Roberta Rodrigues diz que seu figurino em Salve Jorge é despudorado

Por - 17/11/12

Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Certos personagens surgem para dissipar as incertezas de seus intérpretes. É o caso da periguete Maria Vanúbia, de Salve Jorge, interpretada por Roberta Rodrigues.

"Chegou um momento na minha carreira que eu comecei a questionar se eu estava no caminho certo. A vida artística é cercada de instabilidade. É preciso ter fé e coragem para seguir em frente", analisa.

Cheia de dvidas quanto ao rumo de sua carreira, assim que acabou Insensato Coração, novela do ano passado na qual viveu a cozinheira Fabíola, Roberta viu seu destino mudar. Primeiro, foi chamada pela Globo para assinar um contrato de prazo longo. Logo depois, sem a necessidade de testes, foi convidada para a atual trama das nove.

"Me orgulho de ter condições de me sustentar fazendo o que amo. Estreei na tevê há 10 anos. E hoje sinto que na base do esforço, consegui encontrar o meu lugar", comemora a atriz, de 30 anos.

Tanto na estética quanto no conteúdo, Maria Vanúbia é o papel mais diferente que Roberta já encarou. E exige cuidados que a atriz sempre deixou em segundo plano, como uma rotina pesada de exercícios físicos e alimentação mais regrada.

"Fiquei nervosa quando soube os detalhes da personagem. Sempre tive preguiça de malhar, mas sabia que tinha de deixar meu corpo em forma para dar conta da Maria Vanbia", assume, aos risos.

Mesmo acreditando ainda estar acima do peso ideal, Roberta se mostra satisfeita com as cenas sensuais que protagoniza na trama de Glória Perez. Inclusive, a timidez das sequências iniciais já foi completamente superada.

"As roupas são mínimas e bem divertidas. É claro que, inicialmente, eu estranhei. Mas são figurinos coerentes com a porção despudorada da personagem", defende.
 

Além dos figurinos que exibem a voluptuosidade de Roberta no horário nobre, os longas madeixas louras deram outra cara à atriz e chamou a atenção do público, acostumado a vê-la com seus cabelos cacheados em novelas como Três Irmãs e Paraíso Tropical. Idealizado por Marlene Moura, caracterizadora de Salve Jorge, e feito pelo cabeleireiro Flávio Priscott, o megahair platinado demorou cerca de quatro dias para ser colocado.

"Eu já queria mudar radicalmente. A ideia foi sensacional e combinou muito com a personagem. Marlene até brinca que agora eu devo a minha vida à ela", empolga-se à atriz, que rebate as críticas de que estaria traindo suas raizes negras com o novo visual.

"Algumas pessoas de mente pequena insinuaram que perdi minhas origens. Isso é uma besteira. Meu orgulho em ser negra vai muito além de fios crespos ou lisos. Sou atriz, se tiver de raspar a cabeça, eu topo na hora", jura.

Carioca, nascida e criada no comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio, Roberta sempre soube aproveitar as oportunidades que cruzaram seu caminho. Foi assim com uma pequena, mas importante participação no longa Cidade de Deus, de 2002. A atriz compreende que foi a partir da repercussão do premiado filme que sua carreira começou a se desenvolver na tevê . A estreia no veículo foi no mesmo ano, na série Cidade dos Homens. No ano seguinte, destacou-se como a bem humorada doméstica Zilda, de Mulheres Apaixonadas, sua primeira novela.

"O início não foi fácil. Televisão é uma loucura, uma grande briga de egos. Fui me acostumando com isso aos poucos e descobrindo minha paixão pelos estúdios", enfatiza.

Para a atriz, no entanto, nada teria acontecido se não fossem os ensaios e apresentações do grupo de teatro Nós do Morro, onde teve suas primeiras experiências com a atuação.

"Foi o meu porto seguro. Tudo que sei eu devo ao grupo. Mas é tipo família, uma hora você precisa ir embora e conhecer outros mundos", emociona-se.

Na estrada
Além da carreira no teatro, no cinema e na televisão, Roberta Rodrigues desenvolve cada vez mais sua porção cantora como vocalista da banda Melanina Carioca. Criada de forma despretensiosa há três anos, a banda é composta por membros e ex-integrantes do Nós do Morro e mistura black music, MPB, samba e hip-hop.

"Temos a liberdade como um lema. O projeto nasceu pequeno e agora toma rumos promissores. Até agora está tranquilo conciliar as gravações da novela e os shows ao redor do país", entrega.

O próximo passo da banda agora é a gravação do primeiro álbum. No entanto, mesmo com o crescimento da banda, Roberta descarta largar as novelas para se dedicar à carreira de cantora.

"Eu me alimento da atuação. A música surge como uma terapia. São paixões complementares, tanto que não me sinto cansada ou estafada. Quanto mais trabalho, mais energia eu tenho", argumenta.

Instantâneas

# No início de 2012, antes de começarem as gravações de  "Salve Jorge", Roberta Rodrigues fez uma participação especial nas sérias "As Brasileiras" e "Louco Por Elas".

# A última peça de Roberta com o grupo Nós do Morro foi "Os Dois Cavalheiros de Verona", de William  Shakespeare, encenada de 2006 a 2009.

# Em 2006, logo após terminar as gravações de "Páginas da Vida", a atriz foi convidada para assinar um contrato com a Globo. No entanto, recusou a proposta para atuar em "Filhos do Carnaval", seriado do canal por assinatura HBO. "Foi difícil dizer não para um contrato. Mas a proposta artística da série era maravilhosa. Um trabalho que eu tinha de fazer!", valoriza.

# Além da atual novela das nove, no início de 2013, Roberta está comprometida com a divulgação do longa "Nise da Silveira", de Roberto Berlinder.

Roberta Rodrigues diz que seu figurino em Salve Jorge é despudorado
 

---