Shakira vende todo catálogo de músicas

Por - 15/01/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram

Shakira acaba de vender todo seu catálogo musical, de acordo com a revista NME. A cantora colombiana chegou a um acordo com a companhia Hipgnosis Songs Fund para vender os direitos de seu catálogo com 145 canções, confirmou a firma de investimento na quarta-feira (13).

Hipgnosis Songs Fund é uma empresa com sede em Londres, de gestão de canções e investimento em propriedade intelectual musical, cofundada em 2018 por Nile Rodgers e Merck Mercuriadis.

A companhia, que chamou Shakira de 'a rainha da música latina', disse que adquiriu 100% dos direitos de autor e lucros das 145 músicas escritas por ela, incluindo seus sucessos como Hips Don't Lie, Whenever, Wherever, La Tortura.

O valor do acordo não foi revelado, mas fala-se que a artista de 43 anos vai embolsar uma fortuna milionária com a venda.

Sobre o acordo ela comentou em um comunicado:

"Sei que o Hipgnosis será um lar maravilhoso para o meu catálogo e estou feliz por fazer parceria com esta empresa liderada por Merck que valoriza verdadeiramente os artistas e suas criações e é um aliado dos compositores em todos os lugares que se preocupam profundamente com a continuidade da vida suas canções".

Shakira gravou seu primeiro CD aos 13 anos, mas alcançou fama internacional em 1995 com seu álbum Pies descalzos, que incluía o hit Estoy Aquí, e Donde están los Ladrones, que por 11 semanas liderou a parada de álbuns latinos mais vendidos da Billboard.

Em 2001 ela estreou no mercado anglo com o álbum Laundry Service, que vendeu mais de 13 milhões de cópias no mundo, e em 2005 lançou Fijacion Oral, Vol. 1, e sua versão em inglês, Oral Fixation, Vol. 2, ambos grandes sucessos internacionais.

Shakira sobre Anitta: ‘É incrível!’

 

Investigada

 

Ano passado Shakira esteve no meio de uma investigação na Espanha. Segundo o jornal El País, as autoridades descobriram que a cantora tem mais de 12 'empresas fantasmas' em paraísos fiscais. Ela está sendo acusada de 'esconder seus milhões de dólares' nesses lugares, para não pagar os impostos fiscais espanhóis correspondentes.

 

Por meio de investigações, realizadas por uma inspetora da Fazenda espanhola, foram reconstruídos os milhões que a cantora recebeu de lucro. Shakira tem 14 empresas que não possuem trabalhadores e materiais, a maioria no paraíso fiscal das Ilhas Virgens britânicas.

 

Como exemplo, nas investigações foi revelado que a colombiana cede seus direitos de imagem a uma dessas empresas por US$ 1 e para outra que está registrada em Luxemburgo, outro paraíso fiscal na Europa, ela pagou apenas 2% de seus lucros com a turnê Sale el Sol, e quase todo o valor das entradas vendidas foram parar nas Ilhas Virgens, e depois a uma empresa das Ilhas Caymã, para finalmente chegarem ao bolso de Shakira.

 

O jornal El País informou que segundo as investigações realizadas, o desfalque em impostos espanhóis por parte da cantora chega a US$ 17.3 milhões.

 

Os advogados de Shakira estão tentando desvencilhar a intérprete dessas acusações, que pode até levá-la à prisão se não pagar o que deve ao fisco espanhol no caso de ser condenada.

---

Tags: ,