Em tratamento contra câncer, Rita Lee vira estrela de exibição no MIS

Por - 24/09/21

Rita Lee posa em sala com alguns de seus acervosFoto: Guilherme Samora

Uma explosão de cores, de música e de alegria. Assim promete ser a exposição “Samsung Rock Exhibition Rita Lee”, inaugurada na última quinta-feira, 23 de setembro, no MIS (Museus da Imagem e do Som). A obra tem curadoria de João Lee, filho de Rita Lee, e mostra uma acervo rico de itens que Rita guardou ao longo desses anos de vida.

“Sou dessas acumuladoras que não jogam fora nem papel de embrulho e barbante. Vou adorar abrir meu baú e dividir as histórias que as traquitanas contam com quem for visitar. Tenho recebido ajuda de uma turma da pesada: o grand maestro da cenografia é do meu querido Chico Spinosa, meu figurinista e carnavalesco da Vai-Vai; a direção é do meu multitalentoso Guilherme Samora e a curadoria é do meu filho João”, contou a Rainha do Rock brasileiro.

A divisão das salas é temática e também afetiva. “Todas as peças contam uma história diferente e engraçada. Mas o vestido de noiva que Leila Diniz usou e a bota prateada da Biba eu dou valor. E ambos são produtos de roubo”, contou a artista, divertida.

Veja+: Rita Lee evolui bem em tratamento contra câncer e anuncia single inédito

O vestido foi usado em uma apresentação da banda Os Mutantes e as botas foram usadas enquanto ela deixava a butique Biba, de Londres, em 1973. Ela não só foi perdoada pela estilista Barbara Hulanicki, a criadora das botas, como ganhou dela os figurinos da turnê Babilônia (1978) que também estão expostos. Assim como o piano de mais de 100 anos que era da mãe de Rita, Chesa, instrumento com o qual ela teve seu primeiro contato com a música.

“É muito emocionante. Tem uma parte dessa história que vivi com ela e tem outra que não estava aqui ainda. Então, ver essas roupas, esses momentos tomarem vida, é muito emocionante. São personagens, também, de meus sonhos e imaginação. E é a história de vida da minha mãe. E isso mexe diretamente com minha emoção”, avaliou João Lee.

Realizada pela Dançar Marketing em parceria com o Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio máster da Samsung, patrocínio da XP e Porto Seguro e apoio UNINASSAU, a exposição segue em cartaz até o dia 28 de novembro.

Os valores dos ingressos começam em R$ 25 e podem ser adquiridos na Bilheteria MIS e on-line por meio dos sites da Inti e da Ingresso Rápido. É possível acessar a obra de maneira gratuita nas manhãs de terça a sexta, nos horários iniciais: 10h, 10h30, 11h e 11h30.

SAIBA MAIS SOBRE A MOSTRA

Segundo Guilherme Samora, diretor artístico da exposição, não faltam “artigos preciosos e raridades” ao longo dos ambientes.

“Durante a montagem, fiquei arrepiado em diversos momentos, só de sentir o valor de cada peça, de cada sala. Tudo lá tem um motivo. E uma das grandes preciosidades é justamente ter o Chico Spinosa, que trabalhou com a Rita pela primeira vez em 1982, nessa viagem com a gente.”

Spinosa fala da emoção desse momento: “Encontrar com Rita Lee foi primordial para minha carreira. Alguns anos atrás, nos encontramos para fazer o especial ‘O Circo’, da TV Globo. Eu, paulista, chegando na Globo vindo da TV Tupi, fui fazer o figurino desse especial e foi um marco. Foi como tomar um lisérgico. Rita mudou totalmente a minha maneira de ver”, detalhou ele.

“Eu conheci o pop, eu fiquei encantado com a energia, com o colorido e com a estética que essa mulher tem. Nos encontramos outras vezes, em outros trabalhos: no manto de Nossa Senhora Aparecida para o Hollywood Rock de 1995, na Marca da Zorra, nas cabeças de Santa Rita de Sampa, na Erva Venenosa… hoje, com esse convite para a cenografia e o restauro dos figurinos para a exposição, tenho certeza de que Rita sempre foi o melhor do pop e o melhor de mim. Revendo toda a sua obra, me coloco de quatro a essa poetisa. A quem respeito muito. Nesse encontro, aos meus 70 anos, ela me dá energia e me faz mais criativo.”

Veja+: Roberto de Carvalho faz declaração à Rita Lee

Um dos destaques da exibição são os manequins, com estudos de Spinosa e Samora, feitos um a um por Clívia Cohen, em posições de Rita, com o rosto da artista em todas elas. Há, claro, a passagem pelo encontro e o amor de Rita e Roberto de Carvalho; a repressão da ditadura e a prisão; a família; a causa animal e obras de arte da musicista. Assim como estruturas criadas especialmente para a mostra, como o palco giratório, o manequim que levita, o Peter Pan que sobrevoa a entrada.

Outro detalhe especial é a visita guiada pela própria Rita. Através de QRCodes, os visitantes poderão ouvi-la contando sobre alas, peças, histórias.

“Achamos que ia ficar simpático ter minha voz narrando as histórias das peças, me sinto mais íntima do visitante. Não seria exagero dizer que esta exposição vai ser a mais bacana até agora, porque foi pensada para dar alegria às pessoas no meio de tantas tristezas”, ela pontuou.

ESTÚDIO

O estúdio terá uma experiência de áudio imersivo que utiliza a tecnologia Dolby Atmos, com projeto desenvolvido pela ANZ Immersive Audio, trazendo uma experiência sonora imersiva para a sala da exposição baseada em um estúdio musical.

Ultrapassando a reprodução de som da maneira convencional, o áudio imersivo proporciona uma escuta similar à vida real, com sons acima, abaixo, aos lados, na diagonal, em toda sua volta. Foram montados estruturas com para que o áudio tenha a tecnologia 3D, com caixas de som posicionadas estrategicamente a fim de o som tomar conta de todo o espaço.

“É uma tecnologia que permite que a gente consiga ouvir vários detalhes da música que antigamente a gente não conseguiria. Vai dar claridade aos elementos e muito mais profundidade. E vai ser superinteressante: ao invés de a música te pegar só na direita e esquerda, ela te pega em 360°”, explicou João.

SERVIÇO

Serviço | Samsung Rock Exhibition Rita Lee

Data: a partir de 23 de setembro de 2021

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158, Jardim Europa – São Paulo/SP

Horário: de terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Ingressos: a partir de R$ 25 nas plataformas da Ingresso Rápido e INTI

Classificação indicativa: Livre

PRINCIPAIS NOTÍCIAS:

MIAW 2021: Thales Bretas recebe premio em nome do marido Paulo Gustavo

Estrelados por Carla Diaz, filmes sobre Suzane Richthofen já estão disponíveis

Marco Nanini vence depressão profunda e volta à TV

Luísa Sonza muda música e emociona os fãs: ‘Não sou melhor sozinha’

A Fazenda 13: Liziane Gutierrez é primeira eliminada da edição

---