Scheila Carvalho lamenta a morte da irmã: ‘4 anos lutando’

Por - 12/08/21

Scheila Carvalho em fotos com a irmã, que morreuReprodução/Instagram

A quinta-feira está mesmo um dia muito triste. Além da morte de Tarcísio Meira, um dos maiores atores da história da cultura brasileira, Scheila Carvalho lamentou a morte de sua irmã nas redes sociais.

“Obrigada Deus por libertar minha irmã desse sofrimento! Foram 4 anos lutando contra uma doença degenerativa (Ela) que tirou dela tudo o que amava fazer!”, escreveu a terna Morena do Tchan.

“Agora você está livre da matéria, minha irmã ! Vá em Paz ! Corra para os braços do nosso Pai e irmão e dê um abraço bem forte neles por nós! Te amamos Guerreira!”, finalizou a dançarina.

VEJA TAMBÉM:

Décio Piccinini revela doença rara que é confundida com Mal de Parkinson

Morre promoter Alicinha Cavalcanti, após luta contra doença rara

Tarcisio Meira: Por que o ator morreu mesmo com duas doses da vacina contra a Covid-19?

Alguns amigos famosos prestaram suas condolências nos comentários.

“Meus sentimentos, Scheilinha. Que o Senhor console toda família”, escreveu Xanddy, marido de Carla Perez.

“Força para toda família”, disse Gracyanne Barbosa.

“Mulher Moranguinho também lamentou: “Sinto muito Scheila. Deus console todos vocês”.

Além disso, vários fãs também tentaram consolar Scheila Carvalho da melhor forma possível.

O que é esclerose lateral amiotrófica (ELA)?

ELA é a sigla pela qual a doença esclerose lateral amiotrófica é mais conhecida. Ela também pode ser chamada de doença do neurônio motor, doença de Charcot e de doença de Lou Gehrig.

Ela afeta diferentes partes do cérebro, incluindo nervos e neurônios que, aos poucos, vão perdendo a capacidade de enviar os impulsos elétricos que saem do cérebro em direção ao corpo, fazendo com que ele possa se movimentar e funcionar de forma correta.

Mesmo com as limitações físicas, a pessoa com ELA continua com suas capacidades mentais inalteradas, mantendo as mesmas habilidades cognitivas e intelectuais. Um exemplo disso é o astrofísico Stephen Hawking que, mesmo com ELA, foi capaz de elaborar inúmeras teorias sobre o surgimento do Universo.

O diagnóstico de ELA costuma ser demorado e complicado e ainda não se sabe, exatamente, quais são as causas da esclerose lateral amiotrófica.

Quais os sintomas de ELA?

De modo geral, a ELA se inicia como uma fraqueza muscular, geralmente localizada em apenas um dos lados do corpo ou em uma parte dele, como a mão. Dificuldades para engolir e respirar também costumam ser o primeiro sinal de alerta da esclerose lateral amiotrófica. Ela também pode ser caracterizada como uma atrofia muscular, ou seja, como um músculo do corpo que não consegue mais ser movimentado.

Os sintomas da ELA

  • – Perda progressiva de força;
  • – Problemas com a coordenação motora;
  • – Fala que se torna arrastada ou passa a ser mais lenta do que o normal;
  • – Dificuldades para respirar e engolir;
  • – Dificuldade em realizar as tarefas simples do dia a dia;
  • – Engasgos constantes;
  • – Tremores;
  • – Cãibras;
  • – Espasmos musculares;
  • – Perda de sensibilidade no tato;
  • – Gagueira;
  • – Mudanças na voz;
  • – Dificuldade em manter a cabeça erguida e
  • – Perda de peso.

Como é o tratamento de ELA?

Ainda não existe uma cura para a esclerose lateral amiotrófica, mas existem medicamentos que são capazes de diminuir a progressão acelerada da doença.

Geralmente, a doença requer o acompanhamento de fisioterapeutas e nutricionistas, para fazer um tratamento total do ELA, fortalecendo ao máximo os músculos e ajudando o paciente a manter seu peso normal.

As informações são do site da Rede Dor – São Luiz. Acesse o site para mais informações!

---

Tags: ,

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais