Notícias às 08:26

Samara Felippo comanda leitura no Rio de Janeiro

Ag.News

Felipe Pena lançou na noite e quinta-feira (25), o livro O Verso do Cartão de Embarque, e convidou as atrizes Samara Felippo e Tatyane Goulart para lerem trechos a obra, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, na Zona Sul do Rio.

Em 1989, Felipe Pena, então aluno do primeiro período de comunicação da UERJ, frequentou semanalmente a Colônia Juliano Moreira, na Zona Oeste do Rio. Durante seis meses, visitou os pacientes, ouvindo suas histórias e acompanhando seus dramas. Alguns internos mantinham um pequeno caderno em que relatavam o cotidiano nos pavilhões psiquiátricos. Era um caderno coletivo e caótico, com diferentes caligrafias, desenhos superpostos, anotações e rabiscos nas margens.

Com paciência, o futuro escritor ouviu de todos que escreviam ou desenhavam o incompreensível enredo daquela história. Vinte dois anos depois, usou a experiência como gênese e construção de O Verso do Cartão de Embarque.

"É um livro sobre a irracionalidade dos rótulos, sobre os estereótipos, sobre a avareza cognitiva com que julgamos e somos julgados. É muito mais fácil impor um rótulo a alguém do que contemplar a complexidade, enxergar as nuances, perceber os fractais que compõem qualquer personalidade", explicou o autor.

O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.