÃO ROBERTO

Ano de revelação! Roberto Carlos usou seu especial para falar sobre o teste de paternidade que lhe rendeu mais um filho, Rafael Braga. O rapaz subiu ao palco e cantou “As Curvas da Estrada de Santos” com o pai.

O cantor foi entrevistado pelos jornalistas Pedro Bial, Ilze Scamparini, Leilane Neubarth e Glória Maria. Participaram do especial Almir Sater, Djavan, Sérgio Reis, Martinho da Vila e Roberta Miranda.

Exibido em 21 de dezembro de 1996.

1997 – O REI E O PAPA

Na noite de 23 de dezembro de 1997 Roberto Carlos se apresentou em um show no Teatro Fênix e teve como convidados Angélica, Titãs, Gal Costa e Só Pra Contrariar.

Um telão mostrou entrevistas com pessoas nas ruas lembrando as músicas do Rei e cenas das novelas “Zazá” (1997) e “Por Amor” (1997), que tiveram canções de Roberto Carlos na trilha sonora.

Foi o ano de ver Roberto Carlos cantando “Jesus Cristo” para o Papa João Paulo II. Participações dos Padres Zezinho e Antônio Maria Borges cantando “Coração de Jesus”.          

1998 – SUCESSOS ESCOLHIDOS PELO PÚBLICO

Para festejar os 40 anos de carreira de Roberto Carlos o diretor Roberto Talma assumiu a direção do especial e incrementou a atração com depoimentos de personalidades sobre Rei.  Participações de Claudia Raia, Glória Menezes, Sérgio Britto, Tony Ramos, Eva Wilma, Nicette Bruno, Paulo Goulart e o piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi.

No palco Dominguinhos, Kid Abelha, Robertinho do Recife e Erasmo Carlos.

Exibido em 22 de dezembro de 1998.

Em 1999,  pela primeira vez em 25 anos, o Roberto Carlos Especial não foi exibido porque o cantor estava abalado com o estado de saúde de sua esposa, Maria Rita, que lutava contra um câncer. Ela faleceu no dia 19 de dezembro.

2000  – FAMOSOS NA PLATÉIA

O show foi gravado nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, e contou com uma plateia de 200 artistas e convidados. O programa, que também exibiu uma entrevista com o Rei.

Exibido em 21 de dezembro de 2000 e dirigido por Roberto Talma.

2001 – ROBERTO, TITÃS E SKANK

Gravado nos Estúdios Globo, teve a participação de Samuel Rosa (do grupo Skank), de Tony Bellotto (da banda Titãs) e de Milton Guedes. No repertório canções como Entre “Emoções”, “É Proibido Fumar”, “É Preciso Saber Viver” e “Amor Sem Limite”.

Na plateia, artistas do elenco da Globo e jogadores de futebol, como Zico e o goleiro Julio Cesar.

Exibido em 22 de dezembro de 2001.

2002 – GLORIA MARIA ENTREVISTA O REI

Gloria Maria entrevistou o cantor e o especial intercalou as respostas de Roberto com trechos do show realizado pelo artista no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e partes do show “Amor sem Limite”, gravado na casa de espetáculos Via Funchal, em São Paulo.

Não faltaram grandes sucessos como “Força Estranha” (composta por Caetano Veloso especialmente para o cantor), “Além do Horizonte” (de Roberto e Erasmo), “Como É Grande o Meu Amor por Você”, “Amor Perfeito”, “Detalhes” e “Jesus Cristo”.

O especial terminou com o Rei cantando “Emoções”, a pedido de Glória Maria. 

Exibido em 18 de dezembro de 2002.

2003 – TRIBUTO A MARIA RITA

Desta vez o show de Roberto Carlos foi gravado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e contou ainda com cenas gravadas na Central Globo de Produção, com o cantor Zeca Pagodinho. Os dois cantaram clássicos como “Além do horizonte” e “Ai, que saudade da Amélia”.

Repetindo a tradição, Erasmo Carlos cantou “É preciso saber viver”. Roberto também fez um pout porri com as canções que representam cada uma de suas décadas de sucesso, para o público de 10 mil pessoas.

O momento mais emocionante foi quando o artista mostrou a canção “Para sempre”, música-título do CD lançado naquele ano pelo Rei, composta em homenagem à sua ex-mulher Maria Rita.

Exibido em 20 de dezembro de 2003.         

2004 – ROBERTO CARLOS 30 ANOS

Uma data especial festejada ao lado de convidados e amigos. Os 30 anos de carreira de Roberto foram comemorados com o show  “Para sempre”, em um Especial de 30 anos, que faz uma retrospectiva dos maiores sucessos de sua carreira, criado especialmente para a data.

Erasmo Carlos e Wanderléa relembraram músicas da Jovem Guarda e Ivete Sangalo cantou “Além do Horizonte” e “Se eu não te amasse tanto assim” em dueto com o rei.

