Notícias às 12:24

Shakira tem derrota na Espanha em caso de evasão fiscal

Shakira
Foto: Reprodução/Instagram/@shakira

O recurso de fraude fiscal de Shakira foi negado, segundo confirmou o jornal espanhol “El País”. A cantora de 45 anos foi anteriormente acusada de não pagar mais de $ 14,5 milhões de euros (R$ 73 milhões) em impostos devidos sobre rendimentos relacionados a 2012 e 2014, por causa de questões relacionadas ao seu país de residência na época.

Nos documentos apresentados a colombiana afirmou que passou a morar oficialmente na Espanha em 2015, e alegou que estava sediada nas Bahamas na época, mas os promotores argumentaram que ela estava morando no país europeu com o marido, Gerard Piqué, e ela só viajava ao exterior por motivos profissionais.

De acordo com a lei espanhola, as pessoas que passam mais de seis meses por ano no país são obrigadas a pagar seus impostos na Espanha.

Para as autoridadesm espanholas Shakira quis sim, evadir impostos, e agora um tribunal determinou que ficou provado que a artista era “residente habitual na Espanha” e não havia provas suficientes para demonstrar que ela morava em outro lugar.

Leia+: Shakira curte praia com os filhos

O tribunal manteve uma decisão de julho de 2021, quando um juiz decidiu que uma investigação de três anos havia determinado que havia “provas suficientes de criminalidade”.

Um representante da cantora assegurou que quando ela foi acusada, ficou em dia com o fisco ao pagar US$ 25 milhões. Mas até agora isso não foi confirmado pelas autoridades correspondentes.

EX-FUNCIONÁRIA DETONA SHAKIRA

Uma mulher chamada Cristina Cárdenas, que trabalhou com Shakira, como coordenadora de figuração, revelou em um programa de televisão na Espanha, segundo o jornalista e apresentador espanhol Javier de Hoyos, de “América TV”, no YouTube, que a cantora é uma pessoa muito difícil de lidar. A mulher assegura que a artista colombiana está longe de ser a mulher amorosa e empática que parece ser nas mídias sociais, e afirmou que ela não é uma ‘pessoa humilde’.

Shakira sempre foi considerada uma estrela internacional, que ficou longe de escândalos e controvérsias em sua vida pessoal e profissional.

No entanto Cristina Cárdenas alegou que durante seu tempo trabalhando com ela, conseguiu ver a outra cara da cantora.

“Shakira não é uma pessoa tão humilde e boa quanto ela quer fazer parecer. Você não pode olhar Shakira nos olhos, você não pode tirar fotos dela, você não pode falar com ela, você não pode se dirigir a ela, é proibido. Ela é mandona! Um spot de Shakira, que poderia durar quatro horas, acaba demorando cerca de 17”, declarou a mulher, acrescentando que ela é muito exigente com tudo e com todos e uma pessoa nada humilde.

Leia+: Shakira apresenta obras de criptoarte

Da mesma forma, Cristina afirmou que não apenas trata seus funcionários dessa forma, mas que seu comportamento não é adequado com diretores ou produtores.

“Ela desespera diretores, produtores, todos. E se tem uma mulher que se destaca mais do que ela, ela a chuta para fora das filmagens, por isso é impossível trabalhar ao lado dela, ninguém quer filmar com ela”, comentou.

O apresentador confirmou esse comportamento e disse que ela sempre tratou mal a imprensa também.

“Ela não nos trata muito bem e marca muito as distâncias. Costuma ser bastante tensa com a imprensa, ainda recentemente vimos que a Shakira e o Piqué molharam um jornalista com a água do para-brisas”, revelou Javier.

Essas revelações deixaram alguns seguidores da cantora aborrecidos:

“Que triste, eu não sabia que ele era uma pessoa tão ruim”, “O que alguém pensa para que outro não possa olhá-lo nos olhos?”, “A fama causa muito dano, definitivamente”. Foram alguns dos comentários.

EMPRESAS EM PARAÍSO FISCAL?

Shakira teve seu nome envolvido na investigação batizada de Pandora’s Papers, baseada em 11,9 milhões de arquivos de 14 companhias que criaram empresas em paraísos fiscais com o objetivo de evadir impostos.

E algumas dessas empresas, abertas nas Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe, pertencem à cantora colombiana.

Por meio de um comunicado ao jornal espanhol El País, Shakira e seus advogados admitiram que sim, ela tinha empresas nas Ilhas Virgens, porém asseguram que tudo era ‘totalmente transparente’, estavam declaradas e que as empresas já estão em processo de liquidação.

Segundo a artista, as empresas não foram constituídas em 2019 e sim, entre 2001 e 2009, estavam completamente legais e foram abertas ‘muito antes’ dela ir morar na Espanha, onde hoje reside com o companheiro Gerard Piqué e os dois filhos.

Veja+: Shakira arrasa no português

Os advogados da intérprete garantem que as companhias foram, em seu momento, ‘devidamente declaradas’ às autoridades fiscais espanholas, e que não há nada de ilegal nisso.

Apesar de seus esclarecimentos, Shakira, que aguarda julgamento por suposta fraude à Fazenda, de 14,5 milhões de euros – já pagos – continua sob a lupa das autoridades.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Notícias Relacionadas