Saiba mais da carreira de Latino, que se apresenta no Domingo Legal

Por - 18/12/05

Márcia Lourenço

Seu nome de batismo é Roberto Souza Rocha.
Nasceu em Maria da Graça, subúrbio do Rio de Janeiro, e morou nos Estados Unidos por sete anos, antes de tornar-se um fenômeno da música pop.
Tem 33 anos e é pai de Susana, Amanda e Daiana, de quatro, seis e dez anos, respectivamente.
Começou cantando em inglês mas, graças a um conselho do DJ Marlboro, mudou seus planos e passou a cantar em português.
Hoje é um dos artistas mais conhecidos e admirados da música pop no Brasil.

 

 

Dos 13 aos 18 anos, viveu no exterior e trabalhou como garçom, mágico, cozinheiro, dançarino e copeiro.

 

Nessa fase que viveu fora do Brasil, começou a apreciar as danças de rua norte-americanas e observar os artistas que passavam os dias dançando.

 

 

 

Trabalhou ainda em uma academia, como professor de lambada, e se apresentava (como dançarino) em shows de música, fazendo imitações de artistas internacionais como Vanilla Ice e Tony Garcia.

 

 

Seu primeiro disco foi Marcas de Amor (1994), que conquistou as paradas com músicas como Me Leva e Só Você.

 

 

Logo no primeiro trabalho, recebeu discos de Ouro, Platina e Platina Duplo por mais de 600 mil cópias vendidas.

 

Em 1997, dois anos após o primeiro CD, lançou Aventureiro, que trazia hits como Eu Amo Você e Louca.

 

No mesmo ano, lançou seu primeiro trabalho no exterior (México), um disco todo cantado em espanhol.

 

 

Em 1998, foi a vez do disco Latino, que fez sucesso com a faixa Vitrine. A música ficou entre as mais executadas nas rádios de todo o país.

 

Latino 2000 foi lançado em 1999. Conquistou o público com uma balada romântica chamada Solidão é Demais.

 

Depois disso, resolveu se dedicar a outras atividades e, nos três anos que se seguiram, não lançou novos discos. Atuou como produtor musical e estreou como apresentador do programa Sábado Show, da Rede TV!

 

2002 – Voltou a faturar com suas composições, graças à cantora Luka e sua música Tô Nem Aí, criada por ele. A canção fez sucesso não somente no Brasil, mas também em Portugal, Alemanha, Itália, França, Espanha e em mais dez países.

 

 

Em 2003, voltou aos palcos e lançou o CD Xeque Mate, que trazia a música Você Já Foi Mais Humilde.
No mesmo ano, fez uma participação na novela Kubanacan, da Rede Globo, e foi contratado pela gravadora Som Livre, que produziu seu primeiro disco ao vivo.
O disco Latino Ao Vivo – 10 Anos de Sucessos reuniu os maiores sucessos de seus 10 anos de carreira, entre eles Me Leva, Não Adianta Chorar, Só Você e Eu Amo Você.
Festa no Apê é uma versão da música Dragostea Din Tei, o maior hit do verão Europeu 2004.  Ela foi lançada pelo grupo romeno O-Zone, no final de 2003.
A letra original de Festa no Apê não tem nada a ver com a versão em português. Dragostea Din Tei quer dizer "amor sob a tília (espécie de arbusto ornamental)". No original, a música retrata a conversa de um rapaz apaixonado com sua pretendente.
Mais uma curiosidade sobre Festa no Apê: na Itália, a música fez um enorme sucesso em outra versão. Dessa vez, ela foi gravada pela ex-miss Bucareste Paula Mitrachi, que conseguiu a façanha de fazer mais sucesso que o O-Zone e ficar à frente de Black Eyed Peas e Evanescence, nas paradas italianas. Mitrachi e o grupo O-Zone foram à justiça, em uma atribulada disputa pela autora da música.
A música Renata (Latino/ Dalmo Beloti) foi inspirada em uma história verídica, de um grande amigo de Latino que viveu uma desilusão amorosa.