Roberto abriu o show com “Emoções” e contou com um cadillac vermelho inflável no centro do palco. Em homenagem à Maria Rita, cantou “Acróstico”, enquanto um poema escrito por ele preenchia os telões que adereçavam o palco. Antônio Fagundes e Stênio Garcia participaram das gravações do Especial como Pedro e Bino, protagonistas da série “Carga Pesada”.

Exibido em 18 de dezembro de 2004

 2005 – ROBERTO, JOTA QUEST, ELVIS PRESLEY…

Sob a direção de Roberto Talma e a presença de cerca de quatro mil pessoas na plateia,  Roberto chamou ao palco Claudia Leitte, na época vocalista do grupo Babado Novo, e dividiu com ela os vocais da música “Amor Perfeito”.

Também estavam presentes o grupo Jota Quest cantando “Além do Horizonte”. Chitãozinho e Xororó relembrando sucessos como “É Preciso Saber Viver” e “Jesus Cristo”.

Erasmo Carlos e Wanderléa assistiram com o público vídeos antigos: um de Roberto e Erasmo cantando sucessos de Elvis Presley e outro do trio cantando “Ternura”.

Exibido em 21 de dezembro de 2005.

2006 –Roberto, marisa monte, benjor e leozinho

Aplaudido por três mil pessoas, Roberto dividiu o palco com  Marisa Monte, Roberto cantou “Amor, I love you” e “Eu te amo, eu te amo, eu te amo”, e com Jorge Benjor emplacou clássico de Tom Jobim. O público vibrou quando Roberto Carlos e MC Leozinho cantaram “Ela só pensa em beijar”.

Exibido em 16 de dezembro de 2006.

2007 –  DO ROMÂNTICO AO REGGAE

O momento mais inusitado mostrou Roberto sendo pedido em casamento por Alcione. Em parceria com Gilberto Gil ele cantou reggae de Bob Marley com Gilberto Gil; e a plateia se acabou de dançar com o Roupa Nova, cantando “Whisky a Go-Go”.

Camila Pitanga, que viveu a prostituta Bebel na novela “Paraíso Tropical”, foi a grande dama do ano. Ela dançou com Roberto e cantou em dueto interpretando “Como É Grande o Meu Amor Por Você”.

2008 – caetano veloso, rita lee, beija flor…

Gravado no Rio de Janeiro, o especial contou com participação de Rita Lee, Caetano Veloso, Zezé di Camargo e Luciano, Neguinho da Beija-Flor e a bateria da escola de samba.

O especial mostrou ainda um bate-papo emocionante entre Roberto Carlos e Caetano Veloso, intermediado por Nelson Motta.

2009 – 50 ANOS DE CARREIRA

Oito mil pessoas estiveram no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para a gravação do especial em comemorações aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos.

No repertório clássicos do seu repertório, e no palco os convidados Ana Carolina, Daniel, Dira Paes e o grupo Calcinha Preta.

2010 – DIRETO DAS AREIAS DE COPACABANA

Glória Maria foi mestre de cerimônias deste show dedicado aos moradores do Rio de Janeiro. Um milhão de pessoas estiveram nas areias da Praia de Copacabana para festejar o Natal ao lado do rei.

Dividiram o palco com o artista, Paula Fernandes, Bruno & Marrone, Exaltasamba e a bateria da Beija-Flor, escola de samba que teve Roberto Carlos como enredo do carnaval 2011. O Coral da Escola de Música da Rocinha encerrou o especial.

2011 – ROBERTO EM JERUSALÉM

Na noite de Natal deste ano foi reapresentado o especial ‘Roberto Carlos em Jerusalém’, exibido no dia 10 setembro do mesmo ano. O show foi gravado no Sultan”s Pool (Piscina do Sultão), próximo ao Monte Sião e junto às muralhas da Cidade Velha de Jerusalém.

Um momento épico da carreira do cantor. Roberto Carlos cantou em italiano, inglês, hebraico e espanhol. Apresentadora tradicional dos especiais do rei, Glória Maria também marcou presença no grande palco montado para a ocasião (40 metros de frente e 26 metros de profundidade).

Nos intervalos entre as canções, vídeos mostram o passeio do cantor pelos principais lugares de peregrinação.

Direção: Jayme Monjardim

2012 – O ANO DAS EMPREGUETES

Arlindo Cruz, Seu Jorge, Michel Teló e as estrelas da novela “Cheias de Charme” foram os convidados de Roberto para este ano. As Empreguetes (Isabelle Drummond, Leandra Leal e Tais Araújo), cantaram ao lado de Chayenne (Cláudia Abreu) e Socorro (Titina Medeiros), personagens da novela.

Batizado de “Reflexões”, o especial foi gravado no Rio de Janeiro e exibido na noite de Natal, dia 25, logo após a novela “Salve Jorge”.

A direção de núcleo é de Jayme Monjardim.

