Roberto Carlos: uma vida de amor, canções e tristes despedidas

Por - 08/09/21 - Última Atualização: 9 setembro 2021

Roberto Carlos beijando rosa no palcoLê Taccilo

Mestre em cantar o amor e embalar momentos românticos da vida de sua incontável legião de fãs, em sua vida pessoal Roberto Carlos já enfrentou duros momentos com a perda de seus entes queridos.

Com a mesma intensidade que viveu seus amores Roberto Carlos enfrentou as despedidas que a vida lhe reservou. Relembre os momentos de despedida enfrentados pelo cantor mais amado do Brasil.

Maria Rita, um amor da juventude

Roberto Carlos e Maria Rita
Roberto Carlos e Maria Rita
Reprodução TV Globo

Roberto Carlos e Maria Rita viveram um amor digno de conto de fadas. Eles se conheceram quando ela tinha 16 anos, em 1977, mas na época os pais não permitiram que ela se relacionasse com um homem 20 anos mais velho. Os dois se reencontraram em 1991 e finalmente puderam viver a história de amor iniciada há 17 anos.

Durante nove anos a união de Roberto e Maria Rita inspirou sucessos do Rei que não cansava de definir a esposa como sua “alma gêmea”. Eles se casaram em abril de 1996 e em dezembro de 1999, após um ano de luta contra um câncer raro e agressivo na região pélvica, Maria Rita perdeu a batalha e morreu aos 38 anos.

O amor do cantor por Maria Rita foi tratado nas canções “Maria Rita Meu Amor” e  “Eu Te Amo Tanto”, esta última em parceria com Erasmo Carlos. A música “Nossa Senhora” também  teria sido escrita em homenagem a ela.

Adeus a Lady Laura

Cantada em versos que marcaram a carreira do Rei, Lady Laura morreu em 17 de abril de 2010 aos 96 anos, vítima de uma pneumonia bacteriana agravada por insuficiência renal crônica, insuficiência coronariana e arritmia cardíaca.

Quando recebeu a notícia da partida de sua mãe, Roberto estava em turnê pelos Estados Unidos e se apresentava no Radio City Music Hall, em Nova York. Durante o show ele ainda prestou uma homenagem a dona Laura dizendo: “Como vocês sabem, minha mãe estava doente, mas já está bem. E agora eu vou cantar a música que fiz para ela”.

Ao sair do palco ele foi informado da morte da mãe e o maestro Eduardo Lages avisou o público sobre o cancelamento do bis: “A gente tinha preparado um bis especial para vocês, mas, lamentavelmente, Roberto Carlos acabou de receber a notícia de que a mãezinha dele morreu.”

Partida prematura de sua primogênita

Roberto Carlos e a filha Ana Paula
Roberto Carlos e a filha Ana Paula
Arquivo pessoal

Um ano depois de se despedir da mãe, Roberto Carlos sofreu mais um baque. Sua filha mais velha, Ana Paula Rossi Braga, de 47 anos, morreu vítima de um infarto sofrido em sua casa, numa manhã de sábado 16 de abril de 2011.

As mortes da mãe e de filha aconteceram dias antes do aniversário do Rei. Lady Laura morreu um dia antes dele completar 69 anos e Ana Paula às vésperas de seus 70 anos.

Adeus irmão

Roberto Carlos e o irmão Lauro
Roberto Carlos e o irmão Lauro
Reprodução Instagram

Em março deste ano, em meio a pandemia do Covid-19 o rei amargou mais uma perda na família. Após 4 meses internado no Hospital da Aeronáutica, na Zona Sul do Rio de Janeiro para tratar de uma meningite seu irmão mais velho Lauro Braga, 89 anos, morreu vítima de um AVC.

Em seu perfil no Instagram, Roberto se despediu do irmão dizendo: “Lauro (Nain). Meu irmão querido que eu amo muito. Nosso Deus de bondade o proteja e o abençoe sempre. Amém, amém, amém. Roberto Carlos”.

Filho amado

Roberto Carlos e Dudu Braga
O carinho de Roberto com o filho Dudu Braga
Francisco Cepeda/AgNews

A vida de Dudu Braga nunca foi fácil. Roberto Carlos Braga II nasceu em 14 de dezembro de 1968, glaucoma congênito, doença que progrediu ao longo de sua vida e o deixou irreversivelmente cego, em 1994.

Na tarde desta quarta-feira, 8 de setembro, o músico, radialista e produtor musical de 52 anos, morreu vítima de um câncer no peritônio contra o qual lutava desde setembro de 2020. Ele também enfrentou outros  dois tratamentos contra câncer de pâncreas, em 2019.

No final de agosto, já muito doente, Dudu oficializou a união com Valeska em uma cerimônia íntima. Pela primeira vez Roberto Carlos deixou o isolamento para celebrar o momento ao lado do filho.

Mesmo enfrentando sérios problemas de saúde Dudu Braga nunca se deixou abater pela doença e durante a vida atuou como baterista da banda RC na Veia, apresentador de programa de rádio e produtor musical.

Em 2018  ele participou como baterista do especial de fim de ano de Roberto Carlos, na TV Globo e lançou o Cd e DVD “RC na Veia”  gravado no ano anterior  em apresentação feita pela banda na cidade de São Paulo (SP), com a participação de Roberto Carlos na regravação da música “Se você pensa” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1968) e “É preciso saber viver” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1968).

Ele deixa a mulher Valeska e os filhos Giovanna, de 22 anos, e Gianpietro, de 17 anos, e Laura, de 5 anos.

Veja +

Morre filho de Roberto Carlos, Dudu Braga aos 52 anos
Pouco antes de morrer Dudu Braga fez questão de oficializar seu casamento
Famosos lamentam a morte de Dudu Braga
Fotos! Relembre imagens da vida de Dudu BragaVídeo: Relembre apresentações de Dudu Braga com a Banda RC na Veia

---

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.