 

Festa no Apê conquistou o sucesso não somente nas rádios e lojas de disco. De tão popular, a canção lidera também o ranking das músicas mais baixadas através de aparelhos celulares.
Ao lançar o CD com a música Festa no Apê, resolveu aparecer com o codinome DJ L. "Criei um personagem para fazer esse disco. Queria fazer uma coisa muito ousada, não queria que fosse caracterizado como coisa do Latino para não colocar a cara a tapa".
Foi casado com Kelly Key, com quem tem uma filha, Suzanna.
Ao contrário da ex-mulher, que retirou a tatuagem na perna com o rosto de Latino, o cantor declarou certa vez que não pretendia apagar a tatuagem que fez do rosto de Kelly. “Se eu tiver outro relacionamento e ela se sentir incomodada, transformo o rosto da Kelly em uma índia. Isso foi um momento que marcou a minha vida. Por mais que a gente não esteja junto, essa tatuagem marcou uma artista que eu criei.
Kelly Key tinha um autógrafo de Latino tatuado na virilha.
Tem tatuado no braço esquerdo o rosto e a palavra  Jesus Cristo.
Freqüenta a igreja evangélica Sara Nossa Terra. Na época da separação, declarou que Deus o ajudou a superar a crise.
Já foi vítima de um seqüestro relâmpago. Isso aconteceu em outubro de 1998, no bairro carioca da Pechincha. Passou 19 horas preso pelos bandidos e foi liberado na Baixada Fluminense.
Sobre o sucesso de Festa no APê, declarou certa vez: . “Como pai, fico assustado. Fiz um disco cheio de sacanagem e malícia. Não era para crianças, mas tô fazendo matinê direto”, espanta-se.
Passados três anos, as brigas com a ex-mulher Kelly Key foram esquecidas.
Faz uma média de 40 shows mensais, para uma platéia média de 5 mil pessoas.
Há três anos, enfrentou a  depressão e chegou a pensar em abandonar de vez a carreira artística para atuar apenas como produtor.
Fez uma participação especial na novela América, onde cantou na boate.
Em outubro deste ano, viajou para fazer alguns shows em Boston, Pompano Beach, Stamford e Newark, nos Estados Unidos.
Confessou em entrevistas que,  na época de sua separação (2002), chegou a tomar uma overdose de calmantes:  "Estava tão mal, que só queria dormir. Acabei tomando 20 comprimidos de Valium e fui parar no hospital. Fizeram uma lavagem estomacal em mim e eu sobrevivi", contou o cantor, em entrevista ao jornal O Dia.
No mesmo ano, enfrentou uma crise com sua mãe, que teve problemas psicológicos.
Religião: já foi evangélico e hoje se define com uma pessoa pluralista: "Eu rezo muito para Deus. Às vezes, acho que não mereço isso. Não sou mais evangélico, mas freqüento as igrejas católica e evangélica, curto espiritismo e acredito num Deus meu".
Na festa da chegada do Papai Noel, dia 17, no Rio de Janeiro, se encontrou com a ex-Kelly Key e declarou que o perído de briga entre eles chegou ao fim e que começaram a se entender.

Brigou com a mãe, Regina Dirce, tendo como pivô o namorado dela, Helio Dutra. Ela chegou a ir em alguns programas de tevê dizendo sentir a falta do filho.

Mais um sucesso nas paradas: a música Meu Gol de Placa tem conquistado os primeiros lugares nas rádios de todo Brasil: “Essa canção tem tudo a ver com a Copa do Mundo e tem duplo sentido. Fala de um jogador que acaba fazendo um gol de placa, e engravida uma garota”, disse o músico.

Seus fãs são tão ecléticos, que foi escalado até para animar uma festa no Rio de Janeiro da comunidade muçulmana, uma das religiões mais conservadoras do mundo.
 

---