Saúde capilar: Queda excessiva de cabelo atinge famosas. Veja causas e tratamentos!

Por - 09/05/21

TV Globo/Fábio Rocha/Reprodução/Instagram

A atriz Paloma Duarte, de 43 anos, revelou que vem sofrendo com queda capilar durante o período de isolamento social, por conta da pandemia da Covid-19.

Ela usou as redes sociais, recentemente, para mostrar as falhas provocadas pelo problema. De acordo com a famosa, o motivo ainda será investigado pelo médico.

"Dizem que a gente perde até 200 fios por dia. Eu estou perdendo uns 800 por dia mole. Socorro! Pode ser o estresse da pandemia, pode ser idade, pode ser baixa de vitaminas… Pode ser tudo junto inclusive, né?!", disse em sua conta oficial do Instagram.

A filha da atriz Débora Duarte conduziu a situação de forma bem humorada.

“Voando para a minha dermatologista. Careca aos 40 pode? Dicas de peruca?”, brincou.

Palavra do especialista

O médico dermatologista, Breno Marques, especialista em transplante capilar e doenças do cabelo e couro cabeludo, explicou a queda de cabelo excessiva em plena pandemia do novo coronavírus.

"Um dos motivos da queda de cabelo pode ser a pandemia, que gera um estresse tanto psicológico, quanto com gente doente, falecimentos na família ou com pessoas próximas conhecidas e entes queridos”, iniciou ele.

O profissional ainda completou:

Parte financeira, ou até mesmo hábitos de sono, a pessoa pode estar dormindo mal, o ideal é ter de 7 a 8 horas de sono reparador, direto e sem interrupção, para que a pessoa consiga produzir o hormônio noturno. Esse é um dos principais sinais que o médico avalia na consulta, e caso precise, ele receita aos pacientes com produtos naturais, que devem ser prescritos por médicos”, ressaltou.

Além disso, a Covid-19 como já foi dito anteriormente, pode dar essa alteração de queda capilar, segundo um estudo mostrado recentemente, logo depois da infecção. O corpo passa pela inflamação, como acontece depois de grandes operações também, ou quem teve filho recente, tudo isso contribui para a queda acentuada.

Segundo o nosso entrevistado, é normal cair de 100 a 200 fios por dia, digamos o normal do ciclo folicular, dependendo de quantos fios a pessoa tem no couro cabeludo.

“Geralmente, pessoas que estão sofrendo de diminuição de densidade são porque elas já têm uma alopecia androgenética de base, que é a calvície. A intitulada feminina é manifestada na região superior do couro cabeludo, ela já tem essa alteração capilar e ela acrescenta mais ainda a alteração do ciclo folicular, que é chamado de Eflúvio Telógeno, que é a queda”, pontuou ele.

Diagnóstico

Tanto Paloma Duarte quanto a cantora Maraisa, da dupla com Maiara, já podem ter uma alopecia androgenética, calvície feminina e agora estão passando por uma queda acentuada que pode chegar até dois mil fios por dia, agora no pós-Covid.

"Estou dando um descanso no aplique. Por quê? Porque eu sofro de alopecia androgenética. Sou carequinha aqui em cima, está vendo? Então, a gente tem que começar o tratamento o quanto antes. O grande motivo do curtinho é para tratar a alopecia que eu tenho, que é genética, e cada vez mais intensificar os tratamentos capilares", contou a sertaneja.   

O profissional explicou:

“Devemos checar as principais vitaminas que ajudam a fortalecer o cabelo, vitamina B, zinco, ferro, vit B12, essas são as principais e claro a idade também contribui para a queda, existe a alopecia senil, que é um terceiro ponto associado, a calvície seria 1, a alopecia 2  e a alopecia senil a 3,  que pode acontecer ai a partir dos 40 anos depois da mulher entrar na menopausa  contribui mais ainda pro afinamento capilar precisando de tratamento precoce o quanto antes”, afirmou.

O que fazer?

Ainda de acordo com o médico, cortar o cabelo não traz benefícios como muitos pensam, e que com o cabelo maior ele pesa, ele acaba evidenciando mais a falha, e com o cabelo mais curto só disfarça a queda não para se cortar o cabelo, como muitos pensam.

“É recomendado tirar o aplique para quem tem muita queda de cabelo, pois com o peso, pode surgir mais uma complicação a alopecia de tração, que é um procedimento que puxa o cabelo e contribui para a queda e afinamento do cabelo", concluiu o médico Breno Marques.

---

Tags: