Notícias às 07:00

Silvero Pereira sobre trabalhos na web: ‘Experiências incríveis’

Reprodução/Instagram

Aclamado pelo público e crítica especializada, Silvero Pereira certamente ganhou novos admiradores. Além do longa Bacurau (2019), que pela primeira vez, foi exibido ao grande público na Globo, o ator esteve na novela A Força do Querer, na mesma emissora, no papel do tímido motorista Nonato, que longe dos olhos do patrão transformava-se na artista Elis Miranda. 

A trama das nove, aliás, foi um divisor de águas na sua vida. “De Silvero do teatro passei a ser o cara da novela”, ri com seu bom-humor característico. “Mas foi ótimo revê-la. Foi meu primeiro trabalho na televisão. Hoje me sinto mais preparado”.    

Assustado com a pandemia, o ator se manteve em quarentena absoluta de março a setembro de 2020. O isolamento fez com que olhasse diferente para o seu lar: aprendeu muito sobre cozinha e decoração, mudou seus hábitos alimentares e treinou bastante com o auxílio de um personal trainer. Desde outubro, voltou a ativa e, seguindo todos os protocolos de segurança, colhe os frutos de anos dedicados ao teatro. 

“Há um ano fiquei muito assustado pelas incertezas e as informações sobre proteção e contaminação. Vejo que estamos hoje em um cenário extremamente delicado, mas também há novas possibilidades. “Tenho feito algumas viagens a trabalho, sempre mantendo o isolamento nos hotéis. Também tenho produzido bastante no teatro virtual, aulas on-line e sou colunista de um jornal de Fortaleza”, contou. 

E foi em meio a sua lotada agenda que Silvero encontrou uma pausa para bater um papo exclusivo com OFuxico.

Confira:  

Com alguns dos principais prêmios de atuação no país, Silvero conta que atuar não estava nos seus planos. De origem humilde, o ator conta que seu objetivo era ajudar nas contas de casa. Por isso, se mudou para Fortaleza e se viu adulto aos 13 anos de idade. 

“É estranho porque até meus 17 anos não me imaginava atuando. Quando pequeno, eu brincava de fazer personagens, entrevistar pessoas, mas, para mim, era pura diversão”, contou.

“Minha família era muito pobre, cheguei a passar fome e sede. Então, meu único objetivo era tirar minha família da miséria”.

Silvero gosta de falar que foi escolhido pelas pessoas da arte e apostou na área quando descobriu que podia transformar aquilo que gostava de fazer em profissão. “O teatro apareceu de surpresa. Comecei a trabalhar como ator em 1997, mas fui percebendo que só com a atuação eu não conseguiria pagar minhas dívidas. Então fui estudar atuação, dramaturgia, direção e produção. Com isso, passei a ser professor de teatro ao mesmo tempo em que atuava nos espetáculos de grupos de Fortaleza”.  

 

A Força do Querer

Silvero Pereira caracterizado para a novela A Força do Querer

A novela da Globo, recém reapresentada na emissora, foi um divisor de águas na vida do ator. Na trama, Silvero viveu Nonato, tímido motorista de Eurico (Humberto Martins) que guarda um segredo: por trás do uniforme e do jeito quieto, brilha a diva Elis Miranda. Antes eu era Silvero do Teatro, hoje eu sou o ‘cara da novela’. Isso é muito gratificante”, diverte-se o ator. 

"Foi ótimo rever a novela porque foi meu primeiro trabalho na televisão e percebo hoje o quanto eu estava assustado e encantado com tudo aquilo. Sou extremamente crítico comigo mesmo. Gosto de me avaliar para tentar me corrigir em outros trabalhos. Hoje, continuo sendo a mesma pessoa, mas me sinto mais preparado”. 

 

Nonato/Elis

O personagem vivido por Silvero promoveu na época de sua exibição e mais recentemente, na sua reexibição, nuances que envolvem a questão da identidade de gênero. Junto do ator, que dividia entre Nonato e Elis, outra personagem foi fundamental para a trama: Ivana (Carol Duarte), jovem que se descobriria um homem trans ao longo da novela. 

“A novela A Força do Querer é a ponta do iceberg (em termos de revelar a diversidade humana). Gosto de dizer isso porque ela não soluciona todos os problemas e nem é dela essa função. Entretanto, a trama conseguiu trazer questões e provocações sobre respeito e diversidade para muitos lugares do Brasil. E isso é muito grandioso”, comemora.  

 

Trabalho na web

Colhendo os frutos do sucesso, Silvero tem marcado presença on-line, principalmente nos seus perfis do Instagram e Twitter, onde tem feito a alegria principalmente de quem tem acompanhado a 21ª edição do Big Brother Brasil (Globo). Fã do programa, Silvero comenta os episódios da casa e cria paródias satirizando as brigas. O ator já revelou, inclusive, que chegou a fazer vários vídeos no intuito de se inscrever, mas sempre desistia na última hora. “Se quiserem me levar agora, vamos nessa”, brincou ele durante o programa Encontro, de Fátima Bernardes. 

A web, aliás, virou sua aliada durante a quarentena. O ator transformou a internet em palco e encarou o desafio de produzir seus espetáculos digitalmente.

“A realização de trabalhos teatrais on-line foi uma forma de me manter produzindo e ajudando amigos que trabalham comigo. Fiz primeiro uma adaptação de um espetáculo presencial (‘Metrópole’/2012) para o formato digital. Em seguida escrevi, dirigi e atueis no ‘Bixa Viado Frango’, trabalho inédito feito para a linguagem virtual”.

Segundo ele, a maior dificuldade foi estudar o novo formato com o objetivo de manter visceral dentro do ambiente virtual e construir conexões não só pela tela do aparelho, mas também pela energia de estar em cena e ser assistido. “Confesso que são experiências incríveis e que financeiramente foram super vantajosas para todos os envolvidos na equipe”, revelou.

 

 

 

Futuro

Silvero contou com exclusividade ao OFuxico que está iniciando alguns trabalhos no streaming. Três deles devem estrear em 2022: a comédia Bem-vinda a Quixeramobim, novo filme de Halder Gomes, diretor da franquia Cine Holliúdy, Me tira da Mira, de Cleo Pires; e De repente Drag, longa da maranhense Rafaela Gonçalves; e Fluxos, de André Pellenz e Gabriel Godoi, primeiro longa-metragem brasileiro a ser filmado de forma totalmente remota.

“E em breve tem novidade na telinha novamente, mas isso fica mais para frente!”, ri fazendo mistério. 

BBB21: Silvero Pereira diverte a web com texto cômico sobre a ‘saída’ de Projota
BBB21: Silvero Pereira satiriza Tiago Leifert sobre eliminação de Karol
BBB21: Silvero Pereira brinca com discordância de Projota

Notícias Relacionadas