Saiba quais programas saíram do ar sem dar tchau, como o Domingão

Por - 27/06/21 - Última Atualização: 25 junho 2021

Faustão no palco do Domingão

Logo que a Globo anunciou o distrato com Fausto Silva, resultando na saída repentina do “Domingão do Faustão” da grade da emissora, após 32 anos, a indignação foi geral. Principalmente pelo fato de o apresentador não poder ao menos se despedir de seu público. Numa semana, ele ficou fora do ar por estar internado e, quando voltaria na semana seguinte, foi dispensado.

Contudo, Faustão não foi o único a passar por isso. Na história da TV não faltam situações tão indelicadas quanto essa.  Veja a lista:

Como Salvar Meu Casamento

Cena de Como Salvar seu Casamento
Foto (Reprodução)

Em 22 de fevereiro de 1980, a extinta Tupi exibiu, pela última vez, a novela “Como Salvar Meu Casamento”. Símbolo da decadência da emissora, que sairia do ar de vez pouco tempo depois, a trama saiu do ar faltando 20 capítulos para o seu desfecho. A trama contava a história de um casal, Dorinha (Nicette Bruno) e Pedro (Adriano Reys), que vivia junto há 23 anos, felizes. Até que Pedro conhece a jovem e bonita Branca (Elaine Cristina), e se envolve com ela. Disposta a manter seu casamento a qualquer custo, Dorinha faz de tudo para voltar a ter Pedro ao seu lado.

Quando estreou, em 26 de junho de 1979, na faixa das 20h, a novela já encontrou a emissora mergulhada em uma de suas crises. Na Globo, era exibido o sucesso “Dancin’ Days”. A trama começou a chamar a atenção do público e elevar os índices da Tupi em seu horário de exibição. Mas não resistiu à crise financeira da emissora. Em 13 de fevereiro de 1980 a Tupi demitiu todo o elenco de seu núcleo de dramaturgia, interrompendo a produção, deixando o público sem entender nada.

Brida

Cena da novela Brida
Foto (Reprodução)

Novela exibida pela Rede Manchete a partir de 11 de agosto de 1998, “Brida” saiu do ar pouco mais de dois meses após a estreia. Atolada em dívidas, a emissora apostou em uma história renomada para ganhar audiência e fazer bonito com os anunciantes. Lançada em 1990, a publicação vendeu mais de 10 milhões de exemplares em todo o mundo, tornando- se um grande sucesso editorial.

Mas deu tão errado na TV que seu fim foi apressado. A audiência média da novela, que era exibida às 21h40, estacionou em 2 pontos, fazendo com que os patrocinadores não pagassem suas cotas, conforme o combinado. Durante toda sua exibição, o recorde de audiência de “Brida” foi de 4 pontos no Ibope.

A partir do 14º capítulo, o autor Jayme Camargo foi afastado da obra, sendo substituído pela dupla Sônia Mota e Angélica Lopes. Segundo a emissora, o objetivo da mudança era obter maior identificação junto ao público feminino. A direção era de Walter Avancini.

Assim como o livro, a novela contava a história da personagem título, vivida por Carolina Kasting. Brida era uma jovem comum, que descobre pertencer ao mundo da bruxaria e já ter sido bruxa em outras encarnações. Assim como na Irlanda do Século XVII, a moça segue sendo perseguida por um feiticeiro rival, Vargas (Rubens de Falco).

A trama foi encerrada no capítulo 54, exibido no dia 23 de outubro de 1998. Enquanto eram exibidas cenas que já haviam sido gravadas, o desfecho da trama era narrado por Eloy Decarlo, tradicional locutor da Manchete, sem a existência de um desfecho propriamente dito.

Malhação

Pedro Novaes e Alanis Guillen posados
Foto (Divulgação/TV Globo)

O surto do novo coronavírus forçou a Globo a, pela primeira vez em sua história, cancelar as gravações das novelas e colocar reprises em todos os horários. A pandemia gerou efeitos distintos em tramas diferentes, mas a mais prejudicada foi “Malhação”. A trama juvenil teve o desfecho similar ao de “Brida”. A trama teve redução de 15 capítulos e a história teve que ser encerrada. Do elenco, apenas Pedro Novaes (Filipe) e Alanis Guillen (Rita) foram chamados aos Estúdios Globo para a última gravação. Eles narraram o que aconteceu com os outros personagens. Não foi legal…

Melhor Agora

Mariana Godoy deixou a Band em menos de um ano para apostar em novos projetos. A contratação aconteceu em junho do ano passado, após a demissão de Silvia Poppovic, que comandava com Luís Ernesto Lacombe o matinal “Aqui na Band”. A ideia inicial era reformular a atração, que seguia um formato de revista eletrônica, e colocar Mariana na apresentação, mas a emissora teria desistido do projeto porque é caro produzir um programa ao vivo e o retorno de audiência no horário não costuma ser grande. A apresentadora passou então a apresentar um talk show noturno chamado “Melhor Agora”, mas a atração ficou cerca de três meses no ar e foi cancelada.

Todo Seu

Ronnie Von no palco do Todo Seu, da TV Gazeta
Foto (Divulgação/TV Gazeta)

Em julho de 2019, a TV Gazeta tirou do ar o programa de Ronnie Von. A decisão entre ele e a emissora foi de comum acordo por questões financeiras. Assim que acabou o programa, numa sexta-feira, 19 de julho, a superintendente Marinês Rodrigues o chamou para conversar. Ronnie, que estava na Gazeta há 15 anos, não teve tempo de se despedir dos telespectadores.

“É de praxe a emissora não deixar seus apresentadores se despedirem no ar, mas eu também não sabia que iria acabar. Se eu soubesse, teria me despedido”, disse.

De A a Zuca

Assim como o programa de Ronnie Von, a atração comandada por Celso Zucateli, na TV Gazeta, saiu do ar sem dizer adeus. Apresentado na faixa do meio-dia, “De Aa Zuca” não conseguiu o desempenho esperado pelo canal após três meses de estreia e também foi cancelado.

Na mesma data de Ronnie Von, Zuca foi informado em seu ponto eletrônico, pouco antes de o programa terminar, que haveria uma reunião na sequência. Nela, foi demitido, sem tempo de oportunidade de se despedir do público.

Tags: ,,

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.