2013 –40 NATAIS COM ROBERTO

O especial festejou os quarenta anos na programação de fim de ano na TV Globo. Gravado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro o show foi batizado de “40 anos Juntos”  foi ao ar no dia 25 de dezembro.

Mil e duzentos convidados aplaudiram o rei e se encantaram com o cenário criado com iluminação especial e um enorme lustre feito artesanalmente. A decoração foi criada em tons dourado e azul.

Lulu Santos; Thiago Abravanel, Anitta, Erasmo Carlos, Tatá Werneck, Fátima Bernardes estavam entre os convidados. Participaram também o ator Antônio Fagundes, Luciano Huck, Regina Duarte, Isis Valverde, Tony Ramos, Giovanna Antonelli, Serginho Groisman e Jô Soares.

2014 –ROBERTO CARLOS INTERNACIONAL

Foi o ano de relembrar o lado internacional da carreira do cantor com passagens pela Europa, Oriente Médio, América Latina e América do Norte.

Os convidados foram Luan Santana, cantando “Lobo Mau”, o ator Alexandre Nero e a cantora Alcione, definida por Roberto como a maior cantora do Brasil. Ela subiu ao palco para cantar “The Way You Look Tonight” e “Desahogo”.

Roberto cantou “Amigo”, “Esse Cara Sou Eu” (numa versão em espanhol, “Esse Tipo Soy Yo”) e “Jesus Cristo”, cantada com o Coro Infantil da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Exibido em 23 de dezembro de 2014.

2015 –DETALHES

Gravado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e exibido no dia 23 de dezembro, o programa contou com participações especiais de Paulo Ricardo em “Namoradinha de um Amigo Meu”, Carlinhos Brown, em “Negro Gato”, Rogério Flausino, do Jota Quest, em “O Calhambeque”; Wanderléa, em “Eu Te Darei o Céu”; e Erasmo Carlos, em “Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo”.

Na segunda parte do show a banda Abbey Road, que gravou com Roberto Carlos em Londres se apresentou com o rei cantando “As Curvas da Estrada de Santos”, “Detalhes”, “Mulher Pequena”, “Ilegal, Imoral ou Engorda”, e “Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo”.

Os músicos da RC9, regidos pelo maestro Eduardo Lages também estava presente, assim como Thiaguinho, que cantou “Além do Horizonte” e “Caraca, Muleke!”. Com Ludmilla Roberto cantou “Hoje” e “Café da Manhã”.

2016 –SIMPLESMENTE ROBERTO CARLOS

Gravado nos Estúdios Globo, o especial foi batizado como “Simplesmente Roberto Carlos”  e exibido no dia 23 de dezembro com clima mais intimista. Com plateia mais perto e palco contornado por telão de LED, Roberto Carlos cantou e recebeu seus convidados.

A cantora mirim Rafa Gomes, finalista do “The Voice Kids”, Erasmo Carlos e a estrela internacional Jennifer Lopez, também marcaram presença. Via telão a cantora interpretou “Chegaste”, em dueto com o rei.

Caetano Veloso e Gilberto Gil se juntaram a Roberto para interpretar “Coração Vagabundo”, de Caetano, e “Marina”, de Dorival Caymmi. Com olhos marejados, o rei confessou ser um privilégio cantar com a dupla.

Zeca Pagodinho, Marisa Monte e Arnaldo Antunes também marcaram presença.

2017 – ESSE CARA SOU EU

Exibida em 22 dezembro, a atração se chamou “Esse Cara: Roberto Carlos” e teve entre os convidados a atriz Isis Valverde, com quem fez um dueto de “Emoções”, e cantou ainda “Sereia”, música-tema da personagem Ritinha, interpretada pela atriz em “A Força do Querer”. Tiago Iorc, Simone & Simaria e Djavan  também O sucesso A compositora panamenha Erika Ender esteve presente cantando o sucesso “Despacito”.

2018 – EM OUTRAS PALAVRAS SOU MUITO ROMÂNTICO

Gravado nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, o especial envolveu cerca de 500 profissionais e demorou quatro meses de pré-produção até o dia da gravação. Participações de Michel Teló, Zizi Possi e do espanhol Alejandro Sanz.


Exibido na noite de 21 de dezembro.

2019 – 3 VEZES ROBERTO

Foram dez meses de produção para o registro de três shows diferentes, sendo dois internacionais. Neste ano, além das cenas do palco, o programa mostrou ainda momentos “na estrada”: os bastidores de Roberto Carlos passando por Miami, Nova Iorque, Lisboa, Madri e Londres.

2021 – REENCONTRO

O  “Especial do Roberto Carlos – Reencontro” contou com participação especial de Erasmo Carlos, Wanderléa, Jota Quest, Fafá de Belém, Liah Soares, Zezé Di Camargo & Luciano, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo e o casal Sandy e Lucas Lima.

---

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.