Roberto Birindelli é protagonista de filme na Argentina

Por - 07/08/20

Chaparral Pictures/Divulgação

Galã maduro da Globo, o ator Roberto Birindelli acaba de estrear um filme na Argentina nesta quarentena. Na emissora carioca ele será o personagem Marechal Francisco Solano López na próxima novela das 18h, Nos Tempos do Imperador, cuja estreia foi adiada e as gravações interrompidas pela pandemia do novo coronavírus e ainda sem data prevista de retorno.

Já no cinema, dá vida a um ex-policial que se mete em apuros. O ator uruguaio radicado no Brasil, e que já esteve em novelas como O Sétimo Guardião e Império, é o protagonista do longa Agua dos Porcos, que acaba de estrear no país vizinho na plataforma de streaming Cine.Ar Play. Com elenco internacional, a coprodução Brasil-Argentina chega por aqui em 2021, quando a pandemia passar, e vai se chamar Águas Selvagens.Trata-se de um longa do tipo thriller policial.

O ator conta que o diretor argentino Roly Santos utilizou como referência o estilo noir, extraído daqueles misteriosos filmes de detetives que buscam solucionar crimes complicados, muito comuns nas décadas de 1940 e 1950, era de ouro do cinema hollywoodiano. 

O protagonista dá vida é uma espécie de anti-herói com problemas familiares.

“O Lucio Gualtieri, meu personagem, é um ex-policial separado e que precisa de dinheiro para pagar a pensão da filha, ele está ferrado. Ele mora em Buenos Aires e vai fazer um trabalho na Tríplice Fronteira para pagar a festa de 15 anos da filha e se mete nesta trama”, adianta o ator.

Roberto Birindelli e o diretor argentino Roly Santos

Tríplice Fronteira

O filme se passa na fronteira que une Brasil, Argentina e Paraguai, onde se passa uma série de crimes, inclusive rapto de bebês, no roteiro do dramaturgo e escritor argentino Oscar Tabernise, autor do romance El Muertito, no qual se baseia a produção assinada por Rubens Gennaro e Virginia Moraes, da Laz Audiovisual, do Paraná.

Sobre a estreia do filme no Brasil e se ver nas telonas, o ator torce para que essa pandemia passe logo e que possa “juntar os amigos no cinema e ver a reação do público” nas salas.

No filme, Birindelli contracena com atores argentinos e brasileiros em sua grande maioria. “O filme tem os atores argentinos Daniel Valenzuela, Juan Manuel Tellategui, Mario Paz e Mausi Martínez”, revela, antes de complementar com o elenco brasileiro: “Luiz Guilherme, Mayana Neiva, Allana Lopes e Leona Cavalli, entre outros”.

“Já trabalhei em coproduções com Argentina, Uruguai, Colômbia, Panamá, Inglaterra, Espanha, sempre estou metido em alguma coprodução”, revela o ator com carreira cada vez mais internacional, já que atua tanto em português como em espanhol.

Seu trabalho e o de seus colegas vêm sendo elogiado pela crítica argentina. 

“O protagonista de Birindelli é o maior destaque do filme, junto com o policial corrupto interpretado por Daniel Valenzuela e o concierge um pouco perturbado interpretado por Juan Manuel Tellategui”, escreveu o crítico Ricardo Ottone, da Subjetiva. 

Os bastidores das filmagens no luxuoso hotel La Dolce Vita, onde todo o elenco ficou hospedado por quase um mês transformou todos em amigos. “São amigos que vão ficar para sempre. Foi uma delícia esse mês e meio, com uma equipe jovem e disposta e muito frio”, lembrando que o filme foi rodado em pleno inverno.

Ele conta que a integração no elenco foi tamanha que eles passearam juntos em uma folga das filmagens no luxuoso trem litorina da linha turística Serra Verde Express, que liga Curitiba a Morretes, no Paraná.

Roberto Birindelli na novela Nos Tempos do Imperador

Filmes e quarentena

Nascido em Montevideú, Birindelli se mudou para o Brasil ainda pequeno, com a família que fugia da ditadura militar uruguaia. Em Porto Alegre, estudou Arquitetura, mas queria mesmo ser ator. Ele possui carreira longa no cinema, no qual já atuou em mais de 50 produções. Em Agua dos Porcos/Águas Selvagens teve o prazer de voltar a atuar em sua língua natal.

Na TV, ele ainda atua na série 1 Contra Todos, da Fox Brasil, e pode ser visto pelos espectadores na reprise da novela Apocalipse, na Record, na qual interpretou o personagem Guido Fontes.

Nesta quarentena, enquanto a Globo não define o futuro de Nos Tempos do Imperador, o ator tem aproveitado para refletir e estar em família em Itaipava, na região serrana fluminense. “Tenho assistido a séries, filmes, lido livros, arrumado a casa, trocado fiação, lavado e passado roupas, atividade na qual sou um desastre”, brinca, antes de confessar: “O que mais sinto falta são das pessoas”.

 

Estrelas do filme Águas Selvagens passeiam de trem no Paraná

Mayana Neiva e Juan Manuel Tellategui filmam Águas Selvagens

---

Tags: