SBT resgata estreia do Corrida Maluca, sucesso de Gugu Liberato

Por - 17/01/20

Reprodução/SBT

Gugu Liberato deixou saudade por inúmeros programas que apresentou. Um deles realizava sonhos de participantes que queriam viajar para os mais diversos destinos: o Corrida Maluca.

Nesta quinta-feira (16), o SBT recuperou a edição de estreia da atração, que foi ao ar no dia 6 de agosto de 1989. Durante a competição, Gugu realiza o sonho de uma jovem que desejava viajar para o Egito. Na parte musical, cantam Ronnie Von e Dominó. A direção era de Homero Salles.

O formato

O participante era sorteado no palco para realizar as provas do programa. Para isso, era preciso ter uma boa história e um bom motivo para ganhar a viagem para qualquer lugar do mundo. Na parte inicial do programa, o participante tinha 18 minutos para realizar 12 provas. Durante esse tempo, as intervenções do Lombardi com uma charada serviam para atrapalhar. Para conquistar as passagens desejadas, era preciso realizar outras 5 provas da parte complementar.

O reconhecimento

O programa foi premiado pelo "Gran Prix do Takeshi Show” oferecido pela Nippon Television Network (NTV), em Tóquio (Japão) como o melhor "game" do mundo em 1988. Foi o programa recordista de audiência de Gugu. Corrida Maluca batia em torno de 37 pontos de média.

Curiosidades

Foi o programa em que Alessandra Scatena iniciou na TV como assistente de palco. Nos anos 80, Gugu comprou por US$ 18 mil dólares os direitos do programa, que são da TVE Espanhola, e lançou no Brasil com o nome de Corrida Maluca. A atração ficou no ar até 1991.

f

O adeus a Gugu

O acidente

Gugu sofreu um acidente caseiro no dia 20 de novembro. Ele teve uma queda de uma altura de cerca de quatro metros, quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local. Mãe e irmãos do apresentador, respectivamente dona Maria do Céu, Amandio e Aparecida viajaram para Orlando, chegando ao hospital no dia 21.

Observação médica

Na admissão no hospital, Gugu deu entrada em escala de *Glasgow de 3 (usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente) e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral.

O anúncio da morte

A morte encefálica foi confirmada no dia 22 de novembro, pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante da mãe do apresentador, Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.

Doação de órgãos

Atendendo a uma vontade sua, todos os órgãos do apresentador foram doados. Segundo informações da equipe médica responsável, essa doação beneficiou até 50 pessoas. Filho de Gugu, João Augusto, um menino de apenas 18 anos, teve que assumir a responsabilidade de assinar toda a papelada referente aos trâmites para a repatriação do corpo do pai. Uma missão dura, com um peso enorme a um menino tão jovem.

---

Tags: