Notícias às 15:45

Rodrigo José: O criador do Chic 10!

Divulgação

O cantor e compositor Rodrigo José é um fruto dessa evolução, um legítimo representante do chamado “brega-chique”, ou “chic 10”, expressão popularizada por ele e que dá nome à banda de apoio que o acompanha em sua trajetória musical.

Nos últimos anos, Rodrigo viu sua fama se expandir muito, graças a uma inusitada e inteligente releitura de clássicos da música brega como “Sorria, Sorria” (Evaldo Braga) e “Tenho” (Sidney Magal) com arranjos fortemente influenciados pelo soul, blues e rock da década de 1970.

“Histórias de amor são imperfeitas, e é sobre isso que eu canto”, disse ele, que está lançando seu Rodrigo José Volume 3, que chegou às plataformas digitais no último dia 23.

OFuxico conversou com o cantor para saber um pouco mais sobre ele e suas músicas. Confira!

OFuxico – Como escolhe as músicas para dar seu toque especial?

Rodrigo José – Escolho principalmente aquilo que gosto. Músicas que me alegram ou que contam boas histórias de amor. O amor da vida real. Imperfeito. Afinal histórias de amor são imperfeitas e justamente aí estão os temas mais interessantes.

OF – Canções do mundo brega fazem grande sucesso entre os fãs. Você consegue explicar por que isso acontece?

RJ – Porque é simples, direto e literal. Sem rodeios ou abstrações. É mais próximo das pessoas. Tal fórmula tem sido adotada também por alguns ritmos atuais da moda com outro nome, claro. Prefiro o clássico, mas aí está o resultado. Sucesso!!

OF – Como compõe suas músicas?

RJ – Me inspiro muito nas histórias que amigos e fãs me contam sobre aventuras amorosas e paixões secretas. Alguns críticos acham tais histórias de mal gosto, mas certamente adoram conversar sobre elas no Cabelereiro ou na roda de amigos. Temas interessantíssimos sobre nossa cultura.

OF – Existe inspirações em algum momento que está vivendo para suas canções?

RJ – Claro que também vivi algumas dessas histórias secretas. Mas não vou revelar quais delas são minhas ou quais são de amigos (risos).

OF – Explica pra gente: o que é o Chic 10?

RJ – Chic 10 é tudo o que é legal mas que gente fresca torce o nariz. Chic 10 é a antigurmetização do mundo. É verdadeiro, sem frescura. É melhor que bom, é Chic 10.

OF – Não sei se trabalha como engenheiro ainda, mas me fala como é conciliar o trabalho de engenheiro e cantor, compositor?

RJ – Já conciliei, muito. É aquela luta árdua. A mesma que vários brasileiros lutam na busca pelo seu sonho. Viver de música num país que não valoriza cultura, mas apenas modismos. Porém paixão é paixão. Sou apaixonado pelo que faço e segurei até o fim. Seja como for. Me aguardem.

Confira o clipe de Amor de Cabaré!