Shakira é acusada por sonegar R$ 95 milhões em impostos; agência espanhola confirma

Por - 22/04/21 - Última Atualização: 1 julho 2021

Reprodução/Instagram

A Agência Tributária da Espanha, órgão governamental equivalente a Receita Federal, confirmou que , estrela internacional da música, sonegou 14,5 milhões de euros, cerca de 97 milhões de reais, em impostos entre os anos de 2012 e 2014.

De acordo com um relatório divulgado pela Agência EFE na última quarta-feira (21), a cantora fingiu que não morava na Espanha e escondeu sua renda por meio de uma rede de empresas fantasmas.

A defesa da cantora teria alegado que, considerando sua agenda de shows e compromissos da carreira, ela não teria passado 184 dias no país europeu, sendo assim, não ficou no local pelo número mínimo de dias para ser considerada residente do páis e ser obrigada a pagar impostos.

Anitta desbanca Shakira e é consagrada como Melhor Artista Feminina

Contudo, os técnicos da agência refutaram os argumentos, levando o chefe do Tribunal de Instrução número 2 de Esplugues de Llobregat, em Barcelona, convocar para 8 de julho os depoimentos dos técnicos da Receita e de especialistas da defesa da cantora para expor argumentos sobre as obrigações fiscais da colombiana, conforme antecipado pelo jornal espanhol El Periódico de Catalunya.

Em uma matéria do jornal El País de setembro de 2020, foi noticiado que Shakira era investigada por possivelmente ter 14 empresas fantasmas em diversos paraísos fiscais para tentar driblar a tributação espanhola. Nove anos antes, em 2011, Shakira chegou a pagar 24 milhões de euros à Espanha, também por sonegação. Era o primeiro ano dela no país depois de se mudar para viver com o marido, Gerard Piqué, jogador do Barcelona.

Em 2019, Shakira prestou depoimento pelas denúncias e afirmou que não morava na Espanha e em nenhum outro lugar, rotulando-se “nômade sem raízes.”

A famosa também mantinha uma casa em Nassau, nas Bahamas, desde 2007, confirmada por ela como sua residência permanente. Apesar de Shakira entregar contas de luz e água como prova de que mantinha o lar em Nassau, seu ex-empresário, Antonio de La Rúa, refutou a informação, dizendo que ela não visitou o país entre 2011 e 2014 e que os familiares da colombiana viajavam constantemente para Barcelona.

Shakira promove carreira musical do sobrinho Shafik
Shakira vende todo catálogo de músicas

---

Tags: